Atelier: de origem francesa, significa oficina: de fotógrafos, pintores... e agora, de jornalistas!
sábado, 22 de dezembro de 2007
Palavras apenas, palavras pequenas?
sábado, 8 de dezembro de 2007
Decoração de Natal
Pensei em uma decoração cheia de latas de coca-cola. Motivo: graças a ela o Papai Noel tem hoje a imagem que conhecemos. Antes da campanha publicitária que revolucionou a moda do bom velhinho, ele usava marrom. Prefiro o vermelho, não sei qual a razão, talvez porque combine mais com o verde da árvore de Natal.
Pensei em um presépio também, afinal, muita gente esquece qual o sentido do Natal. Ou uma árvore de Natal, como a da minha casa, cheia de enfeite de anjos e Papai Noel. Na dúvida, é melhor um pouco de tudo, não? Vou pensando até amanhã, dia em que eu espero encerrar o semestre na faculdade. Todo mundo em clima de comprar presente e eu escrevendo artigo acadêmico... vai ver que é destino...
E eu ainda trabalhando na Praça da Sé. O pessoal está montando uma decoração na praça e eu em pânico. Não mereço ter meus ouvidos torturados pelo Coral da Cidade. Espero que quando começarem as apresentações eu não esteja mais lá!!!
Silêncio? Não, fala estratégica
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
domingo, 2 de dezembro de 2007
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Luto de uma tragédia anunciada.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Mudando um dos símbolos nacionais
sábado, 17 de novembro de 2007
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Um brinde a incoerência
sábado, 10 de novembro de 2007
Humanos: desista de entender
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
sábado, 3 de novembro de 2007
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Tem sempre alguém que marca (ou não desmarca) a opção do relógio do Windows "ajustar automaticamente para o horário de verão". Tem sempre alguém que "paga mico"por causa deste pequeno detalhe... e foi assim que ontem eu quase saio para almoçar às 11:15. Achei estranho que o meu relógio biológico não tivesse sido acionado, que mais ninguém estivesse saindo e que o sino da igreja não tivesse badalado mas o relógio estava ali marcando 12:15, então era melhor sair logo para almoçar... Por sorte eu resolvi colocar o celular no modo silencioso e percebi o engano.
E já que eu falei no sino da Igreja, estou passando um tempo trabalhando lá na região do Pelourinho e já estou guiando meus horários pelos muitos badalos dos sinos das igrejas. Qualquer hora dessas eu escrevo com mais detalhes, pode ser até um serviço de utilidade pública para os católicos de plantão. Ainda preciso catalogar os horários, por enquanto está no inconsciente: hora do almoço, hora de ir embora, hora da ginástica laboral...
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Como assim título da postagem? O título é do São Paulo!!!!!!!!!!!!!!!
Grande estrela do São Paulo, Rogério é um atleta completo. Talentoso, disciplinado, dedicado, sua liderança foi fundamental para esta conquista. Sou suspeita para falar de Rogério, eu sei, eu torcia sempre para o Zetti não jogar na época que Rogério era reserva dele, só para ele ser titular. Até que um dia Zetti foi embora do São Paulo. Comemorei como se fosse um título. Rogério sempre foi um dos meus ídolos no futebol e no São Paulo. Ele é um símbolo do clube. E torcedor também, em uma época onde a maioria dos jogadores tem amor à carteira é lindo ver o Rogério com amor à camisa. Ele sabe a honra e a responsabilidade que é vestir a camisa do clube bem amado.
No banco de reservas, o São Paulo tem um técnico que soube explorar o melhor do time, conter a vaidade e o clima de "já ganhou", repor as peças que foram se perdendo durante a competição apenas realocando os jogadores em outras funções. O ataque não foi o grande destaque mas deu conta do recado nos momentos decisivos. É um campeonato que entra para a história.
Os adversários vão dizer que foi sorte. Alguma coisa eles tinham que falar. Coisa de torcedor, admitir a superioridade do adversário é difícil. Eles que fiquem com a dor de cotovelo enquanto a gente curte a festa.
