quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Oito de dezembro

E todo ano é a mesma história... Dia oito de dezembro comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Por ter o nome da santa, eu tenho que passar a véspera, o dia, e o dia seguinte explicando que meu aniversário não é no dia oito de dezembro. Acredito que é assim que renovo meu imenso estoque de paciência...

Algumas pessoas, ou por desconfiança (querendo me pegar em contradição) ou por esquecimento, me fazem a mesma pergunta ano sim e outro também. Há alguns que devem pensar que eu faço aniversário duas vezes por ano, pois, há menos de trinta dias estavam me parabenizando pelo meu aniversário de verdade... e mesmo assim, ontem estavam a perguntar "seu aniversário é amanhã?"

Como consequência de ouvir esta pergunta a vida inteira, hoje eu tenho uma sensação estranha, como se o dia oito de dezembro fosse um dia especial para mim... é quase uma sensação de aniversário mesmo... Meu nome é pagamento de promessa. Depois de algum tempo tentando conceber um herdeiro, já com quase seis anos de casados e  nada, meus pais resolveram pedir a ajuda da santa, e prometeram que se fosse menina dariam o nome dela. Aqui estou, carregando o nome da padroeira da Bahia.

Quando eu era criança eu não gostava do meu nome. Mas depois eu percebi que ele combina muito comigo e com a minha história de vida. Tirando as brincadeiras com a música de Cauby Peixoto (nunca vou me acostumar com isso) eu aprendi a gostar do meu nome e hoje posso até dizer que sinto um certo orgulho dele.

E agora, é curtir o feriado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário