terça-feira, 17 de agosto de 2010

Apaguem as luzes, o show vai começar.

Peguem os baldes de pipoca, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral começou. Na era da comunicação de massa, a campanha ganha força mesmo quando chega na televisão. Deixando de lado minha formação para que esta postagem não fique interminável, não vou me ater a conceitos e discussões que me relembram a já saudosa monografia de conclusão de curso... Bons tempos... realmente a Comunicação é a maior das minhas paixões.

Voltando ao HGPE, tenho percebido que o interesse do eleitorado apresenta alguns sinais de melhora nos últimos anos, sobretudo na reta final, quando está chegando a hora da decisão. Eu particularmente gosto de ver os programas.  E não analiso apenas o conteúdo, mas também a forma. Gosto de prestar atenção aos cenários, à postura do candidato, às vinhetas, à estrutura do programa, aos jingles... O grande problema é que quando a eleição passa, a memória registra estes detalhes, mas não os compromissos assumidos publicamente pelo candidato... e não somente para mim... provavelmente vem da política a máxima de que a memória do brasileiro é curta.

A campanha este ano está fraca, os candidatos são fracos. As propostas são parecidas e o carisma não favorece nenhum deles. O que torna o HGPE e os debates mais importantes e interessantes. Para os candidatos, a chance de usar as ferramentas do marketing e da comunicação em busca de "fabricação" de carisma, de construção de imagem, de amenizar a apatia da disputa. Para os eleitores, uma tentativa de se extrair alguma coisa de útil que possa nos ajudar a decidir... Para mim, escolher um candidato este ano é praticamente uma missão impossível. E já que o HGPE pode ajudar a decidir, vamos prestigiar. E se  vamos ver os programas dos presidenciáveis, prestemos atenção também naqueles que nos representarão no Poder Legislativo... estes sim, a cada dia mais criativos para tentar marcar os seus cinco segundos de fama... entretenimento total! Como eu disse, peguem os baldes de pipoca, isso vai ser muito divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário