segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Um quiz sobre mim

Um amigo me indicou o site para fazer um quiz sobre mim. Adorei a idéia. Valendo uma barra de chocolate para quem atingir 100% (preferencialmente em única tentativa)

Segue o link

http://www02.quizyourfriends.com/take-quiz.php?id=0812291425038786&a=1

domingo, 21 de dezembro de 2008

Mergulhando nas letras

Eis que depois de semanas enclausurada e mergulhada em livros eu continuo mergulhada em livros. Com uma diferença fundamental e estimulante de que a leitura não é obrigatória e que não tem que render resumos e fichamentos. Já li três livros do dia 11 para cá, o que dá uma média de um livro a cada três dias. Se eu continuar neste ritmo o verão será mais que suficiente para terminar a leitura dos outros onze livros que estão na lista de espera.

Comecei por ler "Sr. Brecht", de Gonçalo M. Tavares. Escolhi este livro por ser o que tinha o título que mais me intrigava e o menor número de páginas.

Gonçalo é angolano e foi criado em Portugal. Escreveu uma série com quatro títulos, onde moradores de um bairro fictício contam histórias sobre a vizinhança e a humanidade em geral. O "Sr. Brecht" é um destes quatro observadores. São pequenas histórias onde a estupidez humana nos é apresentada de forma nua e crua. Interessantíssimo!


Depois li mais dois livros de Agatha Christie, que eu adoro. O verão promete muitas aventuras!

Amigo secreto

Natal chegando, hora de pagar a dívida com o prometido post sobre amigo secreto (ou oculto, se preferir). Não lembro qual foi o primeiro que participei mas há algumas situações que eu gostaria de recordar, para chorar ou para rir...

Uma determinada vez a pessoa que me sorteou resolveu fazer aquela brincadeira de colocar mil caixas e o meu presente na última. Cada caixa ele teve o trabalho de enrolar com jornal e a pessoa aqui terminou a pequena aventura com a cara toda suja de tinta. Sim, porque meus cabelos sempre tiveram o hábito de deslizar pelo meu rosto procurando minha boca e fazê-los voltar aos seus lugares com a mão toda suja de jornal...

Pior é ter que ser simpática e fingir que o presente era tudo o que você mais queria na vida! Acho que alguém que olhe bem os meus olhos vai perceber que minha boca sorridente que pronuncia "adorei!" está proferindo a maior das mentiras. Os olhos não mentem, a boca sim.

Ainda falando de presentes, eu odeio quando se escolhe um amigo secreto "temático", exemplo de caixa de chocolate. Que graça tem eu já saber o que vou ganhar? Para mim, nenhuma.

Invariavelmente, a pessoa que eu sorteio sempre gosta do presente e eu sempre não gosto do presente que me dão. Pelo menos eu já dei colar de presente e vi a pessoa usando depois, já dei livro de presente e já vi a pessoa comentando sobre ele, e outras coisas mais. Quanto a mim, já ganhei uma saia que foi diretamente fazer companhia às roupas que eu já não usava mais e que estavam separadas para doação. Já ganhei chocolote branco, que foi aberto na mesma hora com uma leve súplica de "me ajudem a comer", já ganhei agenda em cor que eu não gosto... Já pensei até em desistir de participar mas como a esperança é a útlima que morre...

Minha sorte mudou em relação aos sorteios. Era comum eu sortear a mim mesma. Uma vez eu me sorteei duas vezes seguidas e exibi o papelzinho com meu nome, toda sem graça, como se eu tivesse alguma culpa disso. Certa vez eu menti que tinha tirado a mim mesma para sortear outra vez e felizmente, uma amiga tinha tirado meu nome e não me denunciou. Por ironia do destino, na segunda vez eu sorteei a mesma pessoa! Felizmente a minha amiga trocou de amigo comigo... Agora tem acontecido que eu sorteio as pessoas que eu mais gosto e sou sorteada pelas que eu menos gosto. Algum sentido isso deve ter.

Naqueles "amigos" que o sorteio é feito na hora, eu sempre escolho o presente de embalagem azul, que nunca é nada que me agrada. Pensando nisso, eu escolhi um de embalagem amarela e ganhei um porta-cd no mínimo horroroso. Para justificar minha fama de "rainha das gafes", eu voltei a meu lugar e comentei "como é que alguém tem coragem de comprar isso?" com a pessoa que tinha comprado, e que até então eu não sabia. Criei uma situação desconfortável da pessoa se oferecer para trocar de presente comigo.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Anos 80... sempre relembrando

Eu tinha 7 anos quando esse show aconteceu... e eu queria estar lá!!!


Jé nesta apresentação eu tinha uns 6 anos...



Hoje quando eu vejo o RPM eu sinto saudades. Ainda escuto as músicas deles. Já quando eu vejo os garotos de Porto Rico eu me pergunto "o que eu via neles"? Não sinto saudades mas admito que adoro essa música!!!

Ronaldo no Corinthians

Primeiro eu não acreditei.
Segundo eu não gostei.
Terceiro eu aceitei.
Quarto me acostumei
Quinto curti.

Bom ver Ronaldo jogando no Brasil depois de tanto tempo... 14 anos precisamente.
Ele volta com o mesmo cabelo de quando saiu... mas eu prefiro o visual "no-hair".
Bom ver Ronaldo novamente com aquele sorriso de juvenil que vai estrear no profissional... Em uma época em que cada vez mais os jogadores pensam nos contratos, é muito bom ver que ainda tem gente que pensa na bola...
Como será que ele vai se comportar enfrentando o Flamengo? Vai comemorar se fizer gol?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A caminho da faculdade para a entrega do primeiro capítulo da minha monografia (a famigerada fundamentação teórica) e os malditos fichamentos, as sensações:

1. Sono, resultado das horas de repouso perdidas na última semana;
2. Cansaço, o que de certa forma é aliado e agravado pelo sono;
3. Alívio: parece que tinha um elefante sentado em meus ombros, que resolveu fazer a gentileza de se levantar;
4. Esperança: pela prévia eu já me permito acreditar que sobreviverei ao TCC total;
5. Leveza: vou me dar ao luxo de me conceder férias do TCC até 01 de janeiro de 2009, quando pretendo retomar a via crucis;
6. Alegria: hora de comprar os presentes de Natal e tirar alguns dos 14 livros da minha lista de espera de leitura pós-TCC.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

É hexa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Claro que mesmo cheia de fichamentos a fazer eu não poderia deixar de passar por aqui para comentar mais um título do meu clube bem amado. Parece que o São Paulo descobriu a fórmula para ser campeão de pontos corridos... se continuar assim (e eu acredito no hepta em 2009) vão querer impedir a gente de competir para que os outros tenham chance... O segundo turno do São Paulo me lembrou as vezes em que vi Paul Tergat correndo a São Silvestre, o mesmo estilo de ficar acompanhando um pelotão e partir para a arrancada e vitória na reta final.

Se no ano passado nos acusaram de acabar com a emoção do campeonato por conquistá-lo com muitas rodadas de antecedência, este ano não podem reclamar. Tudo decidido na última rodada. Quem torcia contra vai querer discutir que Borges estava impedido no gol do São Paulo, a velha ladainha dos perdedores. Por mim tudo bem, pode anular o gol, com o empate o título é nosso do mesmo jeito... O São Paulo que jogou ontem é o São Paulo que a torcida se acostumou a ver em campo, quase perfeito. O título está em boas mãos, com aquele que menos perdeu e mais ganhou. Não parece muito justo?


Ainda tinha muita coisa para falar mas estou em um daqueles momentos em que a emoção trava meus dedos e embaralha minhas idéias. Encaro esse título como uma parábola. Assim como no futebol, na vida só devemos perder as esperanças depois do apito final do último jogo.

sábado, 22 de novembro de 2008

A semana depois do aniversário

Novamente em tópicos, desta vez não só por causa do tempo mas para não destoar do outro post de aniversário...

  • Resolvi passar uma semana olhando para os pés das pessoas e tentando descobrir que número elas calçam. Obtive mais ou menos 50% de acertos entre os que eu perguntei (claro que eu não podia perguntar a todos... eu amo meus dentes!);
  • Estou tendo que fazer um esforço enorme para não começar a ler os livros que ganhei e deixar os do pré-tcc de lado;
  • O que chegou próximo ao desentendimento com Gabriel já foi devidamente arquivado. Eu tinha razão (como sempre) mas ele não admite (como sempre) e eu acabei utilizando toda a minha magnitude de alma (e modéstia) para relevar o caso;
  • Planejei os meus dois próximos posts sobre a minha relação com os DVDs e as brincadeiras de amigo-secreto (ou oculto, se preferir);
  • Preparo um trabalho da faculdade comentando sobre um site (pontos positivos e negativos). Era para apresentar na quinta mas a professora não apareceu e na sexta o bendito site mudou de lay-out... que doce!
  • Sonhei que eu pasava em um teste para ser a integrante feminina do CQC (modesta até no sonho) e Oscar Filho sugeria um nome para o meu blog que eu adorava. Acordei lembrando o sonho inteiro menos o nome do blog!!!!!!
  • Troquei o livro que eu ganhei e já tinha. Os dois já estão na lista de leitura pós-tcc;
  • Mais uma vez eu deitei para ver o jogo da seleção e... zzzzzzz. Quando eu acordei estava no Jornal da Globo e então eu fiquei sabendo o resultado...
  • Já estou pensando na minha vida pós-tcc. A terceira faculdade torna-se um plano mais distante e estou contando as horas para voltar a estudar inglês;
  • Me peguei utilizando expressões como "apraz-me deveras", "me apetece", "outrora" e "decerto". O que está acontecendo comigo?
  • E, para finalizar, algo muito estranho... entre os livros do pré-tcc tem um em que o autor apresenta a idéia de outrem e diz que Umberto Eco contestou essa afirmação posteriormente. Pasmem! Pela primeira vez na vida eu concordei com Eco!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

C'est la vie

Oui, vamos lá. Alguns comentários sobre a minha festa de aniversário. Em tópicos, já que o tempo urge.
  • Convidei mais de 80 pessoas e não apareceram nem 40;
  • Alguns dos convidados me ligaram no decorrer dos dias (até hoje, diga-se de passagem). Todos tinham justificativas plausíveis, de forma que ainda não cortei relações com ninguém;
  • Alguns não falaram nada, mas estes eu tinha convidado somente por educação e fiquei até feliz pela ausência;
  • Tive o desentendimento mais próximo do que se possa chamar de briga com meu namorado.
  • Minha amiga Lari teve premonições para escolher meu presente, não sei como ela sabe que eu adoro havaianas, prateado e que calço 37... Foi bem interessante esse lance de presentes, a galera acertou em cheio. Até quem não convive comigo, escolheu muito bem. O único que eu não gostei muito foi Gabriel que me deu... Incrível, não? Ele me deu um DVD de Ana Carolina. Qual o problema? Eu gosto de Ana Carolina mas não gosto de DVD! Ver o mesmo show mais de uma vez não é algo que me agrade... eu vou ver uma vez só (e já vi) e depois vai ficar guardadinho lá no canto, até que depois de meses eu vou pegar e selecionar duas a três faixas e ele volta para a pilha. Minha relação com DVDs merece um post separado... em breve! Detalhe que Gabriel sabia qual era o presente que eu mais queria ganhar e indicou o treco para uma amiga nossa... vai entender.
  • Comi o equivalente a meu peso em salgados e doces...
  • Escolhi um doce x no buffet e eles mandaram o y.
  • Resolvi aparar as madeixas em fase de lua cheia... fato raro. E desta vez não me senti como o Sansão...
  • Tive poucos convidados e quase nenhuma foto do meu aniversário, a única que tem convidados ainda estou com preguiça de passar para o computador.
  • Comemorei novamente no trabalho ontem, junto com uma amiga que fez aniversário na segunda... mais calorias!!!

Acho que é isso. Ah, mudei a foto do blog, vocês devem ter percebido mas... é a foto da torcida do São Paulo. Estou pensando em manter o lay-out do blog mas em mudar o nome... atelier combina com a minha modéstia mas quero algo mais visceral, mais passional, mais são-paulino! Aceito sugestões.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Música em homenagem ao TCC

Cada momento da nossa vida tem uma música que se encaixa perfeitamente. Neste momento, esta música de Zeca Baleiro é a cara do meu TCC... acho que só tiraria a última estrofe, por isso a destaquei. Tenho certeza de que minha orientadora nem sonha que este blog existe mas se ela descobrisse talvez fosse bom, quem sabe assim ela entenderia de uma vez por todas que eu não tenho a menor vocação acadêmica? O TCC começa a ser uma tortura de conclusão de curso !



segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Apesar de tudo, foi Massa!

Foi como estar jogando pelo empate, ter o placar em igualdade e sofrer um gol aos 45 do segundo tempo... Foi assim que eu senti esse vice-campeonato. Agora que o golpe já está mais digerido (embora eu saiba que ainda vamos ter muita discussão a respeito... já tem jornal falando que a manobra foi acertada nos bastidores...) a gente chega a conclusão de que a sabedoria popular está certa e um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Massa fez a parte dele e chegou ao vice-campeonato muito mais por seus méritos do que por ajuda da Ferrari. Mas, sorte é um ingrediente que faz parte da receita de como ser campeão, assim como a força inesgotável para brigar até o último segundo.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dá-lhe Obama!

Um determinado país está às vésperas de uma eleição presidencial, em meio a uma crise econômica. Um dos candidatos, que tem muito carisma, se alia a uma boa equipe de marketing e diz o que o eleitor quer ouvir, seja este eleitor um empresário, uma dona de casa ou um estudante cheio de sonhos. Ele fala de esperança vencendo o medo...

O trecho acima tanto pode se referir ao período eleitoral de 2002 no Brasil quanto ao atual dos Estados Unidos. Achei interessante Obama falar de esperança vencendo o medo, será que Duda Mendonça expandiu sua genialidade para além de nossas fornteiras? Ou será que os marketeiros de Obama estão plagiando nosso publicitário? Ou será, ainda, que se descobriu uma fórmula mágica para se vencer uma eleição?

E volto a falar do carisma de Obama. Sucesso de audiência em sete canais de televisão ao mesmo tempo deve ter deixado Chacrinha e Flávio Cavalcante morrendo de inveja lá no céu... Um crítico dos Estados Unidos até brincou que Obama pode ser apresentador de TV se não conseguir chegar à Casa Branca. Repito, carisma é carisma. Não existe meio termo, ou você tem ou você não tem. Obama tem, decididamente.

Como aqui eu não preciso me preocupar em não ser tendenciosa (como lá no meu TCC) então eu posso dizer com franqueza que já começo a sentir uma certa tristeza por não ser eleitora americana e não poder votar no Obama... Já sou fã dele, vou até colocar uma estrelinha no orkut...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sinceramente eu acho que o carisma do candidato a uma eleição majoritária ainda conta pontos, ou, se preferirem, conta votos. Evidentemente há exceções, mas não dizem que as exceções confirmam as regras?

Este ano não percebi o carisma em evidência nas eleições municipais mas acredito que muitos dos votos das duas últimas eleições presidenciais no Brasil foram decididos pelo carisma de Lula. O candidato se expõe diariamente na cobertura dos telejornais, em entrevistas, no Horário Eleitoral Gratuito, nos debates, nos comícios... se o cara não tem carisma, fica complicada essa superexposição. Aqui em Salvador, nenhum candidato se destacou no carisma, talvez uma leve vantagem para ACM Neto mas que não se traduziu em votos por causa do DNA do rapaz.

Desde que a imprensa resolveu ampliar a cobertura das eleições, deixando de lado a chamada "corrida de cavalos" (cobertura que se baseia somente na divulgação das sondagens de opinião), a partir da eleição de 2002, já tivemos mais três disputas eleitorais e somente na presidencial eu percebi o carisma mais atuante. Não sei se porque os adversários de Lula eram pessoas com carisma zero ou se porque isso conta mais na escolha do presidente.

Talvez seja a segunda opção. E não exclusivamente da nossa cultura. Na eleição presidencial dos Estados Unidos não há como questionar que Obama tem o carisma que McCain não tem e isso está se refletindo nas intenções de voto... Até eu se votasse nos Estados Unidos ia votar no Obama...

Apressadamente, a proposta do post era essa. Falar superficialmente do carisma, sem pretensões, apenas para exercitar o raciocínio e os dedinhos no teclado...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Decididamente a fronteira entre jornalismo e dramaturgia é cada vez mais tênue. Exemplos não faltam: o "Maníaco do Parque", o "ônibus 174", Suzane von Richtofen, Isabella Nardoni e, o mais recente, Eloá Pimentel. O assunto é complexo demais para ser abordado em mal traçadas linhas como estas mas não pode passar despercebido. Ainda volto a falar disso por aqui.

Tenho tanta coisa para escrever que as idéias acabam se atropelando dentro da minha cabeça e numa velocidade tamanha que os dedos não conseguem acompanhar para transformar em toques no teclado.... Queria desenvolver mais o parágrafo anterior mas sinto que preciso de uma fundamentação teórica ainda que seja para discordar totalmente como eu fazia com os textos de Umberto Eco (a princípio era algo sincero mas depois eu peguei uma certa implicância com o rapaz e comecei a discordar somente por "hobby". Por um lado foi bom, busquei vários autores para me apoiarem nesta missão mas depois acabei cansando... ). Fico devendo então um comentário mais digno para o assunto.

E já que falei das fundamentações teóricas... errou, não vou falar de TCC. Assunto em segundo plano no momento por uma razão muito simples: existe vida fora da FACOM! Vou falar de música, precisamente de um trecho de "Amores Imperfeitos" do Skank. Tornou-se meu lema: "os filósofos não dizem nada que eu não possa dizer". Não sou contra os filósofos nem contra o conhecimento científico mas os doutos precisam assumir (acho que eles concordam, só não assumem) que o senso comum também é conhecimento!!!

E para não dizer que há muito tempo eu não falo do São Paulo, vou terminar com o comentário de um amiga... ela me disse que eu praticamente já adotei "são-paulina" como sobrenome... que exagero, não é um sobrenome mas uma característica marcante da minha personalidade. Será?

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Visita ilustre


Meu atelier atraindo celebridades!!! E olha que gato!!!! Inspirado em minhas obras de arte ele resolveu arriscar umas pinceladas e pelo resultado parece que tão grande quanto a sua gula e maior do que a sua preguiça é o seu talento...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Aniversário chegando...

Este ano estou pensando em comemorar o meu aniversário. Isto, claro, se eu sair viva da próxima reunião com a minha orientadora. Agora por exemplo eu deveria estar lendo um dos 15 títulos da referência bibliográfica básica que ela passou para mim e no entanto estou navegando na internet e lendo notícias como esta aqui. Se ela soubesse disso eu diria que tem muita relação com o tema da minha pesquisa, afinal qual o candidato que não ficaria feliz com isso? Espero que eu ainda tenha o dom de conseguir justificativas para o injustificável e neste caso, teremos aniversário!

Essa vontade de comemorar mais um aninho de vida deve ser algo relacionado aos astros, afinal outras pessoas também resolveram reunir os amigos na passagem da sua data natalícia este ano, né Lari? Ainda não sei exatamente como vai ser mas deve ser temática. Aceito sugestões de tema, coloco na listinha que já tem umas dez opções. Se eu não conseguir decidir por nenhuma delas logicamente apelo para o bom e velho sorteio...

Em último caso, se eu não conseguir organizar nada, chamo todo mundo para algum barzinho e pronto. Pelo menos a lista de convidados eu já comecei a fazer, não sei se é um bom começo... Tenho duas preocupações com a lista, a primeira é ter o cuidado de que cada convidado tenha pelo menos um conhecido na festa além de mim e a segunda (que me tira o sono) é como vou fazer para convidar as pessoas do meu trabalho porque decididamente o convite não é extensivo a todos. Aceito sugestões para resolver esse problema também.

domingo, 5 de outubro de 2008

De volta ao atelier. Justificativas para o sumiço eu tenho e desta vez não foi a boa e velha companheira preguiça mas situações que reforçaram a minha crise com a faculdade, além de uma festa à fantasia e o testemunho de um milagre.

Falemos de cada um deles separadamente mas de maneira breve. As situações que reforçaram a minha crise com a faculdade foram todas vividas dentro de uma sala de aula onde nada acontece para ajudar na minha formação profissional nem pessoal. Muitos estariam felizes no meu lugar por esta ser uma disciplina sem complicações mas eu detesto sair de casa sabendo que passarei horas ouvindo bobagens.

Falemos de algo mais divertido, então. Um amigo meu comemorou o aniversário com uma festa à fantasia. Eu fui de Branca de Neve, muito fofa. Várias pessoas na festa me disseram que eu tenho cara de Branca de Neve... Estou até pensando em usar o mesmo corte de cabelo dela e me inscrever em concursos de sósias! Lá na festa uma menina que eu não conheço me perguntou pelos anões e eu disse que os deixei em casa porque Dunga está com a popularidade em baixa e podia sofrer alguma agressão...

O testemunho de um milagre foi agora no final da semana. Com a greve parcial dos bancários fiquei em uma situação de ter um boleto a pagar acima do limite permitido pelo caixa eletrônico do meu banco.... Quando tudo parecia perdido, minha mãe me salvou. O limite de pagamento dela é maior que o meu. Ela pagou a minha conta, embora ainda não saiba disso....

E hoje eu fui votar. A sensação de que estão me dando um saco de laranjas podres para que eu escolha uma persiste, mas toda vez que meu dedo se direciona para a tecla do voto em branco eu lembro das muitas pessoas que sacrificaram suas vidas para que eu tivesse hoje o direito de escolher os meus representantes. Resultado, desisto de votar em branco e olho atentamente as laranjas dentro do saco. Escolho aquela que pelo menos aparenta ainda ter condições de ser aproveitada...

domingo, 21 de setembro de 2008

Produção de um jingle ... R$ 5.000,00
Aluguel de carro de som ... R$ 500,00
Aturar o mesmo refrão o dia inteiro... não tem preço
Existem candidatos impagáveis...
Para todos os outros existe Mastercard?

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Não tem como não postar...
  • Os atletas (d)eficientes do Brasil estão muito bem nos Jogos Para-Olímpicos, será que o COI libera a inversão dos atletas nos próximos Jogos?
  • Claudete Troiano acabou de anunciar em seu novo programa que receberia Carlos Alberto de Nóbrega para falar sobre a história da Praça é Nossa, "um dos maiores e grandes sucessos da televisão brasileira"
  • O jingle bombou mas certamente isso não será traduzido em votos. Alguém realmente quer Hilton 50 na capital da resistência?

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Minuto comédia

Instruções:

1. Acesse o link;
2. Ria;
3. Conclua que quem edita o site tem genes criativos parecidos com os meus;
4. Divague rapidamente sobre os hábitos alimentares da atualidade, sobre a cultura americana, sobre os "milagres" da computação gráfica e o que mais lhe vier na cabeça;
5. Volte para a realidade e pergunte como eu cheguei até este site.

Resposta: destino ou qualquer coisa parecida

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Revolucionando a Física

Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço mas pode um corpo ocupar mais de um lugar no espaço??? Eu explico. Amanhã, eu terei que estar em três lugares ao mesmo tempo as 10:00. Democraticamente imposto pelas minhas professoras, mesmo uma sabendo da existência do meu compromisso com a outra... é a velha vaidade faconiana!!!
Minha criatividade pensou em várias coisas; clones, cópias, videoconferência, msn... Entretanto, o máximo que a minha lógica conseguiu até agora foi elaborar a estratégia de ir mudando de local a cada 15 minutos... assim, além da sanidade mental eu perco algumas calorias...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Batizando o TCC

Lari me perguntou em um comentário se eu tinha batizado meu TCC e falou que o dela se chama Frank. O meu poderia ser Frank também... mas apelido. O nome completo seria Frank Stein... Mas deixemos Frank para Lari. O meu se chamará Fred. Nada a ver com os Flinstones. Apenas uma identificação com este caso real... Eu também serei salva Fred! (pelo menos eu acredito nisso)

P.S Será que devo mencionar Fred nos meus agradecimentos?

João Gilberto e a geração de empregos temporários

A fila para comprar ingressos para o show de João Gilberto em Salvador estava tão grande quanto fila para comprar ingressos para jogo de final do campeonato baiano entre a dupla Ba-Vi! Os primeiros a ter este privilégio dormiram no local, trocando as suas confortáveis camas pelas instalações do Teatro Castro Alves. O visual da fila estava lindo. Com o sol de pleno inverno e a temperatura ali pelos trinta graus, várias sombrinhas se exibiam na tentativa de seus donos de se proteger dos raios ultravioleta... Um colorido fantástico!!!

Fiquei um tempo a observar as pessoas na fila. Um rapaz chegou, fez uma estimativa do número de pessoas aguardando e desistiu. Sabendo a capacidade do teatro ele sabia que enfrentaria horas de espera em vão. Um conhecido me viu nas redondezas e ficou todo feliz achando que tinha alguém guardando o meu lugar na fila... quase chorou quando eu lhe disse que estava apenas de passagem...

Os idosos tinham prioridade e os netinhos todos se aproveitaram disso, qual o problema de vovô ficar horas em pé na fila? Ajuda a circulação sanguínea (ou não). Tinha várias pessoas com um "look pagodeiro" aguardando ansiosamente por um ingresso. O sincretismo também é musical na Bahia.

E chegam as emissoras de televisão locais para fazer reportagem sobre a fila. Que pauta!!!! Até Zé Bim estava lá. Infelizmente uma multidão o cercava e eu desisti do pedido de autógrafo. A princípio eu achei que Zé Bim e João Gilberto não combinam mas lembrando que Zé trabalha no programa "Que venha o povo" e olhando o tamanho da fila... bem apropriado!!!!

E João Gilberto movimentou a economia soteropolitana!!! Todos nós sabemos que várias pessoas que estavam ali dispostas a pagar R$ 180,00 por um ingresso para o show de João Gilberto o faziam porque tinham a certeza que existem outras várias pessoas dispostas a pagar o dobro, o triplo, o quádruplo ou sei lá quanto por esta preciosidade... pagam o preço de não dormir ao relento, o preço da comodidade. Os vendedores de água e salgadinho já estavam passeando por lá, em um gesto de solidariedade com toda aquela multidão. Alimentando a fome de comida para que as pessoas alimentassem a fome de cultura (que lindo, não?) A revenda de ingressos em disputa acirrada e o filão de mercado de comes e bebes perto da saturação (bom para os consumidores pela ampla concorrência e variedade da oferta). Sobraram as sombrinhas, os chapéus, os bronzeadores... como ninguém enxergou isso? Miopia de marketing, dizem os especialistas... Perderam uma excelente oportunidade e o pobre (?) do João Gilberto vai ter que contabilizar estas vagas a menos na sua linda atitude de antecipar as vagas temporárias do Natal...

Photoshop: eleito por todos os candidatos

Epa! Os candidatos que eu vejo no Horário Eleitoral na televisão não parecem os mesmos dos santinhos que me entregam na rua. Nas fotos a pele é perfeita, não tem nenhuma imperfeição. Tem cabelos ressurgindo em algumas carecas também, nem precisa tentar disfarçar mudando o penteado... Na televisão, a coisa, digo, os candidatos, mudam de figura. "São Photoshop" ainda não atua na televisão... O Photoshop é a clínica de estética mais eficiente do mundo: sem riscos cirúrgicos e resultados perfeitos... E então, vamos encarar? Não dói nada!!!!

domingo, 24 de agosto de 2008

Mais uma mudança de visual

Afinal, todo artista é um pouco excêntrico. Mesmo que seu material de trabalho sejam as palavras... Creio que vamos ficar neste novo visual por um bom tempo. Sem o azul, minha cor favorita, mas com as cores do meu São Paulo querido - assunto de pelo menos metade das postagens... justa homenagem, não?


Estou com uma preguiça inenarrável de começar a ler as coisas do anteprojeto. Por que eu não posso simplesmente analisar as campanhas e criar as minhas teorias? Eu tenho que me embasar na dos outros para dar credibilidade? Eu sou crível. Coisa chata... Já estou vendo várias brigas com a minha orientadora... mania que os professores adquirem ao longo da vida, confiar mais nas observações dos famosos só porque são famosos. Não os desmereço mas também valorizo a sabedoria popular. E como não fazê-lo se depois de me stressar com os textos de Monclar me deparo com um estudante de computação (Gabriel), um motorista de táxi e um compositor de axé me dizendo em meia hora o que muitos destes teóricos levaram a vida inteira para concluir...


Amanhã eu tento mergulhar no TCC... acabei de escutar uma música do Skank (Mil Acasos) que tem um trecho que reflete (no sentido que prega Williams, Itânia...) o meu sentimento em relação ao TCC... é assim:


"quem sabe então por um acaso
perdido no tempo ou no espaço
seus passos queiram se juntar aos meus"

sábado, 23 de agosto de 2008

Finalmente desencantou o ouro das meninas do vôlei do Brasil. Não sei como eu consegui chorar três vezes mais do que no ouro da natação mas vamos ver se sobraram lágrimas para as repetições deste glorioso e inédito feito.
Passada a emoção da final feminina, enquanto ainda aguardo a final masculina eu vou curtindo os jingles dos candidatos a prefeito de Salvador. Ainda não sei em quem eu vou votar mas o jingle mais legal eu já decidi. Achei perfeito música, letra e estratégia. Dá até vontade de votar no cidadão... felizmente eu não sou uma eleitora compulsiva!!!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Estou temporariamente em outro setor no trabalho. Não estou conseguindo me adaptar muito bem por razões diversas mas não é o caso de comentar isso aqui e agora. Trouxe o assunto apenas para dizer que ontem as colegas estavam conversando sobre os diferentes sotaques que se espalham por este país continental. Quando eu cheguei a conversa estava no nordeste, digo, sobre o sotaque dos nordestinos. A discussão era sobre quem "canta" mais. Eu abri a boca para votar nos cearenses e uma colega disse que "vocês paulistas vivem falando mal dos nordestinos mas São Paulo não existiria sem nós".


Pouco tempo depois o assunto mudou para aparelho ortodôntico, porque uma colega estava comentando dos infortúnios desta aventura e que não via a hora de tirar o "bichinho". Eu comentei que adorava o meu aparelho fixo, que ele não me incomodava em nada e que para mim não teria problema nenhum se eu precisasse usar novamente. Ela deve estar pensando que eu sou um Extra-Terrestre. Aí começaram a falar de trabalho (finalmente) e eu comentei que o serviço estava muito parado e que eu tinha que ficar procurando coisas para fazer. A mesma que me "acusou" de ser paulista falou que o pessoal da minha cidade vive para o trabalho e que não sabe se divertir.... Deixa pra lá, eu heim....


Mudando de assunto, está terminando as Olimpíadas e começando o Horário Eleitoral Gratuito na Televisão e no Rádio. Eu adoro ver propaganda eleitoral mas meu irmão me disse que eu estou mais insuportável que nos outros anos porque estou comentando os míseros detalhes.... só porque eu não deixei passar nada, as vinhetas, a legislação eleitoral, a produção do programa, a linguagem de vídeo utilizada, etc. Bom, ele ficou do meu lado porque quis. Eu avisei que ia treinar a análise para os programas dos prefeituráveis, que começa hoje.


E mudando de assunto de novo, valeu a pena ver Brasil e Argentina ontem, poucas vezes eu vi uma seleção argentina se portar tão bem dentro de campo. No final das contas a gente ficou foi no lucro porque o placar poderia ter sido mais dilatado... Vou confessar que a partir dos 20 minutos do primeiro tempo eu passei a torcer apenas para que o placar não fosse uma humilhação tão grande... Mas eu não perco as esperanças, um dia o esporte vai ser levado a sério nesse país. Que a China sirva de exemplo!!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A página do COB na internet foi invadida por hackers, que deixaram uma mensagem de protesto. Pode ser incoerência eu dizer que concordo mas não é. Por mais que eu esteja chorando em todas as competições (o que inclui os ouros de Phelps), muitas vezes de raiva ou decepção, para mim é claro que o esporte brasileiro precisa de uma reformulação urgente. Investimentos urgentes!!!! O que parece é que algumas pessoas se iludiram com o bom desempenho do Brasil no Pan-Americano do Rio no ano passado. Os Estados Unidos mandaram as equipes "b" em quase todos os esportes e ainda assim ficaram na nossa frente no quadro de medalhas. Por tudo isso é que eu me emociono com uma medalha qualquer, eu sei que para brasileiros participar de uma Olimpíada já é uma grande vitória. Ficar entre os três melhores do mundo então...

E hoje deixei a aula de lado para assistir Brasil x Argentina. Quando eu falei ontem para minha mãe que eu iria para a aula ela estranhou e hoje quando eu disse que mudei de idéia ela falou que sabia que eu não ia deixar de ver um Brasil x Argentina e que se eu fosse para a faculdade, certamente eu iria procurar uma televisão para ver o jogo e nem ia entrar na sala de aula. Nossa, como eu sou previsível!!!

sábado, 16 de agosto de 2008

Valeu Cesão, valeu Caymmi!!!!!!!!!!

Achei que eu só voltaria a postar com o final dos Jogos Olímpicos mas Cesar Cielo Filho me faz sentir como obrigação entrar aqui e dizer que valeu, valeu muito!!!!!!!!!!!!!!!!! Sensacional, uma conquista que misturou técnica, concentração, garra e muita emoção. Ele chorava de um lado e eu do outro. Era inútil tentar conter as lágrimas ao som do Hino Nacional... Eu já tinha chorado nas conquistas das outras medalhas mas essa foi especial porque as outras ou foram surpresas ou decepções porque a gente sabe que os atletas poderiam ter ido mas longe. A do Cielo não, foi certeza desde o começo. Intuição, confiança, seja lá o que for, a gente já esperava. E ele não decepcionou. Valeu, valeu muito, valeu ouro!!!! Acho que novas emoções nos aguardam. Já chorei o suficente para encher aquela piscina do lindo Cubo D'água mas renovo o estoque de lágrimas rapidinho...


Lamentavelmente as boas notícias do esporte tiveram que contrastar com a despedida do Caymmi. Acho que não devemos sentir tristeza mas sim saudade. Muita saudade. Alguém que cantou com tanto orgulho a Bahia não pode deixar tristeza, de maneira nenhuma. Saudade sim, e muita. E, assim como o Cielo, valeu Caymmi!!!!!!! Valeu muito. Sua música é eterna como o seu amor pela Bahia e o da Bahia por você.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Já fiz demais em mudar o lay-out para ficar com um clima mais olímpico, agora escrever é pedir demais... só depois do encerramento dos Jogos, para não correr o risco de perder um minuto! Pensei em escrever algo sobre a emoção da primeira medalha do Brasil lá na China mas a emoção me toma as palavras. Só sei chorar por enquanto. Se o Brasil vai bem eu choro de alegria e se vai mal eu choro de decepção, de raiva, de sofrimento. Enfim, depois a gente conversa mais sobre isso, ainda tenho que dar uma passadinha em alguns sites estratégicos em busca de novidades. Para encerrar, somente uma pergunta: alguém consegue explicar o que é Michael Phelps?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

100!

Eis que chega o post número 100, agora sem erro de contagem! Eu tive alguns dias para pensar em alguma coisa bem criativa para escrever e criatividade é algo que eu tenho de sobra, além da modéstia... Entretanto, meu final de semestre eletrizante, a contagem regressiva para o começo dos Jogos Olímpicos e, acima de tudo, o mistério sobre quem é a assassina na novela "A Favorita" não me permitiram pensar em mais nada.


Noveleira assumida desde os tempos em que ainda era brega assistir a novelas, me deparei com uma agora que me fascina de maneira fantástica. Depois de me apaixonar por Juvenal Antena de Duas Caras eu achei que ia demorar para outro personagem me despertar tamanha admiração, seja pela qualidade do texto ou da interpretação... mas aí veio a Flora... e a Donatela! A grande revelação prometida para hoje me deixou com o mesmo sentimento de final de campeonato! A ansiedade é tanta que eu já detonei as unhas que sobraram do jogo do São Paulo no último domingo (isso mesmo, o São Paulo venceu por 4 x 0 mas as minhas unhas sempre pagam pelas jogadas erradas do time...) Que comece logo este capítulo antes que eu comece a praticar contorcionismo para roer as unhas sos pés!!!!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Post 99

O Skank está para lançar um álbum novo. A promessa é de que chega nas lojas até o final de agosto, mas como ele estava previsto para ser lançado no primeiro semestre... Olhando alguns tópicos da comunidade do Skank no orkut e lendo alguém que defende a pirataria porque os preços dos cds são muito caros lembrei de algumas coisas interessantes:

1. Eu nunca ganhei um cd do Skank de presente. As pessoas sempre pensam que vão me dar um presente que eu já tenho.
2. Certa vez no Pelourinho um rapaz estava comercializando cds de mp3. As capas eram padrão: nome do artista, a inscrição "mp3", a quantidade de álbuns (indicada como álbuns mesmo) e a quantidade de músicas. Bati o olho logo no do Skank e estava lá 11 álbuns, não sei quantas músicas. Fiquei em pânico. Mesmo tendo certeza absoluta de que o Skank só tinha 9 álbuns gravados incluindo uma coletânea e um "ao vivo", a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi acessar o site oficial para conferir... vai que eles tinham gravado dois álbuns e eu não sabia...

Mudando de assunto radicalmente, ontem eu fui assistir Batman- o cavaleiro das trevas. Gostei de tudo no filme menos do Batman. Definitivamente, Bale não tem cara de Bruce Wayne e muito menos de Batman. Não é a interpretação o problema, é ele mesmo, a cara dele. Eu consegui ficar com medo do Coringa... isso me faz lembrar que certa vez alguns amigos de Gabriel resolveram assistir a um filme de terror que todos achavam "horroroso, parecendo mais uma comédia". Só há cópias do filme em VHS e lá fomos nós na aventura de lembrar como se instala e opera um video-cassete. Eu sentei junto de Gabriel e nas cenas em que todos riam, eu apertava a mão dele e tentava disfarçar que estava assustada. Felizmente ninguém percebeu que eu me assustei com O Duende...

domingo, 27 de julho de 2008

Fiquei até constrangida ao ver meus professores em luta corporal, parecendo selvagens, para decidir quem teria a honra de orientar o meu TCC. Felizmente conseguimos abafar o caso internamente (matéria de capa da próxima edição da Lupa) e o assunto não vazou para a imprensa mas o reitor convocou o corpo docente para explicações. Fato é que foi uma cena deprimente... e por fim, tudo se resolveu com o tradicional método do sorteio... Aí eu acordei (ufa, foi só um sonho!) e tive a certeza de que naquele dia eu teria uma resposta positiva da minha orientadora. Bingo! Ao checar meu e-mail estava lá o "aceite".

Então, fui às compras. Preciso de um gravador de DVD, que nunca foi meu sonho de consumo mas que agora se tornou produto essencial em minha cesta básica. Procurei nas lojas de varejo de maior porte e ninguém tinha. Encontrei alguém com uma língua tão espontânea quanto a minha em uma das lojas. Ela me disse que não tinha o produto em estoque e falou para eu passar na Insinuante. Respondi "estou vindo de lá, eles também não têm". A resposta? " Se não tem na Insinuante você só vai conseguir na internet, eles são os melhores" Hã?????

Minha busca pelo DVD Recorder foi infrutífera mas ao passar por uma loja de calçados eu ouvi um psiu vindo da vitrine. Não sou de olhar psiu mas aquele me pareceu tentador. Era uma sandália que estava me chamando, implorando para ir comigo para casa. O vendedor, querendo valorizar seu produto me disse que a sandália era muito confortável e quando eu vi eu já tinha perguntado "como é que você sabe, você já experimentou?". Ainda precisa dizer que ele foi apanhado de surpresa, ficou super sem graça e falou um monte de besteiras tentando se defender? Claro, eu me diverti muito mas pedi desculpas pela brincadeira.

A busca pelo DVD Recorder continua. Pesquisa de preço é fundamental. Manterei vocês informados das minhas aventuras em prol da academia. Este semestre promete! Meu TCC está se transformando em uma grande brincadeira, no bom sentido.

terça-feira, 22 de julho de 2008

"O dia em que me tornei são paulino"

O próximo livro que pretendo comprar tem como título "O dia em que me tornei são-paulino". Nossa! Eu não me lembro que dia foi esse na minha vida... acho que nem existe um dia específico, simplesmente aconteceu. Como as lindas histórias de amor em que quando você percebe já está completamente e irremediavelmente apaixonado. Apesar de eu não me lembrar do dia em que me tornei são-paulina, tenho certeza de que vai ser uma leitura fantástica... O livro já tem um tempo no mercado mas somente agora a vontade incontrolável de possuí-lo tomou conta de mim.


Epa! Por mais que não haja um dia em que tenha me tornado são-paulina, certamente existe o dia em que me dei conta disso. Qual será esse dia? Eu consigo lembrar? E que diferença isso faz? Não há formas de reverter minha "sao-paulinice", acho que isso já faz parte do meu DNA. Fato é que vira e mexe eu arranjo um pretexto qualquer para falar do SPFC. Vamos mudar de assunto?


Sonhei que o Thiago Pereira conquistava duas medalhas de ouro em Pequim e que a platéia chinesa estava gritando "vai Thiago" como a mãe dele faz... Tomara que tenha sido um sonho premonitório... Se o esporte ainda é um dos poucos motivos que temos para nos orgulhar do nosso país, que venham muitas medalhas de Pequim!

domingo, 20 de julho de 2008

Que estranho!

Foi uma sensação estranha ser convidada para uma formatura da qual eu deveria participar como formanda... por mais que eu esperasse o convite, que soubesse que isso ia acontecer, foi estranho. Por isso, eu repito o que já escrevi em outro post: a Facom é um local estranho, frequentado por pessoas estranhas e onde coisas estranhas acontecem!

Falando em estranho, o que foi aquele vídeo com a rescontituição (na visão da promotoria) da morte da garota Isabella Nardoni? Cansaram da novelinha exibida pelos telejornais e resolveram fazer um desenho animado? Acho que eu prefiro ver o Kung Fu Panda... só não fui ainda porque as cópias estão dubladas...

E ainda sobre coisas estranhas: o padrão Globo de qualidade deixou a câmera bastante visível nesta cena de Beleza Pura... Muito estranho!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Fashion

Não foi somente o atelier que mudou de visual (e deve permanecer azul por algum tempo, afinal é a minha cor favorita), os peixes americanos também. Começaram pelo piercing, embora optando pelo tradicional deixa uma dúvida no ar: será que teremos jaquetas pretas e camisas do Nirvana a seguir? Veja as fotos no Globo.com.




Você pode me dar uma informação????

De vez em quando eu acho que colaram um plaquinha escrito "informações" na minha testa. Em qualquer lugar aparece do nada alguém que vem direto em minha direção com alguma pergunta. Será isso algo que acontece com todo mundo que trabalha com atendimento? A gente acaba desenvolvendo uma cara diferente que atrai as pessoas?

Na fila do banco sempre aparece alguém que quer saber se todas as máquinas estão com saque disponível, enquanto espero ônibus sempre surge alguém que me pede informações sobre qual ônibus deve pegar para chegar a tal destino, na sala de espera da dentista surge um paciente de primeira vez que me pede referências sobre o trabalho profissional dela. Na faculdade sempre me perguntam se tal professor já chegou. Onde eu moro acham que eu sempre tenho que saber onde está o zelador. Isso quando não ficam me perguntando o que significa tal sigla, se tal palavra se escreve com g ou j, qual a tradução de não sei-o-que. Já me acostumei com a minha plaquinha colada na testa mas ainda consigo me surpreender com algumas situações, por exemplo, uma garota me perguntar no ponto de ônibus se eu sabia informar se um rapaz de camisa laranja pegou o ônibus de Estação Pirajá... Como diria o Chapolin Colorado.... abusam de minha nobreza!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Apesar das evidências em contrário, o atelier ainda está na ativa!

Depois de um tempo de folga do blog, onde eu pratiquei com muito afinco o pecado capital da preguiça, volto para falar de música. Pensei em passar por aqui no dia do trágico episódio da morte do garoto João Roberto mas as palavras sumiram no meio da minha perplexidade e do meu desapontamento... falemos de música, então.

Eu fui uma criança que gostava de ouvir o rock nacional emergente dos anos 80... largava qualquer coisa para ver os Paralamas, queria para o meu cabelo o mesmo corte que o Paulo Ricardo, vivia cantarolando as músicas do Lulu Santos, aumentava o volume do rádio quando tocava o Barão Vermelho, sabia todas as músicas da Blitz... Bons tempos! Ainda escuto todos eles e mais Titãs e Legião, que aprendi a gostar já na pré-adolescência, e Skank, que ao lado dos Paralamas e de Marisa Monte compõem a trilha sonora da minha vida.

Era um pouco incomum o meu gosto musical mas felizmente eu sempre tive uma personalidade muito forte para assumir as minhas posições. Claro que tem um monte de outros artistas e músicas que eu gosto, mas resolvi me deter nestes porque ontem foi emocionante rever o RPM no programa do Faustão e porque amanhã é aniversário do Samuel Rosa do Skank (até mudei a decoração do atelier para a festa de aniversário...)

E eles continuam tocando o meu coração, fazendo a revolução... A verdade é que eu sou uma garota nacional.

sábado, 28 de junho de 2008

Ops, engano de contagem

Terei chance de fazer alguma postagem especial no número 100... descobri que a contagem do blogger incluia as mensagens rascunho e, portanto, ainda estou na casa dos 90 posts!

O inventor do celular me deixou preocupada nesta entrevista... será que eu tenho a tal patologia?Quais são os sintomas? E os tratamentos?


terça-feira, 24 de junho de 2008

Sobrevivemos!!!

Sobrevivemos, eu e o atelier. Segundo o contador de postagens, este aqui é o post número 101!!!!! Não sei quantas postagens tem o parentese mas o fato é que o Atelier chega a 100 postagens um mês antes do seu aniversário. Talvez isto merecesse um post especial... Entretanto, não teve comemoração de post número 100 porque eu não percebi antes... C'est la vie...

Também, qualquer tipo de comemoração seria ofuscada pelos festejos juninos. Sempre tive horror a este período do ano, assim como tenho horror do carnaval (alguém mais duvida que eu nasci na região errada, no estado errado?).
Meu São João foi o da insistência. Vizinhos aqui da rua insistem com as fogueiras. Eu insisto em apelar para São Pedro. São Pedro insiste em me atender (claro que deve rolar uma certa inveja de São João, mas...) e a madeira molhada não produz o fogo para iluminar a minha crise respiratória geralmente despertada pela pólvora...

Sobrevivemos, eu graças a São Pedro e o Atelier graças ao meu inesgotável repertório de bobagens e a uma incapacidade incrível de tecer longos comentários sobre nada.

domingo, 15 de junho de 2008

Brasil x Paraguai : futebol falsificado... em verde e amarelo!!!

Na manhã de hoje a seleção masculina de vôlei venceu a Sérvia, de virada, por 3 sets a 2. O Brasil mostrou que tem um grupo forte, que está focado em um objetivo e jogando com alegria, que seus reservas são de altíssimo nível e seu comandante destinado a montar equipes campeãs. Apesar de alguns momentos ruins durante a partida, a seleção mostrou que está pronta para disputar a medalha de ouro. Fora da quadra, uma torcida que canta que é brasileiro com muito orgulho e com muito amor se mostra encantada com a qualidade, a disposição e a perseverança dos atletas brasileiros.


O período da tarde foi reservado para a seleção brasileira masculina de futebol. Um time sem organização em campo, sem uma tática, sem atenção. Parece que os jogadores, com raras exceções, encaravam a partida apenas como uma vitrine para conseguir novos e melhores contratos com os clubes. O comandante tem como maior qualidade o seu curriculo de imensa dedicação à seleção, mas ainda não conseguiu contagiar o elenco com o orgulho de representar o seu país (mais uma vez, com raras exceções). Se sobra amor pela seleção, falta experiência para Dunga, que convoca mal, escala mal e substitui mal. Fatores extra-futebol dividem com ele a culpa do insucesso do time.


Devo confessar que a derrota para o Paraguai por 2 x 0 não me surpreendeu. Não é de hoje que a seleção não tem toque de bola, não tem jogada ensaiada, não tem chute a gol, não tem entrosamento, não tem vontade... Apesar de tudo, tenho muita esperança de que o Brasil conquiste a medalha de ouro no futebol... FEMININO, é claro!

sábado, 14 de junho de 2008

Segredos

Para que eu me perdoe por não ter postado nada no Dia dos Namorados...


sexta-feira, 13 de junho de 2008

Santo Antônio

Não postei sobre o Dia dos Namorados... acho que foi uma revolta inconsciente contra as mesmas matérias de todos os anos na televisão... que falta de criatividade!!!!


Deixemos o Dia dos Namorados de lado, afinal, já passou. Hoje é dia de festa para o primeiro dos três santos juninos. Treze de junho é o dia da morte do santo, que até hoje foi o que teve o processo de canonização mais rápido: 11 meses e 3 dias. Santo Antônio tem imensa popularidade na América Latina, no Brasil então, nem se fala. Com fama de casamenteiro, o santo também é procurado por aqueles que têm objetos perdidos.



Há muitos relatos sobre a biografia de Santo Antônio e a sua fama de casamenteiro, e, como não poderia deixar de ser, há muitas divergências nestes relatos, quase sempre escritos por religiosos. Entre os pontos convergentes, temos que Santo Antônio nasceu Fernando, na capital de Portugal, e era filho de família abastada. O ano de seu nascimento não é preciso mas todos concordam que a sua morte aconteceu em 1231. A fama de casamenteiro tem diferentes versões. A mais recorrente é de que o santo ajudava moças pobres a se casar doando-lhes um dote. Entretanto, alguns relatos biográficos dizem que ele se dedicou à vida religiosa muito cedo, deixando de lado a vida de riqueza que tinha...


Fato é que todo mundo, independente de religiões e crenças, conhece pelo menos uma simpatia para achar casamento. Entre elas estão:
1 – Cravar uma faca, à meia-noite do dia 12 de junho, numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.
2 –Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver aberto indicará o escolhido.
3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.
6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.
7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.
8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.
9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos
ainda restam para o Dia D.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Quero ver pipoca pular...

Depois que terminou de ler o título da postagem a sua mente cantarolou "pipoca com guaraná..."? Não se preocupe, você é normal.