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
sábado, 20 de outubro de 2007
A filosofia do torcedor de futebol brasileiro
Contando as horas para o GP-Brasil e o jogo decisivo entre São Paulo e Cruzeiro
Ser baiano é gostar de Carnaval ou qualquer outra festa com grandes aglomerações? Ser baiano é gostar de axé e pagode? Ser baiano é marcar presença nas festas populares? Ser baiano é misturar candomblé com catolicismo? Ser baiano é ir à praia todo final de semana? Ser baiano é falar as palavras pela metade? Ser baiano é visitar a Igreja do Bonfim pelo menos uma vez por ano? Ser baiano é ser "Baêa" ou "Vitóra"?Ser baiano é tudo isso? Ser baiano não é nada disso? Prefiro acreditar que ser baiano é o mais simples, é nascer na Bahia...
Se não me identifico (pelo menos não muito) com a terra de todos os santos, encantos e axés... me identifico com o ser brasileiro... um tanto paulista talvez, ao comer pizza sempre que possível e me apaixonar pelo São Paulo, ou no profissionalismo exagerado que tanto pregam que os paulistas possuem.... com um sotaque levemente misturado de São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul, tchê!!! Com a organização e o senso urbano dos curitibanos, com a paixão pelo mar dos cariocas, felizmente sem a cara-de-pau de um certo local em Brasília.... Será? Não sei, isso é o que dizem de mim, mas o que eu digo de mim????
Serei de Marte???? Não, os homens são de Marte, as mulheres são de Vênus!!!! Todo esse drama simplesmente porque decidi comprar uma bolsa mais estilo artesanal no Mercado Modelo e chegando lá, achei-as lindas, mas não tinham as divisórias que a minha organização requer... compartimento para tal coisa, para tal outra e assim vai. Convicta de que a metade de casa que carrego na bolsa (água, prendedor de cabelo, canetas, lápis, caderninho para anotações, sombrinha, celular, carteira, porta-moedas, grampeador, pente, absorvente, etc, etc, etc). Já me disseram que nem Freud me explica, tanto drama por nada... encarei como elogio, sou complexa demais até para Freud!!!! Eu me entendo e às vezes isso me basta.
Ah, sim, talvez eu deva explicar a falta de nexo entre o título e o post... mas vou deixar que a criatividade de cada um responda. Apenas uma dica: é muito simples.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Turista eu? Uai!!!
Semana passada, estava eu a subir a ladeira do Pelô, quando fui abordada por vendedores de souvenirs... mesmo dizendo que sou baiana, nascida e criada em Salvador (apesar do sotaque mineiro) não tive como escapar da fitinha do Senhor do Bonfim enrolada no braço e da insistência para comprar os colares. Não comprei os colares mas a fitinha... branquinha (terá sido alguma indireta?) com os três nós dos três desejos. Agora me sinto na obrigação de investigar a origem dessa crença. Eu ia cortar a fita mas algumas pessoas aconselharam a deixar, umas com medo de que o pedido não se realize e outras dizendo que assim eu fico livre de outras abordagens... de qualquer forma, a fitinha está aqui.
sábado, 6 de outubro de 2007
http://jogos.uol.com.br/jogosonline/runronaldorun/
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Eu no EBAJ
Agora que o "sagrado" já está pronto, vamos ao "profano", ou seja aos bastidores do EBAJ. Tinha um grupo de uma determinada faculdade (que estava cobrindo o evento para alguma publicação interna da instituição) que acompanhou o Encontro com gravadores, máquinas fotográficas e anotações. O que tem demais? Todos eles gravaram, todos eles fotografaram e todos eles fizeram anotações. Em todas as palestras foi assim, embora cada dupla estivesse encarregada de cobrir uma. Sim, eu apurei as informações. Achei curioso.
EBAJ - Terceiro Dia
EBAJ - Segundo dia
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Panelaço no EBAJ
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Paraíso Tropical
Taís descobre que o acidente que matou o pai de Olavo não foi um acidente, foi um assassinato cometido pelo próprio Olavo, que não perdoou o pai por ele ter reatado com Marion mesmo depois da traição. Taís tenta chantagear Olavo com o assunto, mas acaba desistindo porque Antenor já havia concordado em lhe dar 1 milhão de dólares. Além disso, Taís sabe sobre o golpe de Marapuã e o golpe do fundo de pensão. O álibi de Olavo é forjado por Jader, que dirige o carro do vilão até a oficina onde possivelmente Ivan poderia ter levado o carro que roubara para negociar. Depois, Olavo tenta envenenar Marion, mas como a tentativa fracassa ele resolve se fazer de vítima também e coloca veneno nas garrafas de bebida em seu próprio apartamento. E por fim, tenta dar fim em Antenor, para antecipar a fotuna que vai herdar com o golpe do bebê de Bebel. A única coisa que ainda não pensei é como o Olavo soube que a Taís estava lá na casa da Paula.
Vamos aguardar até amanhã...
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Estou em extinção ?
Exijo bom atendimento, exijo nota fiscal nos estabelecimentos comerciais, não "esqueço" de declarar nem um centavo no imposto de renda, pago todos os impostos e contas em dia, cedo o lugar para idosos, deficientes e gestantes, atravesso o sinal na faixa de pedestre, sempre à direita e dispenso a diagonal para não atrapalhar as outras pessoas. Aguardo a minha vez na fila, procuro conhecer os meus direitos e brigar por eles. Pesquiso informações na internet sobre os candidatos em quem pretendo votar.
Olho ao redor e vejo quase ninguém agir da mesma forma. Sou uma espécie em extinção???? Se sou minoria, a maioria é quem tem razão?
domingo, 23 de setembro de 2007
Don't worry, be happy!!!!!
sábado, 15 de setembro de 2007
Seguindo as pistas
Os autores do folhetim praticamente centraram as suspeitas em cima de oito personagens: Olavo, Belisário, Marion, Paula, Eloísa, Hermínia, Ana Luíza e Ivan. O crime pode ter sido plenejado, já que Taís foi dopada antes de morrer, ou pode ter sido coisa de momento e o assassino usou poderosos tranquilizantes. Uma outra probabilidade é do assassino querer matar Paula ao invés de Taís, e ter se enganado.
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Resumo do dia em Brasília...
domingo, 9 de setembro de 2007
Uma crônica, para mudar um pouquinho...
Na quinta, você olhava para o relógio a cada cinco minutos e a ansiedade parecia estar no nível máximo, quando, faltando vinte minutos para o fim do expediente, seu chefe lhe dá uma tarefa "que não pode ficar para segunda-feira". A ansiedade agora só não é maior que a raiva daquele filho de uma...
Terminada a inadiável tarefa, começa o feriadão!!! A caminho de casa alguns engarrafamentos, e nos trechos livres alguns motoristas que fazem manobras prudentes e responsáveis... Muitas buzinadas e palavrões depois, você chega em casa e o porteiro lhe entrega uma pequena pilha de correspondências. Que coincidência, somente boletos de cobrança! Condomínio, luz, telefone, escola das crianças, celular... Não vamos pensar nisso agora, todas tem o vencimento para depois do feriado.
Agora é tomar um banho, ver como estão as crianças, supervisionar o trabalho da empregada, jantar, arrumar as malas, preparar a reunião de segunda... Ufa! Enfim, tudo pronto. Amanhã é acordar cedo e cair na estrada.
E chega o dia seguinte. Empregada de folga, você mesma faz o café, depois lava a louça, arruma a cozinha, apressa as crianças. Já saindo da garagem, lembra que esqueceu o protetor solar. Volta para pegar, é melhor, em local de praia os preços são absurdos... o marido aproveita para ir ao banheiro, as crianças brigam dentro do carro. Dez minutos depois, estrada. Lentidão no trânsito e muito calor. Você pensa nas coisas boas que estão por vir, e falta pouco tempo, a viagem é curta.
E... chega ao seu destino. A reserva foi confirmada sem problemas mas alguns quartos ainda estão sendo arrumados, o seu inclusive. Alguns minutos depois de aguardar na sala de espera, você se joga na cama... como é macia! Arruma as malas rapidinho e sai para um passeio com as crianças, não vale a pena desperdiçar nem um minuto!!! Voltando para o hotel, já a noite, tudo que você quer é um banho quente... mas descobre que o chuveiro está quebrado. Troca de quarto depois de um dia cansativo não vai tirar o seu ânimo... e nem o café atrasado do dia seguinte... você somente jura que não vai nunca mais colocar os pés naquela "espelunca".
O restante do período transcorre sem grandes problemas, o chefe de seu marido liga e pede para ele chegar meia hora mais cedo na segunda, uma das crianças tem dor de barriga, a outra leva um tombo na escada e precisa de cinco pontos na testa.... no mais, tudo em ordem.
Hora de voltar para casa... todo mundo voltando ao mesmo tempo, muita gente fechando a conta no hotel e a sala de espera se torna uma sala de longa espera... Já no caminho de volta, a mesma lentidão no trânsito, o mesmo calor... a única coisa diferente foi o pneu furado. Na portaria do prédio onde mora, você é avisada de que um condômino furou um cano da tubulação e que o conserto já foi providenciado, somente mais uns trinta minutos e a água volta a cair nas torneiras. A criança mais nova sempre dá trabalho para tomar banho, mas agora que não tem água ela quer ir pro chuveiro e faz o maior escândalo.
Problema contornado, tudo normalizado. Amanhã é segunda-feira e você volta ao trabalho "totalmente relaxada", com bateria renovada depois de um feriadão tranquilo, para mais uma semana de stress...
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Exercitando a massa cinzenta
Incrível como essa novela saiu de baixíssimos índices de audiência nas primeiras semanas para se tornar o assunto de uma nação inteira. O "quem matou Taís?" já começou a ser discutido há semanas... enquanto isso, os cofres do plim-plim agradecem a preferência dos anunciantes, que agradecem a preferência do público.
Talvez eu seja a única pessoa que não esteja falando sobre a morte de Taís... Quem me conhece, já deve estar dizendo que duvida porque se eu adoro televisão, como eu não iria gostar de novela? E se eu gosto de novela (e assumo desde o tempo em que gostar de novela era brega) como eu não iria falar da morte de Taís????? Simples, eu não falo, eu registro. Resolvi bancar a detetive, já que na ficção eu não corro risco algum... Longe de mim querer ser Hercule Poirot que eu tanto amo mas aprendi muito com o pequeno belga de Agatha Christie (e me recuso a ler o livro em que ele morre!!!) e agora vou colocar em prática. Começo as minhas investigações depois do capítulo de hoje, para ter condições de igualdade com os outros milhões de brasileiros "detetives". Estou levando isso a sério... espero o capítulo de hoje quase com a mesma ansiedade que espero os jogos do São Paulo... coisa de maluco, não?
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Vamos nos preparar, essas novelas ainda terão muitos capítulos... os vilões interpretam perfeitamente seus papéis e os mocinhos esboçam pouca reação. E a gente? Só assiste!! Próxima eleição estaremos lá, votando nas mesmas pessoas...
sábado, 25 de agosto de 2007
A frase:
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
sábado, 18 de agosto de 2007
Treinando para o Projac
Pedimos ajuda para uma funcionária, que fica com aqueles carrinhos de campo de golf (e do Projac da Globo, que a gente sempre vê no Vídeo Show). Adorei andar naquele carrinho. Vou fazer questão de esquecer sempre onde está o carro para ir treinando nos carrinhos que parecem os do Projac... quem sabe um dia eu não ando nos do Projac? Enquanto sonhar não custar nada... a gente abusa!
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Modernizando a tradição
São Roque é o santo do dia, ou se preferir, Obaluayê. Convivendo pacificamente as duas religiões (catolicismo e candomblé) festejam juntas. Missa dentro da igreja e "banho de pipoca" na saída. Os adeptos do candomblé participam da missa e os adeptos do catolicismo tomam o "banho" de pipoca. A modernização agora é que a pipoca é feita no microondas, pelo menos foi o que eu ouvi falar. Segundo uma colega minha do trabalho, a pipoca de microondas fica maior e mais cheirosa apesar do preço mais elevado. Não sei se acredito, ela tem uma imaginação muito fértil, que percebe coisas que ninguém percebe...Talvez eu ainda investigue mais a fundo porque fiquei curiosa para saber se a informação procede. O problema vai ser encarar o cheiro da pipoca, tanto faz a "antiga" de panela ou a "nova" de microondas... ambos despertam náuseas em mim. Se alguém já testou e quiser tirar a minha dúvida...
terça-feira, 14 de agosto de 2007
"Faz o seguinte...dá uma revisada em Kant..."
Que me perdoem os teóricos, mas ultimamente me decepcionei com a Filosofia, com a Estética precisamente. Foi muito frustrante duas conversas que tive depois de estudar vários autores. Uma delas foi com um estudante de Ciência da Computação e a outra com um compositor da chamada axé music. Os dois, em questão de minutos, me falaram coisas que os tais "pensadores" levaram anos para escrever. Eu só pensava, preciso mesmo estudar Filosofia? O senso comum chega as mesmas conclusões bem mais rápido e bem mais simples!
Como eu disse, terei mais uma chance de dialogar com Kant. Se não der certo, eu parto para um monólogo e falo o que eu acho, o que eu penso, o que eu entendo. Por que a minha verdade é menos verdade do que a dos outros, que a de Kant? A gente não precisa concordar, afinal de contas a Filosofia vive de questionamentos, vamos colaborar.
domingo, 12 de agosto de 2007
Que maravilha...
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Estava agora mesmo em uma sala de bate-papo virtual com Sandy e Junior. Não perguntei nada, só li as perguntas das outras pessoas que estavam na sala. As pessoas perguntaram tudo que eu li ou vi em duas ou três entrevistas recentes. E todas elas terminavam a pergunta mandando beijos e dizendo que adoram eles. Se eu que não sou fã já sabia tudo que eles iriam responder... Ou será que os fãs estavam testando o grau de coerência da dupla, tentando pegar alguma contradição?
Não sou fã da dupla, também não odeio, tem gente muito pior por aí. Uma história de dezessete anos de carreira bem sucedida no cenário musical não poderia terminar de repente, mas talvez tenha sido um erro anunciar a despedida com seis meses de antecedência. Eles vão entrar para o Guiness como a dupla que respondeu mais vezes as mesmas perguntas!!!!
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
sábado, 28 de julho de 2007
Bastou um minuto
Dias depois chega a foto para o motorista infrator. Realmente tínhamos saído na foto e o condutor do carro lado em um simples olhar se apaixonou perdidamente por mim. Algum tempo se passou e ele havia contratado um detetive para descobrir quem era a moça da foto. A esposa percebeu que havia algo diferente, agindo instintivamente começou a ouvir as conversas do marido ao telefone e inspecionar as suas roupas. Em uma tarde de sábado ela percebeu que ele estava muito nervoso quando saiu de casa dizendo que iria tomar uma cerveja com os amigos. Com o coração na mão, ela o seguiu. Ele dirigiu até um shopping da cidade, e se aproximou de uma moça, que parecia esperar alguém na porta do cinema. Ela se recusava a acreditar no que via. A moça, não precisa nem dizer, era eu.
O marido só teve tempo de falar "boa tarde!", em questão de segundos sua esposa estava ao seu lado, em prantos, fazendo o maior escândalo. Os transeuntes olhavam curiosos. Eu tentava explicar que nunca tinha visto aquele homem antes quando o meu namorado chegou e ficou sabendo do "flagra" que acabara de acontecer. Ambos de cabeça quente, saíram sem ouvir uma palavra do que eu dissera. Então virei para o estranho e pedi "você quer fazer o favor de me dizer o que está acontecendo?" Ele me contou o que descrevi aqui e eu indignada lhe disse todos os palavrões que nunca falei na vida!!!! Agora estou insistindo em ligar para o meu namorado, que não me atende......
sábado, 21 de julho de 2007
Cortando a fitinha!!!!!!!!!!!!!!
Pensou que eu ia começar a falar do Pan-Americano porque eu adoro esportes? Errou, prefiro assistir às competições e deixar para comentar depois. Mas não fique triste, eu também pensaria isso... Na verdade não vou falar de nada. Acabei de me mudar e, toda mudança é cansativa... ainda que seja uma mudança virtual... Remexer naquelas coisas antigas me trouxe uma mistura de sentimentos com algumas recordações... como esta:
Mas, e então, gostaram do meu espaço novo??? Ainda tem um pouco do cheiro da tinta...