terça-feira, 29 de maio de 2012

Sem chorar pelo suco derramado!

Na eterna guerra contra a balança, cada batalha vencida tem que ser comemorada. Determinação é o general que nos conduz rumo ao objetivo final. Entre os obstáculos que teremos que ultrapassar estão a ansiedade, a gula, a preguiça de praticar atividades físicas, o preço da alimentação mais saudável e alguns contratempos sempre prontos a nos desviar do caminho da boa forma.

Não sei se a ansiedade tem cura, só sei que não é nada fácil domá-la. Terapia e os truques de comer frutas ou mascar chiclete sem açúcar quando bater a vontade irresistível de comer doce podem ser uma boa ajuda. A gula eu acho mais fácil de controlar, tirando os dias em que os hormônios estão à flor da pela e nos fazem devorar toneladas de comida até mesmo sem perceber. 

A preguiça de praticar atividades físicas passa quando os resultados começam a aparecer. E quando isto passa a fazer parte da nossa rotina, das nossas obrigações diárias. Os alimentos integrais geralmente custam o dobro do preço dos não integrais. Como a variável econômica não depende de nossas atitudes individuais, evitar o desperdício, pesquisar preços e aprender a usar produtos substitutos são as nossas únicas alternativas...

Os contratempos, lógico, são contratempos. Depois de um período de muita oscilação no ponteiro da balança (e sei que apesar de fatores biológicos terem ajudado eu tenho minha parcela de culpa) eu decidi que vou vencer definitivamente a guerra do peso - de uma vez por todas. Comecei a levar os lanches para o trabalho, para evitar comer bobagens o dia inteiro. E aí... a garrafa onde eu levo o suco resolveu abrir... não sobrou uma única gota para contar a história mas o cheiro ficou entranhado em todas as partes do carro, da bolsa...

Entretanto, a determinação voltou a ser a minha melhor amiga. Ainda tenho alguns momentos de fraqueza, ainda estou cedendo a algumas tentações, mas o saldo é positivo. Algumas roupas que não estavam cabendo em mim eu já consigo usar. A redução das medidas é fácil de mensurar mas e os benefícios para a autoestima? Estes são incalculáveis!!!! Agora é seguir adiante, o sucesso depende apenas de mim e não vou me decepcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário