sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Minha memória salvando a pátria....

Um dia lindo de primavera, céu azul, sem uma nuvem sequer. Mais um dia de trabalho, mais um dia de rotina. O expediente acabando, e todos felizes porque é sexta-feira e o fim de semana nos espera. Uma colega se despede, fazendo uma piadinha sobre as eleições de domingo... Eu saio do meu setor para ir a outro, verificar uma informação. Quando volto, encontro esta colega com ar desesperado, falando centenas de palavras por minuto, coisas que para mim eram ininteligíveis. Ela estava ao celular, gritando com o marido, tremendo dos pés à cabeça.  Meus colegas de trabalho todos ao redor dela.

A curiosidade feminina + o faro jornalístico + a intuição de escorpião me fizeram ligar o "radar" para tentar captar informações e montar o quebra-cabeças, entender o que estava acontecendo. As primeiras palavras que captei foram os comentários dos colegas sobre a insegurança generalizada, violência, propostas dos candidatos de domingo para a segurança pública. Então foi algum ato de violência que vitimou a colega? Sintonizo o "radar" em uma nova frequencia e escuto a vítima falando em queixa policial. Suspeita confirmada. Pergunto a um colega o que acontecera, e ele me responde o óbvio: ela fora assaltada. Sim, isso eu já havia percebido. Este colega não era boa fonte de informações... voltei a sintonizar o "radar" na frequência telefonema para o marido. E escuto a expressão "acionar a seguradora". Pronto, agora eu já sabia o que tinha acontecido. Ela teve o carro roubado.

A conversa ao celular foi encerrada, e eu me aproximei da colega para perguntar se eu podia ajudar de alguma forma. Ela me agradeceu, falou que não, e começou a me contar que quando chegou para pegar o carro, ele não estava mais no local. Outro colega intercedeu, dizendo a ela que era melhor assim do que ser abordada com uma arma de fogo, etc. E eu, inocentemente, faço o seguinte comentário:

- Quando as coisas têm que acontecer, simplesmente acontecem. Todo dia você estaciona o carro no mesmo lugar e nunca teve problema, hoje que estacionou o carro mais distante acontece isso...

A colega então suspira profundamente e se resume a dizer "meu Deus!". Não entenderam nada???? Eu explico. Ela tem uma vaga predileta, onde estaciona diariamente. Hoje, quando chegou, encontrou outro carro parado no lugar e estacionou o carro um pouco mais adiante. Mas... quando saiu do trabalho, ela foi ao mesmo lugar de sempre buscar seu meio de transporte... e ele não estava lá!

Resumo do que veio depois: outra ligação para o marido, gargalhada generalizada e muitas piadas sobre o assunto, e eu tendo que dar explicações sobre o saber que o carro estava estacionado um pouco mais adiante. Minha boa memória também reconhece as placas de carro dos colegas, amigos, parentes. E quando eu estacionei hoje, percebi que ela estava em minha frente e não no lugar de costume...

Um comentário:

  1. Puxa...parabens pela boa memoria...rs...nem a dona do carro lembrava...rs...ta ai...quando vc vai parar de me mostrar coisas, que cada vez mais, me deixam mais admirado com você, e me mostrrar todos aqueles defeitos que vc diz ter...(so vi poucos ate hoje...e comparados as qualidades, são nada....rs).

    ResponderExcluir