domingo, 11 de julho de 2010

A despedida de Jabulani...

A Copa de 2010 vai deixar saudade... A primeira competição esportiva de grande porte no continente africano. A Copa que começou com shows de astros da música pop mundial. A Copa das vuvuzelas, as cornetas barulhentas que trouxeram as festas para os estádios. A Copa do campeão inédito, e do vice que já tem bastante experiência em ser vice. A Copa em que um polvo chamado Paul, previa resultados para a sua nação alemã (e acertou todos). A Copa em que o astro do rock Mick Jagger trazia "maus presságios" às equipes para quem decidia torcer...  A Copa da bola chamada Jabulani e seus mistérios de trajetória que nem o polvo Paul poderia prever.

A Copa em que a musa paraguaia (Larissa Riquelme) e o técnico argentino (Diego Maradona) prometeram a nudez como recompensa ao êxito de seus times. A Copa em que os grandes nomes foram grandes apenas nos nomes... Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi, Fernando Torres, entre outros, se despediram sem mostrar nos gramados da Àfrica do Sul o futebol que fez seus nomes se tornarem grandes. A Copa em que as seleções que fizeram a final da Copa anterior foram eliminadas na primeira fase.

É... vai deixar saudade. Mas a Copa de 2014 já começou! Será um evento de quatro anos no Brasil... ainda vai eleger governadores e presidente este ano, e prefeitos em 2012. Ainda vai fazer tilintar muitas caixas registradoras no país, o que, infelizmente, não significa que vai diminuir as desigualdades ainda tão gritantes em nossa sociedade.... É a versão contemporânea da política de pão e circo praticada no Império Romano. O circo já começou, só falta o pão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário