segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Ano passado, próximo a esta data, eu conversava com uma pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a mulher, para fazer uma pequena matéria para o estágio. Minha editora sempre me dava pautas de matérias especiais quando se aproximavam as datas comemorativas, acho que ela gostava do meu estilo de escrever... ou será que era por eu ser a única repórter disponível?? Tenho que me lembrar de jamais perguntar isso a ela, afinal, a resposta pode não ser a que eu quero ouvir...

Voltando ao assunto, quando agendei a entrevista, imaginei que minha interlocutora fosse fazer um discurso bastante feminista e otimista sobre o que é ser mulher e que eu fosse ter uma matéria um pouco literária. Já me preparava para esgotar todo o meu estoque de frases impactantes. Mas, para a minha surpresa, a entrevista seguiu outro rumo. A matéria idem, por consequencia. O texto jornalístico é um texto, e como tal, tem uma vida própria. Por mais que você utilize as técnicas de redação, o texto sempre impõe algumas coisas para você. No começo você o guia, no final, você percebe que ele te conduziu.

Até aquele dia eu tinha uma visão um pouco diferente das coisas, via o Dia Internacional da Mulher como um dia de muita comemoração. Depois da conversa com a minha entrevistada, eu percebi que temos muito mais a questionar e a reivindicar neste dia, do que motivos para comemorar. Ainda que tenhamos conseguido vencer algumas batalhas, a guerra pela igualdade de direitos, infelizmente, ainda está longe do fim. Por mais que algumas coisas estejam fora da minha (ou nossa) realidade, não devemos esquecer que ainda são inúmeros e inaceitáveis os casos de violência contra a mulher. Violência de todos os tipos. Em muitos países elas ainda não têm o direito de escolha, nem dos seus representantes políticos, nem dos seus companheiros, de nada. Claro que não devemos desmerecer as conquistas que já obtivemos, mas foram apenas alguns passos de uma longa caminhada.

De qualquer forma, neste Dia Internacional da Mulher, saúdo a todas as mulheres maravilhosas e guerreiras que eu conheço. Estejamos certas, meninas, de que se o mundo tem pés de sustentação, estes calçam um salto fino. Parabéns a todas nós!!! E, se "toda mulher gosta de rosas"...






Nenhum comentário:

Postar um comentário