terça-feira, 22 de junho de 2010

Sorte

Comecemos com um verbete de dicionário:

sorte / sor.te
sf (lat sorte) 1 Fado, destino. 2 Acaso, risco. 3 Quinhão que tocou em partilha. 4 Modo, maneira. 5 Estado de alguém relativamente à riqueza. 6 Bilhete ou esferazinha nas rifas ou loterias. 7 fig Desgraça. 8 Lote de tecidos. 9 Manobra para farpear ou enganar o touro. 10 Rês que cabe ao vaqueiro em pagamento. 11 Medida agrária de 2.700 quadras. S. grande: o prêmio maior da loteria. À sorte: ao acaso, mediante sorteio. Dar sorte: proporcionar bom êxito. De sorte que: de modo que, de forma que. Estar com sorte: estar feliz.

Agora que o signifcado de sorte já foi explicado, falta apenas uma explicação: o que a sorte está fazendo neste post?
 
Até pouco tempo, eu achava que a sorte era como um espírito - que só aparece para alguns poucos iluminados... Hoje eu penso diferente. Sorte é como uma gripe, aparece para todo mundo - para uns mais fraca, para outros mais forte, para uns a cada dois anos, para outros a cada dois meses.... (antes de prosseguir uma pausa para um pequeno comentário... acho que minhas metáforas estão ficando tão ou mais criativas que as do presidente... será que ele aceitaria um duelo de metáforas???).
 
Hoje a sorte apareceu para mim em dose dupla. Primeiro, porque resolvi ir ao supermercado comprar algumas coisinhas e me deparei com uma promoção de livros. Um deles, a depender do local é comercializado com o preço de R$ 41,90 a R$ 49,90. Mas...estava custando apenas R$ 6,90. Foi muita sorte! Eu consultei o preço em três leitoras de códigos de barra e era aquilo mesmo. Já estava achando que foi muita sorte essa economia, quando me dei conta que isso poderia render uma postagem... foi realmente uma sorte dupla.  E meu amuleto humano nem estava por perto... aliás, que saudade do meu amuleto!
 
Talvez por ter vindo em dobro pra mim, a sorte esqueceu de dar os ares da graça nos campos de futebol da África do Sul, e deixou os donos da casa de fora da festa logo cedo... mas sobre isso a gente conversa outra hora.

Um comentário:

  1. Bom...quanto ao duelo com o presidente, nao sei se ele aceitaria...afinal do jeito que vc esta...e ele em fim de mandato, prestes a se aposentar...rs...acho q ele nao se arriscaria...

    E quanto a sorte...bom...acho q tenho que concorda com você...todos a temos...eu que me acho tao sem ela...estou tendo a oportunidade de ta escrevendo aqui hoje...entao...nao sei se posso mais me achar tao sem sorte assim.

    ResponderExcluir