quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Infância

Dia das crianças. Música, brinquedos, brincadeiras... e guloseimas! Batata frita, cachorro quente, bolo, maçã do amor, sorvete, refrigerante, pirulito, algodão doce... quanto mais doce e colorido melhor. Uma cardápio que deixaria qualquer nutricionista horrorizada!!! Mas quem disse que os pequenos estão interessados em saber a quantidade de calorias do cachorro quente, de gordura trans da batata frita, de sódio do refrigerante, de açúcar do pirulito? A única preocupação é brincar. A única luta é contra o sono, que chega sempre no melhor da festa.
 
As mães insensíveis sempre interrompem  as brincadeiras porque é hora de banho, de comer, de dormir ou porque a fralda está suja. Só pode ser inveja! Querer tirar a crosta de sujeira com a qual já se tem até vínculo afetivo... onde já se viu! Mas se é para usar uma roupa nova e receber vários elogios... hum, negociações abertas.

O brinquedo novo será o preferido até o próximo chegar. E se o brinquedo quebra, parece que se torna ainda mais interessante. A perna solta da boneca é quase um troféu, as rodas do carro espalhadas pela casa são o grande orgulho.E por quê arrumar os brinquedos se amanhã eu vou espalhar novamente todos eles? Sejamos práticos!
 
Claro que adoramos os trenzinhos musicais, as bonecas que falam e tudo que faça muito, mas muito barulho. Fazemos questão que todos saibam que estamos acordados e nos divertindo muito. A gritaria e a barulheira são apenas o exercício do direito de liberdade de expressão. Mas exercitamos o perdão também, e de forma espontânea. Em cinco minutos evoluímos de puxão de cabelos a abraços no amiguinho...

Precisamos aprender com as crianças a perdoar, a ser espontâneo, a imitar os bons exemplos, a não ter preconceitos, a ser alegre e não ter vergonha de ser quem nós somos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário