quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pão e Circo

Qual o cenário de Salvador neste começo de 2013? A educação é um exemplo do que não deve ser feito, a saúde está agonizando, a limpeza pública é uma enorme sujeira, a conservação do patrimônio é por meio de fotografias antigas, a (i)mobilização urbana é assustadora e a (in)segurança prevalece. Diante de um quadro tão perfeito, nada mais resta ao governo municipal... vamos planejar o Carnaval. Que tal mais um espaço para desfile (?) de blocos? Um novo circuito, destinado apenas aos cortejos afro? Sensacional!

Sob o pretexto da reparação social e da valorização da cultura negra, a segregação chega ao ápice no Carnaval soteropolitano. Aplausos! De agora em diante, é cada um no seu quadrado. E por mais paradoxal que seja, a ideia surge em mentes de afro-descendentes. Que maravilha é o país do Carnaval, e da Copa... não esqueçamos! Reeditando de forma moderna a antiga política do Império Romano: pão e circo. O circo já está aí em pleno funcionamento, mas o pão é cada vez mais repartido entre poucos.

E pensar que os que não têm acesso ao pão são os que escolhem os que vão repartí-lo, os seus representantes. E está cada dia mais difícil manter o otimismo, mas insisto em acreditar nas pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário