Eu tive a oportunidade de testemunhar alguns homens assistindo a uma novela. Precisamente, o capítulo de sexta-feira da novela Viver a Vida, de autoria de Manoel Carlos e em atual exibição no horário das 21 horas da Rede Globo. Foram apenas alguns minutos, mas muito interessantes. Cheguei a algumas conclusões, que compartilho agora com vocês.
Primeiro, homens não assumem que sentam em frente à televisão para ver novelas nem que lêem as revistas onde este produto televisivo é o foco principal. No entanto, não sabem explicar como estão tão informados sobre os acontecimentos do folhetim. Nos meus minutos de observatório, ouvi comentários como "nessa novela todo mundo trai todo mundo", "esse cara sempre pega todas as mulheres da novela", "ela trocou o gêmeo chato pelo gêmeo legal", e "você viu no dia que ela terminou o namoro?". Também cantaram a música tema de abertura... Isso demonstra um certo conhecimento, não acham? Rapazes, a palavra é de vocês, mas peço que sejam um pouco criativos nas respostas, porque dizer que conhecem a novela pelas narrativas das mulheres não vai ser muito convincente.
Outra observação: eles suspiram pelas atrizes da mesma forma que a gente se abana quanto Thiago Lacerda entra em cena, o que muda é o vocabulário. O nosso é um pouco mais delicado.
Por fim, a telenovela é indiscutivelmente um traço da cultura brasileira. Entretenimento sim, mas nem por isso desnecessária. Não há como "se livrar" dela, e nem há necessidade de tentar se livrar. Não é vergonha assumir que vê novela, você não vai valer mais nem menos por causa disso. Seja você mulher ou homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário