segunda-feira, 1 de março de 2010

Show de vizinhos!

E chegamos ao começo do terceiro mês do ano com a promessa indo de vento em popa. Prometi quantidade e não qualidade, mas ando satisfeita com o conteúdo das postagens.

Inaugurando o mês de março, os vizinhos. Eles possuem apenas duas funções nesta vida: incomodar e entreter. Sei que veio logo na cabeça uma atitude de seu vizinho que o incomoda, e não lembra de nada  que aquele FDP tenha feito que possa ser considerado entretenimento... Como não? Meus vizinhos são uma comédia quando não querem fazer drama ou provocar o horror...

Para quem mora em apartamento, como eu, as reuniões de condomínio são um espetáculo deprimente. Como eu sou a eleita para representar o apartamento em todas as vezes, sempre fico atenta para começar a organizar as apostas em caso de confronto físico, mas meus vizinhos optam sempre pelo confronto verbal. Infelizmente não com argumentos (que seria uma delícia para acompanhar) mas com gritaria. Algumas rixas são sempre revividas nestas ocasiões. As pessoas buscam fatos que aconteceram em outras encarnações para justificar suas atitudes ou tentar fortalecer seus parcos argumentos... Resumindo, eu fico em pânico quando vejo que um dos itens da pauta é "o que ocorrer". Na minha cabeça já está devidamente registrado que isso é igual a confusão, brigas, gritarias, desentendimento, desconforto, stress, perda de tempo.

Há sempre aquele vizinho bem informado sobre a vida alheia que gosta de compartilhar as informações com os demais. Eu sou uma das vítimas favoritas de um deles, um senhor de mais de 65 anos. Sempre surge nos momentos em que estou atrasada para me dizer que nunca mais me viu, perguntar o que tenho feito, como vai minha mãe, e meu irmão, e o trabalho, e o namorado, e o Papa, e Michelle Obama... enfim, começa um interrogatório. Em troca, me dá um resumo dos acontecimentos das vidas alheias. Se eu soube que o filho de não sei quem se mudou para o Rio de Janeiro, etc. Eu não faço a menor ideia de quem seja a pessoa que se mudou para o Rio de Janeiro, mas tenho que ficar ali honrando a educação que minha mãe me deu, sorrindo, sem prestar atenção em nada, apenas me concentrando em arranjar rapidamente um pretexto para sair correndo.

Muita gente tenta quebrar a monotonia do domingo com uma atividade super dinâmica... lavar o carro! Alguns fazem isso semanalmente, outros quinzenalmente, outros mensalmente... e por aí vai. Então você pergunta qual o problema nisso? Aqui tem quem dê um "banho de gato" no carro. Sim, isso mesmo. O cidadão desce com um pequeno pote e uma flanela. Enche o pote com água e passa apenas onde há algum indício de sujeira. Leva tanto tempo inspecionando o carro em busca dos pontinhos, que dava para lavar o carro inteiro umas três vezes!

Muitas vezes eu penso que as únicas pessoas normais (ou não) que moram neste edifício, estão no meu apartamento. As figuras que moram na porta do lado (e na de cima, e na da frente e na de baixo) renderiam muitas histórias, mas para que o texto não fique muito grande, me despeço por aqui.

Um comentário:

  1. Menina, acho que o segredo é esse: encarar as coisas com bom humor. Achei muito legal a forma de você nos apresentar estes problemas, eu também moro em apartamento e sei como é. Mais uma vez, parabéns pelo blog. Abs.

    ResponderExcluir