segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dezenove de abril

Dia de lembrar da infância... de como era legal voltar para casa com tanga e cocar feita de cartolina, por cima do uniforme escolar, e o rosto pintado... dia de homenagear os índios! Todo ano meu modelito rasgava antes de eu chegar em casa, parecia de propósito - quanto mais cuidado eu tinha, mais rápido minha "roupinha" se desmanchava.

Os índios... Motivo de orgulho para a nossa cultura, motivo de vergonha para a nossa lembrança - graças à intolerância com a diferença que sempre acompanhou a humanidade. O índio está na lista das "espécies" em extinção... o que dizer de seres que colocam seus semelhantes em tal condição? São realmente racionais?

O Dia do Índio ocupou pouco espaço nos noticiários de hoje... estavam mais preocupados com a dor do "rei" Roberto Carlos em realizar o sepultamento da mãe no dia do próprio aniversário. Não estou desmerecendo o sofrimento do cantor, apenas questionando mais uma vez a postura da imprensa, que clama para si o título de tribuna do povo apenas quando lhe é conveniente.

2 comentários:

  1. O Dia do Indio realmente é uma data tão sem significados para as pessoas, uma data assim que passa em branco sem muito se fazer notar. Brasileiro nao tem memoria..vai ver esse é nosso problema. Não lembramos dos verdadeiros donos dessas terras...triste né...

    ResponderExcluir
  2. Muito triste mesmo, Medusa. Ignorando ou renegando o nosso passado, cometemos os mesmos erros no presente e ficamos sem perpectiva de futuro...
    Seja bem-vinda ao Meu Atelier, esteja sempre à vontade.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir