domingo, 21 de dezembro de 2008

Amigo secreto

Natal chegando, hora de pagar a dívida com o prometido post sobre amigo secreto (ou oculto, se preferir). Não lembro qual foi o primeiro que participei mas há algumas situações que eu gostaria de recordar, para chorar ou para rir...

Uma determinada vez a pessoa que me sorteou resolveu fazer aquela brincadeira de colocar mil caixas e o meu presente na última. Cada caixa ele teve o trabalho de enrolar com jornal e a pessoa aqui terminou a pequena aventura com a cara toda suja de tinta. Sim, porque meus cabelos sempre tiveram o hábito de deslizar pelo meu rosto procurando minha boca e fazê-los voltar aos seus lugares com a mão toda suja de jornal...

Pior é ter que ser simpática e fingir que o presente era tudo o que você mais queria na vida! Acho que alguém que olhe bem os meus olhos vai perceber que minha boca sorridente que pronuncia "adorei!" está proferindo a maior das mentiras. Os olhos não mentem, a boca sim.

Ainda falando de presentes, eu odeio quando se escolhe um amigo secreto "temático", exemplo de caixa de chocolate. Que graça tem eu já saber o que vou ganhar? Para mim, nenhuma.

Invariavelmente, a pessoa que eu sorteio sempre gosta do presente e eu sempre não gosto do presente que me dão. Pelo menos eu já dei colar de presente e vi a pessoa usando depois, já dei livro de presente e já vi a pessoa comentando sobre ele, e outras coisas mais. Quanto a mim, já ganhei uma saia que foi diretamente fazer companhia às roupas que eu já não usava mais e que estavam separadas para doação. Já ganhei chocolote branco, que foi aberto na mesma hora com uma leve súplica de "me ajudem a comer", já ganhei agenda em cor que eu não gosto... Já pensei até em desistir de participar mas como a esperança é a útlima que morre...

Minha sorte mudou em relação aos sorteios. Era comum eu sortear a mim mesma. Uma vez eu me sorteei duas vezes seguidas e exibi o papelzinho com meu nome, toda sem graça, como se eu tivesse alguma culpa disso. Certa vez eu menti que tinha tirado a mim mesma para sortear outra vez e felizmente, uma amiga tinha tirado meu nome e não me denunciou. Por ironia do destino, na segunda vez eu sorteei a mesma pessoa! Felizmente a minha amiga trocou de amigo comigo... Agora tem acontecido que eu sorteio as pessoas que eu mais gosto e sou sorteada pelas que eu menos gosto. Algum sentido isso deve ter.

Naqueles "amigos" que o sorteio é feito na hora, eu sempre escolho o presente de embalagem azul, que nunca é nada que me agrada. Pensando nisso, eu escolhi um de embalagem amarela e ganhei um porta-cd no mínimo horroroso. Para justificar minha fama de "rainha das gafes", eu voltei a meu lugar e comentei "como é que alguém tem coragem de comprar isso?" com a pessoa que tinha comprado, e que até então eu não sabia. Criei uma situação desconfortável da pessoa se oferecer para trocar de presente comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário