domingo, 15 de novembro de 2009

Chegou a hora de apagar as velinhas...

...e de constatar que a cada ano o bolo precisa ser um pouco maior para que caibam todas elas. Como é bom fazer aniversário, receber o carinho das pessoas. Não existe presente melhor do que um abraço apertado, a troca de energia entre pessoas que se querem bem.

Sempre fico um pouco saudosista e introspectiva nesta época, precisamente até as últimas horas do ano. É tempo de balanço, de apurar lucros e prejuízos e planejar o futuro... mas este ano as coisas estão um pouco diferentes pra mim neste sentido. Por várias razões, agora acredito que é importante lembrar do passado, mas não querer revivê-lo. Apenas evocar algumas lembranças dos momentos que vivemos e que nos fizeram ser o que hoje somos. Aprender com os erros que cometemos, mas com a certeza de que outros virão, porque a vida é um eterno aprendizado. Também é importante não pensar demais no futuro, porque afinal ele é aquilo que o destino nos reserva, mas também é o resultado das escolhas e renúncias que fizemos no passado e estamos fazendo no presente.

Presente, meu tempo verbal favorito na época de escola, predileção que eu justificava singelamente com a facilidade da conjugação. Seja lá o que me levava a afirmar isso, ficou perdido em alguns momentos da minha vida onde eu me apeguei demais a pretéritos imperfeitos ou futuros improváveis. Agora resgato o presente. Vivendo um dia de cada vez. Nesta caminhada, por algumas vezes olho para trás e vejo todo o percurso que já fiz, os obstáculos que superei, as alegrias e tristezas que ficaram no caminho. Lembro com saudade e com a certeza de que esta caminhada não tem volta, é andar sempre para frente. Outras vezes olho adiante, vejo o caminho que ainda tenho a trilhar. Mas agora percebo que o mais importante de tudo é prestar atenção no chão que piso agora e na paisagem que me cerca. O dia de hoje já foi amanhã e daqui a pouco será ontem, e não teremos mais nada a fazer nele. Temos que aproveitar enquanto ainda é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário