domingo, 16 de setembro de 2012

Acabou-se a minha baianidade

Esta foi uma semana de rendição a guloseimas e coisas calóricas. Primeiro, o aniversário de minha mãe. Estava feliz porque ao entrar na loja para encomendar a torta tive uma súbita vontade de comer... salada de frutas! Achei que seria fácil comer apenas um pedaço, e que isto não seria um prejuízo muito grande... mas torta de aniversário quase sempre sobra.... e no dia seguinte, mais um pedaço. 

Carregar a culpa neste momento não adianta em nada. Tratei logo de compensar e aumentei o ritmo do treino aeróbico. E, claro, reduzi os carboidratos a quase zero no dia seguinte. E então, tivemos aniversário no trabalho. Pensei que sair da dieta uma vez só não faz mal nenhum. Engano. O cardápio, uma das saborosas moquecas da culinária baiana. Apesar de não estar muito carregado no dendê (como é costume por aqui), meu organismo estranhou. A sensação de mal estar e de que eu havia comido uma tonelada perdurou o resto da tarde.

Conclusão: o que restava da minha baianidade acabou. Meu estômago está intolerante com azeite de dendê.

Apesar de tudo isso, tive consulta com o médico esta semana e ele falou que tive redução de peso e de medidas. As medidas mais estimulantes que o peso, o que é natural para quem está praticando exercícios físicos e ganhando massa muscular. Outro ponto importante: os índices de colesterol e o triglicérides que estavam altos entraram em padrões de quase normalidade. Mas, apesar do prejuízo não ter sido tão grande nos números, a sensação de mal estar é péssima. Prefiro a sensação de bem estar que a alimentação saudável proporciona. Não tenho como me livrar dos aniversários, mas marcar presença não significa comer de tudo que está sendo servido. Fica a lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário