quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de novembro - Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

Fico triste em saber que o dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. É, no mínimo, vergonhoso, que tenhamos um dia com esta temática em pleno século XXI. Não pesquisei, mas também devem existir dias internacionais de combate à violência contra a criança e contra os idosos, que assim como as mulheres são vítimas mais fáceis.

Mas, focando no dia de hoje, temos muito a lamentar, a questionar, a refletir e a lutar nesta data, e sempre. Infelizmente, ainda temos violências contras as mulheres de todas as espécies: as físicas, as psicológicas, as morais (quase sempre elas estão juntas, uma agressão física, por exemplo, deixa marcas e traumas para o resto da vida). E o pior de tudo é que a violência é, como diriam os militares, um "fogo amigo". Os agressores são quase sempre pessoas próximas, íntimas, e até então de confiança.

Ainda precisamos de uma legislação mais severa para punir as agressões. A Lei Maria da Penha foi um avanço, mas ainda apresenta alguma lacunas. Também é necessário um investimento maior na estrutura de apoio às mulheres vítimas de violências. E sobretudo, precisamos de ações preventivas. Educação, por exemplo.

Sou uma otimista incorrigível e ainda insisto em acreditar no ser humano. Tenho muita esperança de que no século XXII o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher seja apenas uma referência nos livros de História...





Nenhum comentário:

Postar um comentário