sábado, 9 de outubro de 2010

Fábula do porco espinho

Ah, os ensinamentos que a vida nos traz... há algum tempo, eu recebi este texto por e-mail. Não lembro o que significou para mim naquele instante, mas eis que acabo de recebê-lo novamente... e desta vez, é simplesmente uma forma lúdica de retratar meus próprios pensamentos... se encaixa perfeitamente neste momento da minha vida. Recentemente, decidi conviver com as feridas provocadas pelos espinhos da amizade, porque percebi que também possuo espinhos que ferem... agora tenho outra decisão importante a tomar, em outro aspecto... espinhos diferentes, mas ainda espinhos.

Resolvi postar este texto porque considero que traz uma reflexão importante para todos, em qualquer tipo de relacionamento...
"Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.
Moral da História : o melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades."

2 comentários:

  1. realmente um otimo texto...a gente sempre espera a pessoa perfeita...mesmo sabendo que todos nos temos os nossos "espinhos"...e a conclusão diz tudo...perfeito ninguem é...a questão é...o que vc mais da valor no outro, os defeitos ou as qualidades...

    ResponderExcluir