domingo, 28 de fevereiro de 2010

Homens, assumam... vocês vêem novela sim!!!!

Eu tive a oportunidade de testemunhar alguns homens assistindo a uma novela. Precisamente, o capítulo de sexta-feira da novela Viver a Vida, de autoria de Manoel Carlos e em atual exibição no horário das 21 horas da Rede Globo. Foram apenas alguns minutos, mas muito interessantes. Cheguei a algumas conclusões, que compartilho agora com vocês.

Primeiro, homens não assumem que sentam em frente à televisão para ver novelas nem que lêem as revistas onde este produto televisivo é o foco principal. No entanto, não sabem explicar como estão tão informados sobre os acontecimentos do folhetim. Nos meus minutos de observatório, ouvi comentários como "nessa novela todo mundo trai todo mundo", "esse cara sempre pega todas as mulheres da novela", "ela trocou o gêmeo chato pelo gêmeo legal", e "você viu no dia que ela terminou o namoro?". Também cantaram a música tema de abertura... Isso demonstra um certo conhecimento, não acham?  Rapazes, a palavra é de vocês, mas peço que sejam um pouco criativos nas respostas, porque dizer que conhecem a novela pelas narrativas das mulheres não vai ser muito convincente.

Outra observação: eles suspiram pelas atrizes da mesma forma que a gente se abana quanto Thiago Lacerda entra em cena, o que muda é o vocabulário. O nosso é um pouco mais delicado.

Por fim, a telenovela é indiscutivelmente um traço da cultura brasileira. Entretenimento sim, mas nem por isso desnecessária. Não há como "se livrar" dela, e nem há necessidade de tentar se livrar. Não é vergonha assumir que vê novela, você não vai valer mais nem menos por causa disso. Seja você mulher ou homem.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dicas para morcegar no trabalho

Parece que as pessoas estão adivinhando o dia em que estou sem criatividade para o blog, e mandando "postagens prontas" por e-mail. E como nunca se lembram de atribuir autoria, fico devendo o nome do cérebro pensante mais uma vez. Antes das dicas, apenas o esclarecimento para aqueles que não conhecem a expressão morcegar, siginifica enrolar, se esquivar, "fazer corpo mole".
Ah, se alguém testar e quiser comentar os resultados que obteve, esteja à vontade.

1. Nunca caminhe sem um documento nas mãos
- Pessoas com documentos em uma das mãos parecem funcionários ocupadíssimos que se dirigem para reuniões importantes.
- As pessoas de mãos vazias parecem que estão se dirigindo para a cafeteria.
- As pessoas com um jornal nas mãos parecem que estão se dirigindo para o banheiro.
- Sobretudo, leve algum material para casa, isso causa a falsa impressão de que você trabalha mais horas do que você costuma trabalhar.

2. Use o computador para parecer ocupado
- Quando você usa um computador, parece que você está "trabalhando" para quem observa ocasionalmente. Você pode emitir e receber e-mail pessoal, ficar no bate papo ou ter uma explosão sem que isso tenha alguma coisa a ver com trabalho.

3. Mesa bagunçada
- Quando sua mesa está bagunçada parece que você está trabalhando duramente.
- Construa pilhas enormes de documentos em torno de seu espaço de trabalho.
- Ao observador, o trabalho do ano passado parece o mesmo que o trabalho de hoje; é o volume que conta. Se você souber que alguém está vindo à sua sala, finja que está procurando algum papel.

4. O correio de voz
- Nunca responda a seu telefone se você tiver o correio de voz. As pessoas não te ligam para te dar nada além de mais trabalho.
- Selecione todas suas chamadas através do correio de voz.
- Se alguém deixar uma mensagem do correio de voz para você e se for para trabalho, responda durante a hora do almoço quando você sabe que eles não estão lá.

5. Pareça impaciente e irritado.
- Você deve estar sempre parecendo impaciente e irritado, para dar ao seu chefe a impressão de que você está realmente ocupado.

6. Sempre vá embora tarde
- Sempre deixe o escritório mais tarde, especialmente se o seu chefe estiver por perto.
- Sempre passe na frente da sala do seu Chefe quando estiver indo embora.
- Emita e-mails importantes bem tarde (por exemplo 21:35, 6:00, etc...) e durante feriados e finais de semana.

7. Reclame sozinho
- Fale sozinho quando tiver muita gente por perto, dando a impressão de que você está sob pressão extrema.

8. Estratégia de empilhamento.
- Empilhar documentos em cima da mesa não é o bastante.
- Ponha vários livros no chão. (os manuais grossos do computador são melhores ainda)

9. Construa um vocabulário.
- Procure no dicionário palavras difíceis. Construa frases e use-as quando estiver conversando com o seu chefe. Lembre-se: ele não tem que entender o que você diz, desde que o que você diga dê a entender de que você está certo.

10. O MAIS IMPORTANTE!!!:
- Não envie isto ao seu chefe por engano!!!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Adestramento de gatos

O Google sem dúvidas é uma das melhores coisas que surgiram no século XX. Decidi adotar um gatinho e recorri ao site em busca de informações preciosas. Morando em apartamento, é fundamental que o bichinho seja adestrado. Através do Google, encontrei dicas interessantes. 

  • A primeira delas é que o principal no adestramento do gato é mostrar a ele coisas que ele goste de fazer, além de impedir que ele venha a gostar de fazer coisas erradas.
  • Adestrar gatinhos é delicado porque cada um gosta de uma coisa diferente. Você deve perceber quem é seu gato para reforçar comportamentos legais que ele tenha.
  • O NÃO deve ser usado desde cedo, toda vez que ele fizer alguma bobagem.
  • Não dê chances para que ele erre de novo, reprima o comportamento e evite a situação que fez ele "pisar na bola".
Evidentemente há milhares de informações disponíveis, mas vou me ater a estas por enquanto. Encontrei também algumas técnicas para que o gato tenha bom comportamento mesmo quando você não está  por perto... importantíssimo!!!! Vou postando por aqui alguma novidade na adoção e adestramento do meu gatinho. E, para quem ficou curioso para saber qual raça eu escolhi... a humana!!!!!!






quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Surpresa!!!

Parece coisa de novela, filme, livro... Parece ficção. Mas... se a vida imita a arte e a arte imita a vida, por que não? Entrei em uma farmácia para comprar um hidratante e percebi um cliente que tinha o rosto familiar, e que eu podia jurar que conhecia de algum lugar. Como não lembrei na hora, acabei esquecendo o fato. Eis que, dois dias depois, encontro o mesmo cidadão na praça de alimentação de um shopping. Novamente tento lembrar de onde conheço ele... e nada. Muito estranho, levando em conta a minha memória de elefante. Termino meu lanche e resolvo dar uma volta no shopping. Entro em uma loja de roupas e quem está lá? Isso mesmo, eu entrando e ele saindo (a loja era feminina mesmo). Não gostei de nada na loja e resolvi comprar apenas o meu hidratante. Pensam que eu encontrei o cidadão na loja de novo? Acertaram. Desta vez ele se aproximou de mim e falou "não tem como não falar com você, toda hora a gente se encontra em algum lugar". Eu sorri e concordei e começamos a conversar. Fim do mistério. Ele é... meu primo!!! A gente não se via desde criança e ele está morando em outra cidade, está aqui de passagem. Apenas para provar que a vida é uma caixinha de surpresas... Nem Manoel Carlos escreveria essa cena da vida real.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bilhete premiado

Começamos a semana com a notícia dos milionários que continuam pobres (acredito que todo mundo tenha visto o caso dos apostadores de Novo Haburgo (RS) que tiveram os números do bolão sorteado e a aposta não tinha sido registrada... o caso está sob investigação). Ao ver a notícia, minha imaginação ganhou asas instantaneamente...

Primeiro, me colocando no lugar destas pessoas. Dormir com a sorte de ter acertado os números e acordar com a frustração de uma história mal contada. Quantos planos não foram feitos naquela noite? Quantos sorrisos não foram apagados no dia seguinte?

Segundo, eu tentei imaginar o que faria se  de um dia para outro os centavinhos da minha conta se tranformassem em milhões... Talvez por não ter o hábito de jogar, eu nunca tenha pensado nisso. Certamente eu compraria alguns apartamentos, um carro, e faria uma viagem de volta ao mundo. Mas e quanto a ajudar as pessoas? Não ia encarar como obrigação, mas como um aproveitamento de oportunidade de fazer algo que sempre desejei... e que critérios eu utilizaria? Racionais, emocionais, uma ponderação de ambos? 

Terceiro, como não poderia deixar de ser... eu pensei em uma metáfora. Lembrei de alguém que achou um bilhete premiado de loteria e que jogou fora, por medo de tanto dinheiro... medo das mudanças, da responsabilidade que isso traria. Pois é, esse bilhete premiado era meu coração. Foi jogado fora para ser encontrado por alguém que sempre teve o sonho de ficar milionário. Agradeço, sinceramente, a sua covardia. No fundo é a certeza de que nunca mereceu tamanha fortuna.








terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais um "causo" de atendimento

Um post curtinho, não por preguiça nem por falta de assunto, por falta de tempo mesmo... mas acho que vale a pena. As pessoas realmente nos surpreendem e atendimento a público é algo singular... Eis que ao terminar o atendimento, educadamente pergunto à cliente se ele deseja alguma outra informação. Ela me olha um pouco sem jeito e diz que não é bem uma informação que deseja, somente uma opinião... Ainda educadamente, pergunto o que é, e ela vem com "quem você acha que vai sair no paredão de hoje?" Imaginando que a conversa renderia bastante, qualquer que fosse a minha resposta, incluindo "não acompanho o BBB", apenas preferi manter a educação e elegância e dizer que outras pessoas aguardavam atendimento. Para a minha sorte, ela entendeu. Pediu desculpas e antes de sair simplesmente me disse "perguntei porque você tem cara de inteligente".

Elogios são sempre música para nossos ouvidos... sinceros ou não.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Clones de Schimidt ?

Tadeu Schmidt conquistou a admiração do público com um texto inteligente e bem humorado. Na minha opinião, merecidamente. Eu gosto muito do estilo dele, apesar de achar que há momentos em que ele exagera um pouco, tentando imprimir o mesmo tom para todos os tipos de matéria... e acredito que ele pode sim ser um pouco mais versátil e trazer um texto mais sério de vez em quando. Independente disso, reconhecidamente ele inovou na forma de se falar de esporte na televisão. E fortaleceu ainda mais as minhas convicções de que jornalismo não precisa sempre seguir regras e receitas, como as de bolo. A criatividade e o lead podem conviver em perfeita harmonia. Bom, eu tenho uma série de opiniões e convicções sobre o jornalismo, mas se for começar a escrever sobre isso, aqui deixa de ser um blog para ser um livro...

Vamos ao propósito inicial, e chegar ao ponto que me motivou a escrever este post. Como já dizia Chacrinha, na televisão nada se cria, tudo se copia. Então, o estilo Tadeu Schmidt se reproduz do Oipoque ao Chuí com qualidade duvidosa. Falando da minha realidade, chega a ser lamentável como se tenta ser "engraçadinho" no telejornalismo local da terra do axé... muitas vezes o que conseguem é arrancar lágrimas de mim, pensando como é possível ter coragem de ir para a frente das câmeras falando tanta besteira. Isso é falta de compromisso com o público, é subestimar a inteligência das pessoas. Ou será que estas cópias piratas de Tadeu incomodam somente a mim?





domingo, 21 de fevereiro de 2010

Briga feia... literalmente

O PT confirmou este fim de semana a pré-candidatura de Dilma Roussef à Presidência da República. Pelo andar da carruagem, José Serra deve ser o nome tucano para a disputa. Com isso, a briga vai ser, literalmente, feia. Apesar de beleza ser algo muito subjetivo, de estar nos olhos de quem vê, é praticamente uma unanimidade que a natureza não foi muito generosa com estes dois. Talvez a questão não seja exatamente a harmonia dos traços, mas a falta de carisma.

Com a televisão ocupando o palco central do embate político na atualidade, e em consequencia, com o carisma ocupando um papel central na campanha (muitas vezes até deixando de lado a plataforma de governo), os "marketeiros" terão muito trabalho para tornar estes dois "produtos" atraentes aos olhos dos consumidores-eleitores. Ou seja, apesar de feia, a briga promete ser muito boa.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sem inspiração para o título

Admirar um artista é ótimo, ser fã, nem tanto. Fã vem de fanatismo, de exagero, se irracionalidade. Se chega a este ponto, pode ser perigoso. Quando alguns amigos me perguntaram se eu prefiro Ivete Sangalo ou Cláudia Leitte, percebi que existe uma espécie de guerra entre os fãs delas. Como toda guerra, é movida por algo inútil,  faz-se perder tempo e inteligência com coisas pouco inteligentes e não há vencedores. Por que eu tenho que escolher uma das duas apenas? Não posso simplesmente admirar (ou não) o trabalho de ambas?

Durante o Carnaval deste ano, isto passou dos limites. A irmã de Ivete postou no twitter "A coalhada do almoço não desceu muito bem. Coalhada meio desandada. Gente, rápido, um antiácido. Desafination xón, xón". Logo em seguida apagou a mensagem, mas o estrago já estava feito. Ela mesma pediu desculpas aos fãs e a Cláudia Leitte através do próprio twitter, e o mesmo fez Ivete. Aliás, parabéns a Ivete pela atitude e pelas palavras que usou no blog, muito sensatas.

Espero sinceramente que esta guerra termine ou que pelo menos tenha uma longa trégua. É próprio do ser humano querer ver as coisas sempre com base no "ou" e não no "e". De certa forma, somos educados para tomar decisões e efetuar escolhas todo o tempo. Não precisa ser assim com absolutamente tudo, ainda mais com arte. Eu costumo dizer que existem apenas dois tipos música, aquela que alcança a nossa alma e aquela que não alcança. Independente de gênero ou qualquer outra coisa, se a música te agrada pela sonoridade ou pela letra, ela atingiu seu objetivo enquanto arte. Conseguiu chegar ao seu coração. E pouco importa se ela é pagode, rock, jazz... se está na voz de Cláudia Leitte ou de Ivete Sangalo ou de quem quer que seja.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

40 motivos para casar com um jornalista

Olha meu e-mail surgindo de fonte para o blog mais uma vez... Não sei quem é o autor do texto e infelizmente ele vai ter que ficar sem os créditos...
Apesar de alguns pontos serem polêmicos ( inclusive alguns não se aplicam a mim), a lista é interessante e divertida. A propósito, a jornalista aqui  aceita curriculos... nem que seja para um cadastro de reserva ;) 

Jornalista geralmente é criativo, ele vai surpreender você quando menos esperar;

São curiosos e antenados, você sempre ficará por dentro de tudo que acontece;

Eles não ganham bem, mas isso é bom porque vocês podem aprender a economizar dinheiro;

No Natal, Ano Novo, Carnaval… eles provavelmente estarão na redação. Mas, pense pelo lado positivo: antes trabalhando do que vagabundando;

E outra! Trabalhando muito, eles não têm tempo de se interessar por outra pessoa;

Eles não são bons de matemática, mal sabem somar e subtrair; mas, para que saber isso se são os mestres da escrita?;

Acostumados com pautas, são bem organizados e planejam bem as coisas antes de fazê-las;

Como é fissurado por fontes, quando você tiver uma ótima ideia, ele não vai dizer aos amigos que foi coisa da cabeça dele. Dará todas as honras para você!;

Como vivem numa rotina corrida, não tem muito tempo para opinar nas coisas da casa. O que você fizer, ele vai achar lindo;

Tudo é um grande brainstorm (tempestade de ideias). Monotonia não vai entrar na sua casa!;

Quando vocês brigarem, ele não vai achar que a opinião dele é a melhor. Tem que ouvir todos os lados de um fato, ele saberá analisar a situação!;

Em coberturas de grandes eventos, você poderá entrar de gaiato. Cada final de semana em um lugar diferente: jogos de futebol, avenida de escola de samba, lançamento de livros…;

Mantêm revistas e jornais no banheiro. Você nunca ficará olhando para o vácuo enquanto faz suas necessidades fisiológicas. Ganhará conhecimento!;

Idolatram pessoas totalmente desconhecidas (o seu Zé, a Dona Maria, o Juquinha…) Todos com ótimas histórias de vida que vocês podem usar no cotidiano também para se tornarem pessoas melhores!;

Não vai faltar café na sua casa. Café e jornalista são praticamente sinônimos;

Ele pode escrever os votos matrimoniais da sua irmã, criar o conteúdo do site de negócios do seu pai, ensinar sua mãe a tirar fotos das amigas nos eventos do bairro. Ele aprende de tudo um pouco e gosta de compartilhar!;

Tudo para o jornalista tem uma explicação. Eles nunca vão se contentar com a primeira versão de um fato. Você sempre terá uma resposta, mesmo que demore;

São ótimos investigadores. Se alguém no trabalho passar a perna em você, rapidinho ele descobre quem é!;

Como trabalham muito, não tem tempo para beber demais, fumar, se envolver com drogas… Você terá um companheiro saudável!;

Tá bom, vai… eles não costumam comer coisas muito saudáveis. Mas se você for legal e fizer comida para ele levar ao trabalho, isso se resolve rapidinho, não é? =);

Suas viagens nunca serão monótonas! Se acontecer qualquer movimento estranho, ele vai logo querer saber o que é e infiltrará você junto para desvendar o problema;

Amam roupas leves e simples no dia a dia. Você não vai gastar muito dinheiro com isso;

Mas também sabem se arrumar bonitinhos para os eventos. Você terá um parceiro que sabe ser simples, mas também sabe arrasar. Tudo vai depender da ocasião;

A agenda é o seu melhor amigo. Mas, não fique com ciúmes! Pense pelo lado positivo, nunca vai esquecer nenhuma data importante, porque tudo fica rigorosamente descrito lá;

Eles não ficam irritados com “nãos”, afinal, estão acostumados com assessorias de imprensa que não querem divulgar os bafões. Você não terá um companheiro irritado, mas, em compensação ele não vai desistir até conseguir o que quer. Mas só de não ser grosso já vale, não é!?;

Como são antenados, também sempre ficam sabendo das novidades tecnológicas primeiro. Às vezes, até ganham de presente para testar a ferramenta. Você terá tudo em primeira mão na sua casa;

Eles não se importam com calor, chuva, trovões… afinal, precisam estar onde a notícia está! Você poderá ir na praia com 50 graus tranqüila ou aquela viagem dos sonhos pode se tornar um pesadelo no caos de São Paulo que ele não vai blasfemar. Ainda vai dar risada da situação;

Acham que podem salvar o mundo com uma matéria. Olha que sensibilidade!;

Eles sempre sabem tudo todo o tempo;

Gostam de música para acalmar;

Leem livros raros, histórias para crianças e semiótica… Seus filhos serão super dotados se depender dele;

Sua vida social é infinitamente grande. Você nunca poderá reclamar que não conhece gente nova;

Eles estão acostumados com coisas chatas e sabem contorná-las muito bem. O casamento nunca vai virar algo monótono;

Eles gostam de camisas com estampas de alguma brincadeira sobre algo atual. Suas amigas vão ficar com inveja do seu companheiro inteligente;

Eles sempre têm uma opinião sobre qualquer coisa na face da Terra. Durante uma conversa entre amigos, vocês nunca ficarão apagados;

A maioria gosta de virar psicólogo, técnico de futebol e médico às vezes. Você terá um companheiro mil e uma utilidades;

Por causa da profissão, são forçados a aprender mais de um idioma. Você vai ouvir “Eu te amo” em, pelo menos umas três línguas diferentes;

A primeira coisa que seu filho vai aprender é que a informação é a alma do negócio. Com dois anos, sua fofurinha vai saber o que é aquecimento global, mercado financeiro e já saberá criticar políticos;

Gostam de mudar de cidade, estado e até de país. Você conhecerá muitos lugares!;

Assistem documentários e vão a museus o tempo todo, não importa o que seja. Ô cultura!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Para começar bem o dia, vamos rir um pouco

Recebi esta piada por e-mail, achei muito bem elaborada. Confiram:

*TRANSA BEM CALCULADA*


Um Casal de contadores chega ao consultório de um terapeuta sexual.
O médico pergunta:
- O que posso fazer por vocês?
O rapaz responde:
- Você poderia ver a gente transando!
O médico olha espantado, mas concorda.
Quando a transa termina, o médico diz:
- Não há nada de errado na maneira com o vocês fazem sexo.
E então, cobra R$ 70,00 pela consulta.
Isto se repete por várias semanas! O casal marca horário, faz sexo sem nenhum problema, paga o médico e deixa o consultório.
Finalmente o médico resolve perguntar:
- Afinal, o que vocês estão tentando descobrir?
E o rapaz respondendo, diz:
- Nada.O problema é que ela é casada e eu não posso ir à casa dela. Eu também sou casado e ela não pode ir até minha casa. No Motel Dallas, um quarto custa R$ 140,00. No Forest Hills custa R$ 120,00. Aqui nós transamos por R$ 70,00, tenho acompanhamento médico, descolo um atestado, sou reembolsado em R$ 42,00 pela SULAMÉRICA e ainda consigo uma restituição do IR de R$ 19,20. Tudo calculado o custo é só de R$ 8,80.

* VIVA A CONTABILIDADE*

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vale de Lágrimas

Esta música se encaixa perfeitamente em um momento bastante recente da minha vida, e a razão de ela estar de volta é que talvez seja verdade aquela máxima... se ama uma coisa deixe-a livre, se voltar é porque é sua, se não voltar é porque nunca a teve. Não sei se está voltando, mas se estiver, que seja para ficar de vez na minha vida.

Vale de Lágrimas (Lulu Santos)

Deixa eu lhe dizer
O que eu passei
Desde que você
Se desapegou de mim

Eu zanzei pelas ruas, um molambo
Sonâmbulo, insone e insano
Queria me atirar no mar
Só para me afogar
Que ainda é melhor
Que ser um devedor
Nas contas do amor
Preferia um deserto atravessar
Sob o sol e as noites sem luar
Do que dar meu braço a torcer
Que você não está
Que você não vem
Faça-me um favor
Volta para mim

É o que sei dizer, nada mais
Senão me repetir
Que zanzei pelas ruas, um molambo
Sonâmbulo, insone e insano
Queria me atirar no mar
Só pra me afogar
Que é ainda melhor
Que ser desertor
Dos campos do amor
Preferia um deserto atravessar
Sob o sol e as noites sem luar
Do que dar meu braço a torcer
Que sem você não está
Que sem você não vem
Faça-me um favor
Volta para mim



terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O papa é pop!

O  jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, publicou no último domingo uma lista com os dez melhores álbuns pop de todos os tempos. A escolha foi feita por dois jornalistas, Giuseppe Fiorentino e Gaetano Vallini. Não é a primeira vez que o jornal publica alguma crítica cultural, e a justificativa para o Top 10  é a proximidade de um festival de música, é um manual do Vaticano indicando uma linha de letras, digamos, próprias para o consumo.

A lista provocou algumas discussões ao deixar fora o álbum dos Rolling Stones que tem a música Simpathy for Devil e incluir alguns com músicas não tão "religiosamente corretas".  Os fãs de Bob Dylan também reclamam sua ausência, mas o Rei do Pop aparece com Thriller.

Fica aí então a indicação do Papa para quem quiser conferir.

1. “Revolver”, Beatles
2. “If I could Only Remember My Name”, David Crosby
3. “The Dark Side of the Moon”, Pink Floyd
4. “Rumours”, Fleetwood Mac
5. “The Nightfly”, Donald Fagen
6. “Thriller”, Michael Jackson
7. “Graceland”, Paul Simon
8. “Achtung Baby”, U2
9. “(What's the story) Morning Glory”, Oasis
10. “Supernatural”, Carlos Santana





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vale a pena ver de novo

Mais uma segunda-feira sem o CQC... que saudade!!!! Enquanto as férias dos homens de preto prosseguem, podemos relembrar algumas das matérias do programa. Esta mesmo, achei sensacional. Com muito humor, a apresentação de um problema grave, e infelizmente visto como algo meio "natural" pela nossa sociedade, a cada dia com valores mais distorcidos. Mas, eu sou uma otimista incorrigível, eu ainda insisto em acreditar nos ser humano!



domingo, 14 de fevereiro de 2010

Valentine's Day


Cena do filme Meu Primeiro Amor, de 1991


Como perceberam pela imagem, a postagem de hoje é romântica... vamos falar de Valentine's Day. Mudei o tema de última hora, já tinha uma postagem quase pronta para publicar hoje... não sei a razão da mudança e nem quero saber. Já desisti de entender algumas coisas, agora apenas aceito sem muitos questionamentos...

