sábado, 27 de março de 2010

Vale a pena ver de novo essa novela?

A novela Isabella Nardoni aparentemente chega ao último capítulo com a condenação dos acusados pelo assassinato da pequena. Um julgamento que aconteceu ainda na época do crime, com os acusados condenados pela imprensa, que assumiu o papel de júri popular, clamando para si o título de porta-voz de uma população estarrecida com tamanha brutalidade. Não estou a defender o casal, apenas questionando se meus colegas jornalistas não estão ultrapassando os limites da ética em nome de pontos no IBOPE, e as consequências que isso pode ter.  

Novamente ficam sem respostas as perguntas: o fato teria a mesma repercussão se uma garota negra  tivesse sido jogada de cima de um viaduto no subúrbio da cidade? Até que ponto os jurados conseguiram se manter isentos, se desvincular dos perfis psicológicos que a imprensa já havia traçado do casal na exaustiva cobertura do fato há dois anos? O que dizer do público que acompanhava o julgamento pela televisão e comemorou a sentença como uma  torcida que acaba de ver seu time se tornar campeão de algum torneio? O que dizer da forma espetacular da cobertura, inclusive com elementos da teledramaturgia? O que dizer de tantas outras coisas?

Tudo isso me trouxe dois sentimentos, o primeiro uma certa frustração por não ter a oportunidade de atuar na área e fazer diferente (ao mesmo tempo em que agradeço por não ter que escolher entre pagar minhas contas ou ficar em paz com minha consciência). O segundo é a saudade.... lembro de vários autores (inclusive alguns que eram meus professores) que embasaram deliciosas discussões que tivemos na faculdade sobre os assuntos que citei nos parágrafos anteriores e muitas outras. Fato é que estou longe da faculdade há apenas um semestre, e a saudade já é grande... há quem diga que isso não é normal, mas não estou nem um pouco preocupada em ser normal, e sim em ser feliz. Estudar me dá prazer, indiscutível. Sinto que já está na hora de encerrar minhas férias acadêmicas...



Nenhum comentário:

Postar um comentário