segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Clones de Schimidt ?

Tadeu Schmidt conquistou a admiração do público com um texto inteligente e bem humorado. Na minha opinião, merecidamente. Eu gosto muito do estilo dele, apesar de achar que há momentos em que ele exagera um pouco, tentando imprimir o mesmo tom para todos os tipos de matéria... e acredito que ele pode sim ser um pouco mais versátil e trazer um texto mais sério de vez em quando. Independente disso, reconhecidamente ele inovou na forma de se falar de esporte na televisão. E fortaleceu ainda mais as minhas convicções de que jornalismo não precisa sempre seguir regras e receitas, como as de bolo. A criatividade e o lead podem conviver em perfeita harmonia. Bom, eu tenho uma série de opiniões e convicções sobre o jornalismo, mas se for começar a escrever sobre isso, aqui deixa de ser um blog para ser um livro...

Vamos ao propósito inicial, e chegar ao ponto que me motivou a escrever este post. Como já dizia Chacrinha, na televisão nada se cria, tudo se copia. Então, o estilo Tadeu Schmidt se reproduz do Oipoque ao Chuí com qualidade duvidosa. Falando da minha realidade, chega a ser lamentável como se tenta ser "engraçadinho" no telejornalismo local da terra do axé... muitas vezes o que conseguem é arrancar lágrimas de mim, pensando como é possível ter coragem de ir para a frente das câmeras falando tanta besteira. Isso é falta de compromisso com o público, é subestimar a inteligência das pessoas. Ou será que estas cópias piratas de Tadeu incomodam somente a mim?





Nenhum comentário:

Postar um comentário