A origem da lenda do Valentine's Day remonta à Idade Média, ao século III, quando o imperador Claudius II proibiu os casamentos, por acreditar que os homens casados não eram bons guerreiros, já que pensavam em voltar vivos para os seus lares e suas esposas. O sacerdote Valentim contrariou as ordens do imperador e continuou realizando em segredo os casamentos. Quando descoberto, foi preso e condenado à morte.  Aqui então começam as lacunas da História, de acordo com os sites que pesquisei. Para alguns, há apenas um Valentim, e para outros há dois. Para os que acreditam que há apenas um Valentim, a História prossegue assim... enquanto aguardava seu julgamento e sentença, o sacerdote Valentim se apaixonou pela filha do seu carcereiro, uma moça cega, realizando o milagre de devolver-lhe a visão. Na véspera da sua morte, deixou um cartão romântico para sua amada, onde assinava "Seu Valentim", ato que acabou se tornando uma tradição para a data... Para os sites que acreditam em dois homens chamados Valentim, a história da paixão na prisão é a mesma, mas quem estava preso era um outro Valentim, que também foi julgado e condenado à morte por ajudar cristãos a fugir das prisões. Este segundo Valentim também teria morrido no dia 14 de fevereiro, como o primeiro. Nesta versão, dizem que não se sabe qual dos dois Valentim é homenageado pela igreja... eu particularmente prefiro a versão do Valentim único... simplifica tudo!

Na ocasião, 14 de fevereiro era a véspera de uma festa pagã chamada Lupercalia, dedicada aos deuses da agricultura, natureza e matrimônio, onde havia um ritual de fertilidade que consistia em uma passeata onde as mulheres e os campos eram tocados com pedaços de couro molhados com o sangue de uma cabra para que se tornassem mais férteis no ano seguinte. Há quem diga que a escolha de 14 de fevereiro como data para homenagear São Valentim foi uma tentativa da igreja para, digamos, minimizar a festa pagã. Não consegui falar com o Papa para saber se é verdade... será que ele me contaria? Se ele mesmo diz que mentir é pecado...

Enfim, hoje temos o Valentine's Day, comemorado em diversos países como o Dia dos Namorados. No Brasil, comemora-se o Dia dos Namorados em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo "casamenteiro". Tomara que no nosso Dia dos Namorados eu tenha uma mensagem romântica para postar... mas sobre a minha história de amor...


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Em casa no Carnaval

O Carnaval chegou... para mim, apenas um feriadão. Nada contra quem gosta do Reinado de Momo, mas prefiro a minha tranquilidade...



Depois de uma semana tão cansativa...



Vai ser ótimo ter tempo para descansar...




Aproveito para ler um bom livro...



Fazer alguma coisa gostosa para comer...



... mas tomando cuidado com os exageros!!!



afinal, os resultados estão bons... nada de retrocessos!!!




Claro, que não vou esquecer do Meu Atelier durante a folia... firme e forte no propósito das postagens diárias...




sei que algumas andam meio melosas



parece que o Cupido anda me rondando



e o que me deixa zangada



é que aqueles momentos a dois deliciosos...



estão apenas na imaginação...



Não sei o que o futuro nos reserva... mas prefiro acreditar que são coisas boas!








sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Só não demore quanto ao tempo pra chegar... chegou!!"

Parece que minha intuição anda mais aguçada estes dias... agora já não me assusto mais com essas coisas, pelo menos não tanto quanto antes. Acho que isso foi meio que se naturalizando pra mim. O radar anda ligado e captando coisas com muito mais sensibilidade e precisão que antes. Ainda não consigo entender a sintonia que tenho com algumas pessoas...

E acho que já não estou em busca de entender, apenas de aceitar. Por isso que esta noite, antes de deitar, pedi aos céus que me mandassem um sinal... e ele veio! Agora sei que não foi por acaso que você entrou na minha vida na véspera do Natal... é um sentimento diferente de tudo que já vivi antes e esta é a razão de me inquietar tanto, é algo novo e desconhecido para mim.

Algo aconteceu depois deste sinal, meu coração serenou, já não se inquieta tanto. Estou certa de que "o que vier para nós dois sera bem-vindo"...




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O "balonete"

Eu sei que sou forte candidata ao título de Rainha das Gafes (mais bonitinho que Rainha dos Micos né?), e até já lido muito bem com elas... mas aquela podia ter sido evitada se eu tivesse um pouco mais de "frescurite feminina" correndo nas veias. Até agora só havia uma testemunha do mico, mas como não me importo com isso, vou contar para vocês.

Decidi comprar um vestido para usar em uma ocasião especial... Na primeira loja que entrei, senti amor à primeira vista por um vestido. Sempre achei que aquele modelo não ficaria muito bem em mim, que não caia bem para pessoas gordas. A vendedora me convenceu a experimentar, falando que era impressão minha, e que eu não podia saber se gostava ou não de alguma coisa sem experimentar. Vesti, gostei, comprei. Onde está o mico? No fato de eu repetir o que ela me falou sobre ser um vestido "balonete"!!!!! Depois, comentando com uma amiga sobre o vestido, ela me esclareceu que a pronúncia correta é ballonet... aliás, o meu parco conhecimento sobre o assunto (moda, tratamentos de beleza, etc)  vem dessa minha amiga, que se diverte e se desespera ao mesmo tempo traduzindo essas coisas pra mim. 

Encerrando o post com um casal apaixonado apesar de ser tão diferente... Será que a vida imita a arte???



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O colar do Gandhi

É próprio do ser humano tentar explicar o inexplicável, compreender o incompreensível. Como ser pertencente à categoria humano, é evidente que eu também sou assim. Eis porque me peguei tentando ver com os olhos da lógica algo que se passa no mundo da imaginação. Estamos a poucas horas do reinado de Momo e a fantasia anda invadindo meus pensamentos. Mais do que deveria, mais do que eu queria, mais do que eu posso controlar.

De repente, não mais do que se repente, me peguei sonhando com o colar do Gandhi... Sim, nunca gostei de colares, nunca gostei de Carnaval e não comecei a gostar agora. Mas não paro de pensar nisso. Vocês não conseguem ver problema em querer um colar do Gandhi? Eu também não... sei que vou querer uma coleção deles e que meu fornecedor não oferece garantias... mas vou encarar o desafio de me tornar uma cliente preferencial.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Atendendo e aprendendo

Atendimento a publico pode não ser a função que a gente sonha em desempenhar desde criança, mas ninguém pode negar que há momentos muito interessantes. Eu aprendi muito com as pessoas durante este tempo. Aprendi a exercitar minha paciência, a ouvir mais as pessoas, a me colocar no lugar delas e agir como gostaria que agissem comigo. Aprendi que há sempre um problema maior que o seu e que cabe a você escolher como se comportar diante dele. Aprendi a ser mais tolerante, e a encontrar o equilibrio entre oferecer o melhor de mim ou me deixar explorar.

E claro, que há os momentos divertidos. Há aquelas mulheres lindas que sentam em sua frente e que quando você pede a identidade percebe que é homem... e o contrário também! Entre outras coisas. Realmente atendimento a público é lição de vida. Aprendemos até a ter jogo de cintura em situações vexatórias, como a de hoje, que eu perguntei se "senhor Djalma" não estava presente e ouvi a mulher em minha frente dizer que Djalma era ela....

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Testando o grau de TPM

Meninas, achei um teste na internet sobre o nosso grau de TPM. Há sempre dicas para melhorar os sintomas, não custa dar uma olhadinha... lembrei da médica me explicando porque os sintomas são mais brandos em alguns meses e mais intensos em outros: "toda mulher tem um ovário bonzinho e um ovário malzinho, quando é a vez do malzinho ovular a gente sofre mais". Este mês com certeza foi meu ovário malzinho atuando...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Amizades

A maioria das pessoas que conhecemos tem uma história de amigo que traiu a confiança, que decepcionou. Depois de refletir um pouco, cheguei a conclusão de que se isso aconteceu, não era amizade. Amizade é um sentimento sublime, é uma espécie de amor. Para que seja verdadeira, tem que ser profunda, tem que superar obstáculos, tem que ser construída sobre o alicerce da confiança, do respeito, da lealdade. As pessoas são amigas não porque gostam das mesmas músicas, dos mesmos filmes, ou possuem o mesmo estilo de se vestir. São amigas porque possuem almas parecidas, porque se completam, porque se preocupam umas com as outras, ou, de maneira mais simplória, porque era o destino delas. Para usar as metáforas que tanto amo, as amizades são como peças de quebra-cabeça. Não adianta forçar a barra e tentar juntar duas peças que não se encaixam. E muitas vezes você acha que uma peça se encaixa perfeitamente em outra, e até insiste para que isso aconteça, mas acaba tendo que se render e continuar a busca... ou simplesmente esperar que o acaso decida.


sábado, 6 de fevereiro de 2010

Rebolation

Isto parece uma epidemia em Salvador... como não tem vacina, não teve jeito... eu sou vítima também. Não queiram me taxar de incoerente antes de olhar bem e de lembrar que eu sempre digo que não me apego a gêneros musicais, que eu gosto da música que mexe comigo de alguma forma. Alguma dúvida de que esta literalmente mexe? E, quanto ao olhar bem... descobre algo que é minha cara neste clipe?? Não descobriu? Então você não me conhece tanto assim.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Torre de Pisa

Comecei a gostar da promessa que fiz no começo do ano, a cada dia se torna mais fácil escrever aqui... nada como a prática. Hoje quero falar de duas coisas, e usar a mesma imagem para ilustrá-las. Não sei se a relação existe somente na minha cabeça nem se vou conseguir expressá-la com clareza... mas como esse blog é escrito inicialmente para mim mesma...

Por tudo que tem acontecido na minha vida neste último ano, vou me atrever a fazer uma comparação entre a Torre de Pisa e eu. Inclinei também, e apesar de todas as apostas no óbvio, eu não caí, permaneço de pé. Sei que meus problemas são pequenos comparados a tantos outros. Sei que problemas todos nós temos e acredito sinceramente que cada um passa por aquilo que tem que passar. Temos liberdade para escolher e para agir, mas há momentos em que só nos resta creditar ao destino este ou aquele fato que as ciências não explicam.

A outra coisa que posso ilustrar com a Torre de Pisa. Talvez esteja enganada mas acho que tem gente se "inclinando" para meu lado. Tentativa de reaproximação. E no mesmo passo da Torre de Pisa, imperceptivelmente... só que neste caso me parece que não é o destino. A ciência explica.




quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eu sou normal

Eu ainda não uso o twitter da mesma forma que uso outras ferramentas da internet (eu sei que já escrevi isso outras vezes por aqui, mas continua assim). Minha "vidinha mais ou menos" não rende coisas interessantes para divulgar. E não vejo graça em escrever coisas muito triviais. Certo, eu já escrevi isso antes por aqui, então por que voltar ao assunto? Porque descobri que isso não acontece somente comigo. Pelo contrário, é absolutamente comum. Uma pesquisa me trouxe dados, digamos, confortantes: 40% dos usuários nunca "tuitaram" e apenas 20% da base pode ser considerada ativa, ou seja, com postagens regulares. Provavelmente são os perfis de celebridades ou dos que se vêem como tal, que tem razões, interesses ou muito tempo disponível para escrever a cada cinco minutos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Proteção de Yemanjá

Eu devo realmente ser filha de Yemanjá...são muitos indícios para que seja uma mera coincidência. Ontem eu escapei de um episódio lamentável, justamente por estar no lugar errado na hora certa. E o que Yemanjá tem com isso? Ignoremos o meu nome e a minha paixão pela cor azul. Ignoremos o fascínio que o mar exerce sobre mim e a minha identificação com os pescadores. Ignoremos ainda o fato de eu me sentir totalmente em casa no Rio Vermelho e o que me disseram os búzios. Consideremos apenas que ontem foi dia 2 de fevereiro, dia de levar oferendas para a rainha do mar, consideremos que várias vezes ao dia eu pensei no fato de que deveria ter postado algo em referência a isso, e consideremos ainda que quando a confusão começou eu não estava onde deveria estar. Odoyá, minha mãe!!!

Talvez este texto fique um pouco enigmático para algumas pessoas, mas não posso contar em detalhes o que aconteceu por haver vários elementos envolvidos. Basta apenas que saibam que Yemanjá intercedeu por mim e lhe sou muito grata.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O filho do Brasil

A popularidade do Presidente Lula nunca sofreu tantos abalos quanto agora, com a estreia do filme que conta a sua trajetória. Com o maior orçamento cinematográfico do cinema nacional, e apesar de todo o investimento de marketing que cercou o lançamento, os jornais só trazem notícias sobre baixo faturamento, o que quer dizer que a popularidade do presidente não se refletiu na bilheteria, mesmo com o "Lulismo" em moda e reprcutindo internacionalmente (lembram que até Obama já chamou Lula de "o cara"?).

Já começam os falatórios sobre os desdobramentos disto e as consequencias para a candidatura de Dilma Rousseff. A não formação de filas nas portas dos cinemas seria uma reação contrária dos brasileiros ao atual governo e a indicação do sucessor? Será o filho rejeitado do Brasil? Inegavelmente a oposição vai utilizar argumentos deste tipo, mas temos que considerar que este é sim o país da pirataria e que para julgar o fracasso ou sucesso do filme teríamos que considerar o número de cópias piratas comercializadas do Oiapoque ao Chuí. Todo mundo conhece alguém que comprou uma, ou não? Se até mesmo o presidente Lula na época do lançamento de Dois filhos de Francisco ( o filme que conta a história da dupla Zezé di Camargo e Luciano) deixou escapar que tinho visto uma cópia, digamos, não autorizada... Nossa pátria, diz o nosso hino, é a mãe gentil dos filhos deste solo. E claro que isso pode significar aplicar um castigo neles de vez em quando...


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Se os tradutores de filmes fossem baianos

Recebi um e-mail com este título, que trazia uma lista com o nome do filme em português e sua adaptação para o baianês...

Uma Linda Mulher – Piriguete gostosa pá porra
Quem Vai Ficar Com Mary? – Quem Vai Lascar Maria Em Banda?
Riquinho – Barãozinho
Velocidade Máxima – O Buzu Avionado
Os Bons Companheiros – Os Corrente
O Paizão – O Grande Painho
A Morte Pede Carona – A Misera Quer Pongar
Ghost – O Encosto
O Poderoso Chefão 1 – ACM
O Poderoso Chefão 2 – ACM Júnior
O Poderoso Chefão 3 – ACM Neto
O Exorcista – O Lá Ele
Táxi Driver – O Taquiceiro
Corra Que A Policia Vem Aí – Se Pique Que Os Homi Tão Descendo
O Senhor dos Anéis – O Coroa Dos Balangandan
Janela Indiscreta – Vizinho Na Cócó
Velozes e Furiosos – Ariscos e Virados No Estopô
Esqueceram de Mim – Me Crocodilaram
Forrest Gump – O Culhudeiro
Clube da Luta – Os Comedor de Pilha
O Cavaleiro das Trevas – O Jagunço do Breu
Cidade de Deus – Bairro da Paz
O Que É Isso, Companheiro! – Colé de mermo, véi!
Mamma Mia! – O Paí Ó!
Sociedade dos Poetas Mortos – É O Tchan Comeno no Centro