terça-feira, 19 de outubro de 2010

Primeiro dia de aula

Hoje pude comprovar na prática uma coisa bastante óbvia: primeiro dia de aula é primeiro dia de aula. Não importa se é pré-escola ou pós-graduação. A expectativa, os anseios e os receios são os mesmos em qualquer época da nossa vida, mudam a intensidade talvez, mas a essência permanece.

Outras coisas também são as mesmas: alguém da instituição de ensino vem fazer uma apresentação, falar daquelas coisas burocráticas como avaliações, frequência, pontualidade, o que a escola oferece, etc. A interação da turma é como todo início de relacionamento... maravilhoso, perfeito e apaixonante. Na primeira conversa descobrimos que todos os colegas são simpáticos, de bem com a vida, comprometidos, responsáveis, organizados, brincalhões, criativos, compreensivos, educados... Nossa!! Que paraíso!! Imagina que convivência harmoniosa...

E para mim uma outra coisa não muda desde o primeiro dos primeiros dias de aula da minha vida... a "estreia" do novo material escolar... até hoje eu compro caneta nova e caderno, pelo menos (que culpa eu tenho se faz parte do meu processo de aprendizagem registrar tudo que considero importante?). Eu sei que a alegria da compra do material escolar é um tanto quanto sem sentido e bobo, mas realmente não tenho a necessidade de fazer coisas lógicas e inteligentes o tempo todo. E também não tenho necessidade de justificar todos os meus atos... faço porque gosto e ponto final.

Por outro lado, algumas coisas não são mais as mesmas... minha mãe não me leva mais na escola (e isso desde os doze anos de idade ou antes), não tenho que levar boletim para que meus pais assinem, não uso uniforme, não uso lancheira, minha mãe não será convocada para reunião de pais e mestres, não chamo a professora de tia, não faço os trabalhos em cartolinas enfeitadas com papel crepom... É, eu também "cresci e agora sou mulher, tenho que encarar com muita fé"... Ou "quem sabe eu ainda sou aquela garotinha esperando ônibus da escola sozinha"?


3 comentários:

  1. Olá!!! Bom dia!!!
    Que bom saber que não sou a única a comprar e a deliciar com material escolar como se fosse a primeira vez.
    Meu casa é pior...meus 3 cursos são on line, mas comprei um caderno de capa dura para cada curso e faço o resumo das aulas rsrsrs.
    Crescemos e somos mulheres, mas tem hora que é muito bom ainda ser garotinha.
    Tenha um lindo dia.
    Beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz curso on-line Maju, mas fiz as anotações no editor de texto mesmo... mas agora, vendo sua "confissão", é bem capaz de eu comprar um caderninho para o próximo.. Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que ainda seja a "GAROTINHA", afinal de contas, nunca deixaremos nossos sentimentos puros morrerem.

    ResponderExcluir