domingo, 15 de agosto de 2010

A origem

Devo considerar como quebra de promessa essa postagem após a meia-noite? Alguém teria percebido se eu não tivesse me denunciado? Como o dia ainda não terminou para mim, vou considerar que não é quebra de promessa. Acabo de chegar do cinema, fui ver o sensacional "A origem". Para definir em uma palavra: perfeito! Lembrei do que disse um professor na faculdade, que quando um filme é bom a gente não consegue contar a história. "A origem" é assim. Inexplicável, impressionante, fascinante, envolvente, inteligente. Você não consegue desgrudar os olhos da tela, não consegue fazer comentários com os amigos do lado e mergulha na confusão entre sonho e realidade junto com os personagens. Há tempos eu não saia do cinema com a sensação de que o filme superou minhas expectativas. Veria mais uma vez, tranquilamente.

Se fosse somente pela história, pelo enredo, já valeria a pena. O enredo mistura a ficção, a realidade, suspense, emoção, aventura... tudo em doses bem combinadas. Mas além de uma história espetacular, o filme nos oferece uma fotografia muito boa, interpretações convincentes,  efeitos especiais de tirar o fôlego. A sessão terminou com um sonoro "ohhh" da platéia, espontamente mais sincronizado do que qualquer coral que passa meses ensaiando. E aquela sensação de que deveríamos aplaudir, mesmo não sendo uma apresentação ao vivo como no teatro. Enfim, entrou para a minha lista de filmes favoritos. Recomendo.


Ah sim, vocês devem estar se perguntando se o filme não tem nenhum defeito. Tem sim... a tradução do título...

2 comentários:

  1. Realmente é um filme muito bom...

    E essa coisa de tradução...de querer pegar o titulo original e traduzir ao pé da letra...geral não da muito certo...apesar do ingles ser uma lingua onde as palavras tem geralmente um só "significado"...a suas excessões, um dos grandes motivos pelo qual só assisto, filmes legendados...

    E eu tenho certeza que vou assistir de novo...

    "Uma ideia é como um vírus. É contagiosa, pode crescer e definir ou destruir uma pessoa"

    ResponderExcluir
  2. PS: quanto a "quebra" da promessa, posso disser que pelo menos um alguem percebeu...rs...mas...considerando todos os motivos que eu posso imaginar, e alguns que não posso...rs...tenho certeza que podemos considerar que o passar da meia noite, nao deve ser considerado uma quebra da promessa...tantos pelos motivos que levaram isso a acontecer...e tambem, pq...afinal, em algum lugar ainda era 23:16....rs

    ResponderExcluir