sábado, 10 de julho de 2010

Huuuuuuummmmmmmm

Preparação culinária que consiste em um disco de farinha de trigo regado com molho de tomate e recheios diversos. Mais tentadora que a maçã de Eva, a pizza, ao contrário do que muita gente pensa, não nasceu na Itália. Lendo aqui e ali, descobri que apesar das incertezas quanto à origem, há unanimidade de que não foi na "botinha" que isso aconteceu. Civilizações mais antigas, como egípcios, gregos e fenícios já tinham receitas com a mesma base, ou bem parecidas.

Chegou à Itália e de lá partiu para a fama mundial. Giuliana e Matteo (casal italiano protagonista da novela de Benedito Ruy Barbosa "Terra Nostra", que tem como tema a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil no começo do século passado) a trouxeram para o Brasil para comprovar o que dizia a carta de Pero Vaz de Caminha... aqui, em se plantando, tudo dá.  Acabou se tornando tão popular quanto o samba e o futebol, a ponto de ganhar um dia em sua homenagem.

Desde 1985, 10 de julho é o dia da pizza. Fora isso, também entrou para o nosso vocabulário, com a expressão "terminar em pizza", que contraria o sabor do momento por ter sua utilização geralmente relacionada a coisas vergonhosas, como a impunidade para os crimes de corrupção.

E essa conversa toda deu água na boca... e só existe uma forma de se celebrar o dia da pizza. Adivinha qual é?



 

Um comentário: