terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ei, Freud, você explica???

A ciência é um motivo de orgulho para a humanidade. Tudo que fomos capazes de produzir, descobrir, inventar e explicar desde o nosso surgimento na Terra é, no mínimo, impressionante. Apesar disso, todos nós podemos apontar alguma coisa que achamos que a ciência nunca conseguirá explicar... Duas delas estão aqui na Bahia. São fenômenos naturais... naturalíssimos eu diria... São eles: Chiclete com Banana e Esporte Clube Bahia.

Capazes de aglutinar e mover multidões com a velocidade da luz. Paixões coletivas avassaladoras, que produzem lindos espetáculos com coreografias espontâneas de mãos, e um coral de milhares de vozes em uníssono... e tudo sem ensaiar... surgem do coração e por isso mesmo já surgem perfeitos. E estes fenômenos são contagiosos, é muito difícil manter-se numa posição neutra. São paixões viscerais que exigem uma tomada de posição: amor ou ódio, jamais indiferença. São paixões barulhentas, ensurdecedoras... são paixões!

Um simples amistoso do Bahia contra um time de juniores da décima divisão da Ucrânia é suficiente para provocar engarrafamentos quilométricos, para explodir centenas de fogos de artifício. Um show do Chiclete com Banana, idem.

Falta pouco, bem pouco, para que o Bahia garanta a sua vaga na elite do futebol brasileiro em 2011... neste dia, não há dúvidas, a cidade vai parar totalmente. A procissão de agradecimento ao Senhor do Bonfim deve reunir mais participantes que a tradicional lavagem das escadarias da igreja... O carnaval vai começar mais cedo, e deve ser "reeditado" todos os finais de semana até o final do verão...

Acho que realmente a ciência nunca vai conseguir explicar o porque destes fenômenos serem como são... Mas não se preocupam, cientistas. Paixão não se explica, apenas se sente. Paixão se renova, e mesmo quando acaba, deixa marcas profundas e eternas, simplesmente porque é paixão... E para encerrar, nada melhor que um momento que reúne os dois fenômenos...



2 comentários: