quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Decimais...

A Matemática nunca gostou de mim. Ela sempre se fechou, não me permitiu descobrir e entender seus mistérios... e como eu nunca fiz questão de ser persistente, nossa relação acabou se resumindo ao domínio (ainda que com o uso de uma calculadora) das operações fundamentais. Entretanto, por mais elementar que seja o meu conhecimento sobre o assunto, eu lembro de uma das suas lições: a de que existem infinitos números entre dois números naturais.

Normalmente, as pessoas que optam pela área das Ciências Humanas é porque morrem de amores pela Matemática, como eu. Esta deve ser a explicação para que não apliquem a regra que mencionei no parágrafo anterior nos produtos que consumimos diariamente. Por exemplo: sapatos. Todos nós temos um pé ligeiramente maior que o outro. E todos nós certamente, passamos ou passaremos pela situação de não conseguir comprar um par de sapatos porque um número fica apertado e o número seguinte fica folgado.  A dificuldade da compra poderia ser resolvida com o vírgula cinco...

Por que precisa ser tudo com o número inteiro? Outro exemplo é o ar-condicionado de veículos. Se você coloca no 1 ainda fica quente, se coloca no 2, fica frio demais. Olha aí a vírgula fazendo falta de novo...

Para roupas não se aplica este raciocínio, porque elas seguem apenas a numeração par. Mas se aplica um parecido, com a numeração em sequencia: tamanhos 38, 39, 40, 41...

Exemplos não faltam, faltam vírgulas e decimais! Enquanto elas não surgem, vamos tentando nos adaptar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário