Como eu já falei aqui em algum momento, esta que se despediu da Copa da África hoje é a seleção de Dunga. Se olharmos racionalmente, veremos que de fato a seleção tinha a cara dele. Muito longe de ser uma unanimidade (nem mesmo em relação a seu guarda roupa cheio de estilo), Dunga tem uma característica que ninguém discute: ele sempre teve amor pela camisa canarinho. Jogar bonito nunca foi a dele, mas desarmar jogadas... disso ele entendia. E a seleção de Dunga era igual a ele. Sem muita preocupação em jogar bonito, apenas se preocupando em burocraticamente conseguir os resultados. E estava dando certo, até hoje.
Só que Dunga esqueceu que o que fez nosso futebol ser adorado e respeitado no mundo todo foi justamente o espetáculo. A seleção de 1970 foi a mais perfeita da História por ter aliado as duas alegrias, a de jogar e a de vencer. Mas a seleção de 1982 jamais foi esquecida, mesmo sem conquistar o caneco. E por que? Porque jogava um futebol vistoso. Mais do que o título, o que lamentamos é não ter visto jogadas sensacionais, lances para ficarem guardadinhos na memória por anos e anos.
Ainda vamos discutir por muito tempo as razões desta eliminação. A convocação de alguns, a não convocação de outros, a escalação de uns, a não escalação de outros, a substituição de uns, a não substituição de outros, a arbitragem, o esquema tático, o desequilibrio emocional, o uniforme que não dá sorte, as superstições, a posição desfavorável dos astros e mais uma série de motivos. Não acho justo crucificar alguém, nem mesmo Dunga. Quando o time venceu, o mérito foi de todos. Quando o time perdeu, a responsabilidade também tem que ser. Mas temos sempre que procurar um culpado pelas nossas frustrações... e nessa hora vale tudo! A coincidência da eliminação de todas as seleções para quem o líder dos Rolling Stones declarou publicamente estar torcendo (o que nos inclui), fez com que até ele recebesse os créditos de um desastre anunciado. A ponto de uma comunidade no orkut ter milhares de participantes em poucos minutos. Sendo tudo na brincadeira, ótimo. Quem será o próximo eliminado? Fácil saber, é só perguntar para quem o Mick Jagger está torcendo.
Ou seja, sempre há um lado bom nas coisas. As "energias negativas" de Mick Jagger vão garantir o nosso sorriso mesmo quando as lágrimas insistirem em cair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário