quinta-feira, 28 de junho de 2012

Operação medidas

Basta ler algumas das postagens antigas para saber que a minha briga com a balança não surgiu agora. Fui gordinha a vida toda e sempre sonhei em deixar de ser, mas não fazia nada para mudar a situação. Nunca me esforcei para resistir a guloseimas, nunca gostei de atividades físicas. Mas a coisa foi se agravando quando comecei a usar anticoncepcional. Primeiro, os hormônios interferem no peso, depois acontece o inverso. Consequencias: ganho de peso, baixa estima, mal funcionamento do intestino, retenção hídrica e adiposa. 

Quando parei de usar os anticoncepcionais, resolvi mudar minha vida. Comecei a fazer uma dieta que encontrei na internet e obtive alguns resultados, mas dedici procurar orientação profissional. Passei a frequentar a academia e o consultório da nutricionista. A perda de peso foi gradual e saudável, e apesar de ter emagrecido treze quilos, a sensação visual era de que eu tinha emagrecido uns vinte, por causa da redução de medidas. 

Na época, várias pessoas me disseram que seria bom compartilhar minha experiencia no blog, como um passo a passo, um guia para os gordinhos. Minha disciplina era invejada e/ou admirada. Estava indo tudo muito bem, mas precisei fazer tratamento hormonal mais uma vez. Novamente o ponteiro da balança fugiu do controle. Engordei de volta os treze quilos mais um. Claro que a culpa não foi somente dos hormônios. Os primeiros quilinhos extras me trouxeram de volta a preguiça, a falta de disposição e o prazer da gula.

Mas tinha uma coisa diferente nesta história: eu. Por mais estranho que isto possa parecer, já que acabei de dizer que eu havia voltado aos meus velhos maus hábitos, a verdade é que agora eu tinha a consciência de que estava fazendo escolhas erradas. Agora eu já sabia como é entrar em uma loja e comprar a roupa que você gostou, não a que cabe em você. Também já sabia como é ter mais disposição, como a atividade física pode ser prazerosa.

E resolvi mudar mais uma vez. Cansei de ser gordinha, cansei de alterações de humor por causa da baixa estima, cansei do efeito sanfona. Busquei ajuda profissional mais uma vez. Marquei uma consulta com um endocrinologista, que me pediu alguns exames. Hoje fui levar os resultados, e ele me deu algumas orientações. O próximo passo é procurar uma nutricionista, para que faça um cardápio que possa corrigir algumas falhas que o médico identificou. E claro, a academia. Um pouco mais de dedicação não vai fazer mal algum, pelo contrário. 

Além da convocação de um endocrinologista para o meu exército de luta contra a balança (na qual eu sou a comandante, afinal tudo depende de mim), a novidade desta vez é o relato no blog. Os anseios, as expectativas, as frustrações, as conquistas. Mesmo que não tenha um leitor sequer, vai ser bom voltar aqui depois de algum tempo e acompanhar essa fase importante da minha vida. O sucesso está a caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário