domingo, 29 de agosto de 2010

E a Fonte será mesmo nova...

Os sons mais uma vez indicavam uma movimentação atípica na manhã deste domingo... a princípio os helicópteros começaram a fazer parte do meu sonho mas o som era tão real que acabei despertando.  Todo mundo é jornalista quando acorda, e tem que responder às perguntas que compõem um bom "lead": o quê (quem), como, quando, onde e porquê... quando encontramos estas respostas, acordamos de verdade. Na manhã de hoje, minhas respostas eram: helicópteros, muito próximos, domingo, manhã de sol... só faltava descobrir a peça final do quebra-cabeças.

Interrompi momentaneamente meu "lead" porque um barulho bem familiar conseguiu superar o ruído ensurdecedor dos helicópteros: meu estômago estava indócil!!! Olhei para o relógio: eram dez horas e um minuto. Dois minutos haviam se passado desde que acordei, e ainda não sabia a razão da movimentação atípica. Meu estômago não me deixou pensar em mais nada... enquanto eu findava o jejum, liguei a televisão para ver o final da corrida. Precisamente vinte e seis minutos depois que olhei para o relógio, as janelas da minha casa começaram a tremer. Mas a esta altura eu já tinha montado o quebra-cabeça. Depois de satisfeito, meu estômago permitiu que a minha memória entrasse em ação e me lembrasse que hoje seria o dia da demolição do estádio Otávio Mangabeira, ou Fonte Nova se preferir.

Bastaram alguns segundos para ir ao chão muitos anos de história. Palco de tantos espetáculos esportivos, a Fonte Nova também abrigou apresentações musicais. O fênomeno Menudo, a estrela Ivete Sangalo e a Rainha Xuxa uniram torcedores de Bahia e Vitória. Eu, que nunca fui ver uma partida de futebol em estádio, estreei na Fonte Nova no show de Xuxa. Só estive lá duas vezes. Na segunda, eu estive nos "bastidores" com a turma da escola. Fomos fazer uma aula de educação física lá porque a quadra do colégio estava em reformas. Quando a professora nos liberou, eu resolvi fazer uma expedição de exploração ao local. De repente, me vejo no gramado da Fonte Nova!!!!! No auge dos meus dez anos de idade, era a maior emoção da minha vida até então. Fiquei sonhando acordada, imaginando a arquibancada lotada e eu ali mesmo no campo fazendo uma reportagem sobre uma final de campeonato.

E hoje, tudo isso virou poeira. Mas recordações não podem ser implodidas com dinamite... tenho certeza de que cada morador desta cidade tem uma lembrança do templo sagrado do futebol na Bahia... se até eu que nunca vi um jogo lá tenho... E uma nova arena será construída, quem sabe meu primeiro jogo em estádio não será de Copa do Mundo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário