quarta-feira, 23 de junho de 2010

Álbum de figurinhas

Este blog está ficando chique.. já tem até sugestão de leitor para temas das postagens. Essa foi meio sem querer, mas não deixa de ser uma sugestão. E claro, todas as sugestões, comentários, críticas e elogios serão sempre bem-vindos.

Estávamos hoje conversando sobre uma pequena "tragédia" que aconteceu, sobre um "acidente" que provoquei... rasurei minha tabela da Copa por desatenção na hora de preencher os cruzamentos da próxima fase. Eu sou a única mulher que eu conheço que tem a tabela da Copa (e atualiza diariamente) e também sou a única mulher que eu conheço que tinha álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro na infância (tive outros também, mas o do Campeonato era um dos meus favoritos).

Aliás, que boa lembrança essa... e aqui entra a sugestão "involuntária" do tema da postagem. Realmente uma boa recordação, as figurinhas... desprezando, evidentemente, as besteiras que eu sempre ouvia sobre isso não ser coisa para meninas. Pensei em comprar o álbum da Copa, mas desisti. E por diversas razões. Uma delas, o próprio álbum. Com Ronaldinho Gaúcho e Adriano entre os jogadores da seleção brasileira. A FIFA os convocou, mas Dunga não. O álbum não reflete a realidade. Mas, a razão principal para a decisão de compra (ou não compra, neste caso) foi achar que teria coisas mais produtiva em que investir meu dinheiro, afinal, minha infância já terminou.

Lá na infância, ter álbum de figurinhas era praticamente existir. Era uma verdadeira aventura. A abertura de cada envelope era uma descarga de adrenalina! Frustração quando começavam a surgir do envelope as figurinhas que os adultos chamavam de "duplicatas" e nós de "repetidas". Alegria intensa quando surgiam as que faltavam. Se fosse uma daquelas que a turma toda queria então... a gente se sentia como garimpeiros que achavam um diamante! Completar um álbum era uma missão praticamente impossível. Quando a editora parava de vender as figurinhas e ainda faltavam seis ou sete era um desânimo total. Ainda demorávamos um pouco para reconhecer a derrota, já que, como dizem, somos brasileiros e não desistimos nunca... Tentávamos as trocas com outros colecionadores ou até mesmo comprar as relíquias... mas na maioria das vezes, ficavam faltando as seis ou sete figurinhas... E a tristeza durava até a próxima expedição de caça às figurinhas começar... com o lançamento de mais um álbum.

Alguns dos meninos da turma não tinham álbum, apenas colecionavam as figurinhas para brincar de bafo (ou de "bater figurinha", como a gente chama aqui). Eu sempre era expulsa da brincadeira, porque eu ganhava mais do que perdia. Um adulto na época me explicou que a mão das meninas tem um formato diferente, que facilita o nosso desempenho na brincadeira. Não sei se procede, se alguém puder esclarecer...

Obrigada pela sugestão da pauta, querido seguidor. Estejam sempre à vontade para fazê-lo, ainda que de forma involuntária.


Álbum da Copa 2010, com Ronaldinho Gaúchoe Adriano

3 comentários:

  1. me fez sentir saudade dos meus albuns de figurinha...

    diga-se de passagem....praticamente todos faltando umas 5 ou 6 figurinhas...rs....

    se fosse hoje em dia eu pedia pela internet as que faltavam...

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha um álbum de figurinhas do "Amar É". Mas preferia mesmo era papel de carta. :)

    ResponderExcluir
  3. Poxa amiga, eu tentei colecionar papel de carta... cheguei a comprar uma daquelas pastas que toda menina tinha, mas... decididamente isso nunca combinou comigo. Não tinha emoção.

    ResponderExcluir