segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jornalista ou publicitária? Quem disse que precisa ter apenas uma resposta certa?

De tanto ouvir isso, estava quase acreditando que meu lado jornalista é predominante, e que a publicitária morreu dentro de mim. Mas descobri que isto não é verdade (pelo menos não totalmente, a publicitária cohabita em mim). Ser jornalista é meu sonho de infância que ora se realiza, apesar das controrvérsias e das falsas ideias sobre os profissionais de Jornalismo que atuam em Assessorias de Comunicação. Se as técnicas são as mesmas, a ética é a mesma, por que eu sou menos jornalista do que os que aparecem na televisão ou escrevem nos jornais? 

E ser publicitária, o que é na minha vida? É uma profissão que adoro também, e que me torna uma jornalista mais completa. Estive pensando que de alguma forma, eu trabalho a construção de uma notícia como trabalharia um anúncio, mas o fluxo é mais instantâneo, dura apenas algumas frações de segundo. Planejamento, criação, produção e veiculação. Planejar é um verbo muito confortável para mim. Já foi um problema, porque eu planejava em excesso, mas hoje encontrei o equilíbrio. Usar a criatividade também é muito fácil, muito prazeroso. As etapas seguintes são a mecânica da coisa.

Como funciona esse processo com a notícia? Quando vejo a pauta, planejo o que deve ser divulgado, quando deve ser divulgado e para quem deve ser divulgado. Definido isso, é hora de pensar no texto. Solto as amarras da imaginação e deixo ela vagar.. quem foi que disse que não pode haver poesia e leveza no jornalismo institucional? Na etapa de produção, é o texto que me conduz. Mesmo com a ideia na cabeça, as palavras muitas vezes te levam por outros caminhos... sempre melhores! E por fim, com o texto pronto, é hora de divulgar. Tudo tão internalizado que flui magicamente, automaticamente. 

Ser profissional de Comunicação é fácil quando a gente ama o que faz, mas não é somente glamour, como muitos pensam. Pelo contrário, é muito trabalho, é preciso usar toda a massa cinzenta para alcançar os objetivos do cliente e conquistar os destinatários. E para encerrar a postagem, claro, um comercial. Os olhos de quem é da área enxergam um pouco além, naturalmente, mas não precisa se ater nestes detalhes. Basta apreciar como uma obra de arte. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário