domingo, 13 de janeiro de 2013

Rookie Blue

Nunca fui muito fã de seriados norte americanos, sempre gostei mais de ver produtos da televisão brasileira. Mas, alguns seriados me encantaram no passado, outros me encantam no presente e (espero) outros me encantarão no futuro. Entre os que estão no ar atualmente, o que mais gosto, sem dúvidas, é Rookie Blue. A série acompanha a rotina de cinco jovens policiais que acabaram o treinamento na academia e começam a exercer a profissão "de verdade". 

O que me faz gostar de Rookie Blue? A temática policial, os personagens (que não seguem a linha maniqueísta dos "bonzinhos" e "vilões", mas tem virtudes e defeitos como todos nós do mundo real), bons roteiros, boa abordagem dos conflitos pessoais e profissionais dos personagens principais, e boas atuações. Apenas um detalhe, o seriado não é norte americano, é canadense. Jamais adivinharia se não houvesse lido algo a respeito. 

Outros seriados que gosto bastante são Flashpoint e Law & Order. Em comum, as duas produções têm os grupos de policiais que lidam com casos especiais. Em Flashpoint, para resolver os casos a equipe mergulha no psicológico das pessoas, para entender as razões das atitudes delas - são muitos casos de resgate, vários emocionantes. É bem comum me ver com olhos marejados enquanto assisto. Aqui também se aborda a vida pessoal dos policiais, em segundo plano. Já Law & Order, traz também a tramitação do processo criminal, o julgamento. E os casos são na maioria relacionados a crimes sexuais. A vida pessoal dos policiais quase não é abordada.

Mas, para me agradar, o seriado não precisa ser policial. Basta ter boas histórias, bons personagens, boas atuações e boa direção. House é um exemplo de seriado não policial que me encanta. O mesmo vale para as produções nacionais, com destaque para as novelas. No ano passado, o único folhetim que me manteve na frente da televisão, que me divertiu bastante, foi Cheias de Charme (sim, isto mesmo, eu não fui infectada pelo vírus de Avenida Brasil). Das novelas que estão no ar, a única que gosto é Lado a Lado e... epa! O assunto da postagem é seriado, vamos deixar para falar das novelas em outros momentos. 

Personagens de Rookie Blue

Nenhum comentário:

Postar um comentário