domingo, 17 de outubro de 2010

Horário de verão

Desde a meia-noite estamos no horário de verão. Hã??? Eu disse estamos??? Quer dizer que eu mudei de Estado e não contei nada para os meus leitores??? Não, nada disso. Continuo morando na terra de todos os santos e o Nordeste continua sem participar do horário de verão, pelo menos oficialmente. Na prática, a coisa não é tão simples...

Nosso relógio biológico é programado para nos trazer o sono com a escuridão. No verão, ainda mais em uma cidade litorânea, os dias são mais longos, e consequentemente, amanhece mais cedo. Logo, acordamos mais cedo, porque a claridade nos desperta. Para quem mora em apartamento nascente como eu, é automático. O relógio mostra que são cinco horas da manhã, mas a sensação que nosso organismo tem é de ser bem mais tarde, quase sete horas.

No trabalho, os sistemas seguem o horário de Brasília, o que faz com que tenhamos que acelerar um pouco as coisas e fiquemos com a sensação de que nosso expediente termina mais cedo, ou de que já é mais tarde. Bancos, Correios, alguns estabelecimentos que possuem a matriz (ou a central) no Sudeste ou Centro-Oeste, nos obrigam a uma adaptação de horário também.

E talvez o mais significativo seja o horário da programação das emissoras de televisão, que seguem a hora oficial de Brasília.

Enfim, tirem suas próprias conclusões. Para mim, estamos sim em horário de verão.

Um comentário:

  1. Concordo com você! Nossas vidas são movidas por máquinas e "sistemas" que nos obrigam a participar do horário de verão, quer queiramos ou não. Beijos.

    ResponderExcluir