terça-feira, 9 de março de 2010

Bar Bodega

Superei meu próprio record de leitura com Bar Bodega, do jornalista Carlos Dornelles. Levei aproximadamente seis horas para devorar as mais de duzentas e cinquenta páginas. O livro traz um fato real acontecido nos meados da década de 1990 em São Paulo. No auge do sucesso, o Bar Bodega (então de propriedade dos atores Luis Gustavo e os irmãos Tato e Cássio Gabus) sofreu um assalto que deixou um saldo de dois clientes mortos. O que Dornelles nos mostra nesta envolvente narrativa, é que as vítimas não foram apenas os jovens de classe média que tiveram as suas vidas brutalmente interrompidas, mas também um grupo de rapazes da periferia, que foi acusado erroneamente da autoria do crime e submetidos a uma série de torturas, humilhações e traumas. A vida deles não foi brutalmente interrompida, e sim brutalmente modificada.

Senti vergonha e orgulho de ser jornalista ao mesmo tempo. Vergonha pela maneira como a imprensa interferiu neste caso, e como interfere em muitos outros (como a morte da menina Isabella Nardoni por exemplo)  se portando como juiz e decretando sentenças condenatórias sem direito de defesa. Muitas vezes os jornais revertem a máxima e proclamam que todos são culpados até que se provem inocentes. Também sinto vergonha de ver publicados como "comoção geral" apenas os crimes bárbaros que vitimam as famílias com maior poder aquisitivo, como se a vida de uma pessoa valesse mais porque ela tem um diploma ou mora em um "bairro nobre" da cidade. Já o orgulho de ser jornalista eu senti pela coragem de Dornelles, ao expor as mazelas da imprensa da qual faz parte. São atitudes assim que alimentam a minha convicção de que meu compromisso tem que ser com a verdade, mas não com a minha verdade, com a verdade dos fatos. É possível sim termos uma imprensa regida pela ética e não pelas caixas registradoras. E isto não depende apenas daqueles que escrevem. Como leitor, você faz sua parte? Você exige as provas do que está sendo publicado ou apenas aceita como verdade tudo que está escrito?

Enfim, fica então a dica de uma leitura agradável, provocante e reflexiva. Vale a pena dispensar algum tempo com isto (tá, pode ser mais do que minhas seis horas, mas a letra é um pouco grande...)


2 comentários:

  1. Acompanhe o Caso Isabella

    http://anjoseguerreiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fica a dica do blog, eu dei uma olhada rápida e parece que há alguns textos interessantes, pelo menos no título. Assim que eu puder ler com mais calma eu opino por aqui.

    ResponderExcluir