segunda-feira, 4 de junho de 2012

Idiotas, uni-vos!

Falsidade, eis uma coisa que a vida me ensinou a lidar. Aprender a lidar não significa concordar, nem tão pouco me impede de ter aborrecimentos. E quando a falsidade vem acompanhada das "amiguinhas" irresponsabilidade, falta de compromisso e falta de ética é impossível evitar tais aborrecimentos. Ser responsável parece que é algo que veio impregnado no meu DNA, certamente herdado do lado materno.

Desde que me entendo por gente, a responsabilidade e a seriedade com que encaro as coisas na minha vida são comentadas por todos que cruzam meu caminho. Sei que alguns comentam com admiração e outros por interesse... acho até que consigo ler seus pensamentos..."esta idiota vai fazer tudo e eu não vou precisar fazer nada".

Fazer sua parte não é mais do que sua obrigação, mas parece que a cultura por aqui é encontrar alguém que faça a sua parte por você. Os idiotas, como eu, que são responsáveis demais para conseguir desonrar os compromissos que assumem. Muitas vezes ser idiota é o único caminho, não há outra alternativa pois, se não fizermos a parte dos outros, seremos prejudicados. E sabendo disso, os não idiotas deitam e rolam.

Certa vez me acusaram de não saber trabalhar em equipe. Nesta versão moderna de equipe onde um trabalha e os outros dividem os louros, eu realmente não me sinto bem. Problemas todos nós temos, mas se eu consigo equilibrar as coisas e cumprir com meus compromissos profissionais mesmo quando tenho problemas de ordem pessoal, todos conseguem. Não sou a She-Ha, a Mulher Maravilha, não tenho super poderes, sou um ser humano comum, nem melhor, nem igual e nem pior do que nenhum outro ser humano - o que prova que é perfeitamente possível ser responsável, é tudo uma questão de vontade.

Aprendi a lidar com isso de maneira educativa, e até um pouco egoísta. Se a tarefa não feita não me prejudicar, ela continuará não feita. E os que deixaram de cumprir suas obrigações vão ter que arcar com as consequencias dos seus atos. Não é assim que aprendemos nas horripilantes aulas de Física? Toda ação tem uma reação...

Estou farta de desculpas esfarrapadas também. Quando queremos fazer alguma coisa, vamos lá e fazemos. Dificilmente algo nos impede. Falar a verdade também é importante. Eu prefiro mil vezes ser magoada com a verdade do que ser iludida com a mentira. Mas poucos agem assim, mesmo sabendo que a mentira um dia será descoberta... Outra lição que aprendi com a falsidade, não temos como vencê-la, vamos nos unir a ela. Vamos conviver com os falsos, sempre com desconfiança e de olhos bem arregalados. Vamos retribuir com a mesma falsidade o sorriso que nos dão sem nenhuma sinceridade. Um dia as máscaras caem, e nos mostramos verdadeiramente como somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário