terça-feira, 4 de maio de 2010

Excesso de expectativa. Excesso de decepção.

Expectativas... que coisa mais difícil de se lidar. Como ervas daninhas que se alastram e por muitas vezes colocam o jardim inteiro a perder. Mas como não criá-las? Elas surgem do nada e crescem vertiginosamente. Entretanto, não duram para sempre. Por mais que ilusões, fantasias e até alguns dados concretos as alimentem, chega o momento tão sonhado do encontro com a realidade... e nesta hora, a alegria ou a decepção serão do tamanho da expectativa. Acredito que nós mulheres sejamos mais "talentosas" para o cultivo das expectativas... parece que já saímos de fábrica com essa programação. Isto se aplica a tudo nas nossas vidas, das coisas mais simples e sem importância até as mais delicadas.

Poderia contar milhares de situações que aconteceram comigo, para ilustrar minha "tese", mas como estou em uma safra de postagens televisivas, vou manifestar publicamente a minha frustração com a novela Viver a Vida. Eu sempre gostei de novelas, desde criança. Minha mãe me mandava dormir, "porque criança não assiste novela das oito"... e eu voltava para a sala na ponta dos pés e me escondia em um canto para ficar olhando... Voltava para o quarto sendo arrastada pelas orelhas quando era descoberta, mas isso não era muito comum de acontecer.

Eu sempre vi as novelas como um produto cultural, como entretenimento que pode informar, formar e deformar também. Epa!!! Deixemos essa discussão lá nas salas de aula da faculdade... A verdade é que antes da estreia, as milhares de entrevistas e reportagens sobre a novela Viver a Vida- e a experiência de novelas anteriores do mesmo autor - fez com que nossa imaginação já nos visse sem querer perder um capítulo e lamentando a despedida da trama... e esqueceríamos nossas mágoas de Páginas da Vida, a novela anterior de Manoel Carlos que prometeu e não cumpriu... agora sim, o bom e velho Maneco estaria de volta!!!! Mas, como eu disse, a decepção é do tamanho da expectativa. A novela se encerra semana que vem, e depois de meses no ar não disse a que veio. Não teremos cenas memoráveis para lembrar, não torcemos por mocinhos, não odiamos vilões, não ficamos tensos aguardando as cenas do próximo capítulo... A sensação de "já vai tarde" é o retrato da decepção.

É impossível não deixar que as expectativas nasçam, mas pelo menos posso tentar não alimentá-las, ou deixá-las em uma dieta de baixa caloria, para o prejuízo ser menor. Acho que vale a pena arriscar uma alegria pequena (se for este o resultado) para não correr o risco de ter uma enorme decepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário