quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho. Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz..."

O drama dos trinta e três homens presos há quase setenta dias em uma mina no Deserto do Atacama, no Chile, terminou com final feliz. Todos os olhos do planeta voltados para a televisão, que ao vivo, transmitia o resgate daqueles que agora são heróis nacionais chilenos. O que fica de lição depois deste episódio?

  1. Sempre vale a pena lutar pela vida. E, realmente, enquanto há vida, há esperança;
  2.  Não é somente no Brasil que se tenta levar vantagem em tudo... o presidente do Chile melhorou consideravelmente a sua popularidade com as medidas adotadas após o acidente;
  3. Apesar de alguns estudiosos apontarem apocalipticamente o fim da televisão, com o desenvolvimento da internet, foi através da TV que o mundo acompanhou toda a história... Por mais que a internet se desenvolva, somos dependentes de entretenimento, e ninguém melhor que a televisão para fazer isso. Ou vai me dizer que em algum momento seu cérebro não comparou a história toda a uma telenovela?
  4. Os seres humanos possuem a admirável capacidade de rir de uma tragédia. Ouvi uma piadinha infame sobre o resgate, dizendo que o idealizador de tudo foi um brasileiro, porque brasileiro não desiste nunca... sem comentários.
  5. E por fim, o Brasil precisa melhorar a sua educação.
Certo, agora vocês me perguntam o que tem a ver o Brasil melhorar a educação com tudo isso. Eu explico. Ouvi vários comentários de pessoas que achavam que eram brasileiros presos na mina... mesmo falando em mina, para muitas pessoas mineiro é apenas o cidadão que nasceu em Minas Gerais. Bom, não precisa falar mais nada, não é mesmo?

Prefiro em apegar na maior das lições, a que coloquei em primeiro lugar. Sempre vale a pena lutar pela vida. Olhando o resgate do primeiro homem, tive mais do que nunca esta certeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário