terça-feira, 13 de maio de 2008

120 anos de liberdade?

Acessei o blog hoje para escrever este post, mas quis o destino que eu encontrasse a declaração do Riquelme...


Hoje é 13 de maio. Em 1888, há exatos 120 anos, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e acabou com a escravidão no país. Pode ser um paradoxo absurso o que eu vou dizer mas eu sinto vergonha da data de hoje. Eu explico: foram mais de trezentos anos de desrespeito aos direitos humanos, e precisou que uma lei acabasse com tamanha monstruosidade. Lei que não foi assinada por uma simples questão de justiça, para reparar um erro que perdurava por três séculos, mas porque já estava "fora de moda" a escravidão negra (para falar de um jeito sarcástico, sem ter que abordar uma série de outras questões que a História oficial "desconhece".)


Seria simplista demais dizer que os negros saíram das senzalas para morar nas favelas mas também muito ingênuo pensar que tudo mudou para melhor. Infelizmente, como várias leis neste país, a Lei Áurea não pegou. Nossa legislação é muito bonita mas peca por muitas vezes se preocupar com a punição e não com a prevenção dos atos ilícitos.
Não sou especialista na discussão sobre os negros mas tenho visto uns comportamentos inacreditáveis. Uma colega de trabalho de minha mãe falou para ela que me via "andando com uma neguinha para cima e para baixo". Falou em tom de preocupação, quase implorando que a minha mãe tomasse alguma atitude severa comigo. Minha mãe me contou o episódio e eu fui tirar satisfações com a criatura, dizendo que eu escolho meus amigos pelo caráter e não pela cor da pele.


Se o dia 13 de maio se tornasse um feriado para afro-descendentes, não ia ter um sem assumir suas origens africanas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário