sábado, 8 de maio de 2010

Tempestade e bonança

Eu sempre gostei dos provérbios, ditados populares, ou seja lá que nome você queira dar. Apesar de ser senso comum e algumas vezes desprezados pelos ditos intelectuais,  são capazes de nos trazer vários ensinamentos com uma sabedoria de quem tem experiência prática de vida, de quem aprendeu a viver vivendo e não lendo nos livros.

Há uma infinidade de provérbios, mas para a postagem de hoje dois se adequam perfeitamente. O primeiro deles veio da China, da instigante cultura oriental, e diz: espere pelo melhor, prepare-se para o pior, e receba o que vier. O outro, brasileríssimo, decreta: depois da tempestade, a bonança. Todas as previsões para o ano de 2010 falavam em mudança. E elas já estão acontecendo, pelo menos para mim. Tive um começo de ano bastante complicado, com problemas de toda ordem que me sufocaram. Eu tinha duas opções: vencer os problemas ou me deixar vencer por eles. Estou aqui escrevendo agora, e isso ilustra qual a foi a minha escolha. Esperei pelo melhor, preparei-me para o pior e recebi o que veio. A vida fica bem menos difícil quando você encara as coisas desta maneira.

A tempestade passou, mas ainda restam algumas nuvens que podem se transformar em garoas incômodas ou até mesmo voltar a provocar enchentes. A bonança certamente virá, na hora certa como tem que ser.

Hoje eu agradeço à vida pela tempestade. Sem ela eu não teria a oportunidade de ser a pessoa que sou hoje. Amadurecimento e sofrimento não rimam por um mero acaso. Momentos de fraqueza todos temos e teremos sempre, mas eles não podem ser mais fortes do que a nossa vontade de seguir adiante.

Escrevo esse post para você, minha amiga, que passa por um momento bastante delicado. Nos momentos de dificuldade, se você quiser vencer vai descobrir forças que nem imaginava que teria. Por pior que seja um problema, ele tem sempre uma solução, por mais que ela seja diferente do que gostaríamos que fosse. Algumas vezes temos que amputar um dedo para não perder a mão inteira. Acredite em você, você é capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário