terça-feira, 14 de agosto de 2007

"Faz o seguinte...dá uma revisada em Kant..."

Kant resolveu pedir revanche. Não sabia que ele era vingativo e nem ele sabia que sou tão sincera. Ele não deve ter gostado muito do meu comentário de que não adianta traduzir as idéias dele para o português porque o pensamento é tão confuso e sem lógica que parece que está em uma língua desconhecida... agora vai ficar me perseguindo e aparecendo em toda a disciplina que eu for cursar? A classe se dividiu em grupos para apresentação de seminários sobre os "pensadores"... Eu ali torcendo para que eu ficasse no grupo que vai falar sobre Aristoteles ou Maquiavel ou Habbermas e aí eu fico no grupo... de Kant!!!! Dizem que ele foi um gênio incompreendido... pudera, ele não sabe concatenar as idéias ou não teve sorte com as traduções. Ficou incompreendido e incompreensível!!! Vou ter uma nova oportunidade, forçada, diga-se de passagem , de tentar compreender o que ele quis dizer... Vou seguir o conselho de minha amiga Rê um bom tempo depois... "dá uma revisada em Kant..."


Que me perdoem os teóricos, mas ultimamente me decepcionei com a Filosofia, com a Estética precisamente. Foi muito frustrante duas conversas que tive depois de estudar vários autores. Uma delas foi com um estudante de Ciência da Computação e a outra com um compositor da chamada axé music. Os dois, em questão de minutos, me falaram coisas que os tais "pensadores" levaram anos para escrever. Eu só pensava, preciso mesmo estudar Filosofia? O senso comum chega as mesmas conclusões bem mais rápido e bem mais simples!


Como eu disse, terei mais uma chance de dialogar com Kant. Se não der certo, eu parto para um monólogo e falo o que eu acho, o que eu penso, o que eu entendo. Por que a minha verdade é menos verdade do que a dos outros, que a de Kant? A gente não precisa concordar, afinal de contas a Filosofia vive de questionamentos, vamos colaborar.

Um comentário:

  1. Olha, se vc fosse capaz de colocar nossas caras espantadas com a sugestão "profunda" de Renata e as conseqüentes risadas (em especial a de Juliana, super à vontade na casa dos outros) esse post seria perfeito. Como isso ainda não é possível, eu te desejo sorte com mais essa tentativa no seu "relacionamento" com Kant.

    ResponderExcluir