Não é semana da propaganda nem mais um post saudosista... Sabe quando você tem necessidade de procurar um assunto no livro de Geografia da quinta série e encontra uma foto da sua turma dentro dele e uma série de lembranças passa pela sua cabeça? Pois é mais ou menos assim que me sinto agora... e, se recordar é viver, vivamos!












domingo, 8 de junho de 2008

Certo dia Eva estava muito triste no paraiso e resolveu falar com Deus:
-Senhor, eu adoro o Paraíso, ele é lindo, tem muitos animais, frutas e rios... só que eu me sinto muito sozinha aqui. Será que o Senhor não poderia criar algo pra me fazer companhia?
- Bem, Eva... - respondeu o Criador - Eu posso criar o homem pra você. Ele é grande, musculoso, no futuro servirá para te ajudar a abrir latas, carregar sacolas, trocar pneus de carro e além disso ainda lhe dará muito prazer!!
- Nossa! Perfeito! Isso mesmo que eu preciso.
- É, só que ele também tem alguns defeitos, Eva...
-Quais são??
-Bem... ele é egoísta, machista, mal educado, preguiçoso e mau humorado. E além disso só posso criá-lo com uma condição...
-Deus, qual condição?
- Como ele tem um ego muito grande, você vai ter que deixá-lo acreditar que foi criado primeiro!

sábado, 7 de junho de 2008

Será a volta das teorias sem fundamento?

Na semana em que não resisti a absolutamente nenhuma tentação gastronômica, uma pergunta quase me tirou o sono. Por uma razão inexplicável, uma criança me perguntou se eu conheço alguém que ganhou na Tele-Sena. Definitivamente, não. Perguntei a todo mundo que encontrei esta semana, exagerando um pouco mais e perguntando se a pessoa conhecia alguém que já ganhou algum prêmio nos programas de Silvio Santos.
Segundo a teoria do orkut, de que entre você e alguém existem no máximo seis pessoas, eu deveria ter encontrado o tal "sortudo". Não encontrei. Alguma explicação lógica para o assunto ou vou ter que elaborar mais uma mirabolante teoria sem fundamento, como as que eu fazia lá pelo parentese.zip.net?

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Eis um dos motivos da morosidade do Poder Judiciário no Brasil... qualquer coisa é motivo para uma ação!

Que pena Chico... a Constituição Federal garante o direito de expressão apenas para os humanos brasileiros...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Bacalhau e mudança

Meu atelier completa um ano em julho, e já estou pensando em um nome novo para ele. Não consigo pensar em uma justificativa para a mudança além da minha vontade mas certamente ela existe no meu subconsciente. Ainda não tenho a menor idéia de qual será o novo nome, só sei que espero que ele surja de uma maneira inesperada como surgiu a idéia do TCC.


Não que uma coisa tenha a ver com a outra mas vou falar agora de bacalhau. É, isso mesmo, bacalhau. Desta vez não tem nada a ver uma coisa com a outra mas já me disseram que meu raciocínio é muito rápido e que para acompanhar precisa se um certo treinamento, ou seja convivência. Mais ou menos assim, você está falando comigo de elefante e eu falo alguma coisa sobre algo que eu li em algum lugar sobre um projeto de lei para proibir a caça de jacarés no pantanal. Quem não convive comigo se assusta mas quem convive já pergunta logo "de onde você tirou isso" e acha bastante normal a resposta" pensando no elefante eu concentrei na tromba, que me lembrou uma cobra, que me fez pensar em floresta, que me lembrou da Amazônia, que me lembrou a minissérie, que me lembrou a novela Panatanal, que me lembrou do Pantanal, que me trouxe a imagem do jacaré como um de seus símbolos e ai eu lembrei da matéria". Tudo isso em questão de dois segundos.


Por alguma razão qualquer trouxe o bacalhau para o post porque fiquei em uma curiosidade incurável para vê-lo vivo. Como eu não ia largar tudo correndo para embarcar para a Noruega, recorri ao google. Olha o bichinho aí, nessa matéria do Terra. Li em um site português que vivo o peixe pesa 15 kg.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Vai sem título mesmo

Faltaram palavras depois daquele gol aos 46 do segundo tempo, mas... sobrevivi. Deixando de lado a despedida de Adriano e a saudade que os gols dele já deixam, passei aqui para falar que cerca de dez por cento dos meus amigos que estão no orkut fazem aniversário no mês de maio. Só vi outra lista grande em novembro, onde me incluo: os "filhos do carnaval"....


Estou meio estatística ultimamente. Porcentagem é quase uma mania, uma presença constante no meu cotidiano. Por causa dos dez por cento de amigos do orkut revirei o baú de frases que utilizei durante a semana e olha só:
"você tem no mínimo cinquenta por cento de chance de ouvir um não quando pede alguma coisa para alguém..."
"acredito que eu respondi o suficiente para atingir quarenta por cento da nota..."
" tem uns noventa por cento de chance de eu usar gráficos e tabelas no meu TCC porque eu adoro isso..."
" fazendo uma breve comparação, eu observei que a demanda não está sendo distribuida de maneira igualitária, cerca de 60% está no período vespertino."
"Faustão está na Globo há mais de dezenove anos, o que significa que mais de 50% das minhas tardes de domingo foram tardes de peso"
"... os comerciais não podem ultrapassar 1/4 de hora na programação mas tem gente que não respeita..."
" cerca de 70% do meu prato é somente salada mas não estou emagrecendo na mesma proporção da diminuição do consumo de gordura.


"
E agora, para terminar com meu estilo, digo que 60% das coisas que leio nos sites jornalísticos estão repletos de erros de português, eu sei que a instantaneidade pede velocidade e que a velocidade é um convite aos erros de digitação e a não correção antes de publicar mas e os especiais escritos com mais tempo? E olha a porcentagem aí gente!!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Internet: por mais que você ache que já viu tudo...

Se você tem coragem de encarar... são imagens chocantes!!! Eleição do cachorro mais feio do mundo pela internet. Eu não votei, ainda estou em dúvida...

terça-feira, 13 de maio de 2008

120 anos de liberdade?

Acessei o blog hoje para escrever este post, mas quis o destino que eu encontrasse a declaração do Riquelme...


Hoje é 13 de maio. Em 1888, há exatos 120 anos, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e acabou com a escravidão no país. Pode ser um paradoxo absurso o que eu vou dizer mas eu sinto vergonha da data de hoje. Eu explico: foram mais de trezentos anos de desrespeito aos direitos humanos, e precisou que uma lei acabasse com tamanha monstruosidade. Lei que não foi assinada por uma simples questão de justiça, para reparar um erro que perdurava por três séculos, mas porque já estava "fora de moda" a escravidão negra (para falar de um jeito sarcástico, sem ter que abordar uma série de outras questões que a História oficial "desconhece".)


Seria simplista demais dizer que os negros saíram das senzalas para morar nas favelas mas também muito ingênuo pensar que tudo mudou para melhor. Infelizmente, como várias leis neste país, a Lei Áurea não pegou. Nossa legislação é muito bonita mas peca por muitas vezes se preocupar com a punição e não com a prevenção dos atos ilícitos.
Não sou especialista na discussão sobre os negros mas tenho visto uns comportamentos inacreditáveis. Uma colega de trabalho de minha mãe falou para ela que me via "andando com uma neguinha para cima e para baixo". Falou em tom de preocupação, quase implorando que a minha mãe tomasse alguma atitude severa comigo. Minha mãe me contou o episódio e eu fui tirar satisfações com a criatura, dizendo que eu escolho meus amigos pelo caráter e não pela cor da pele.


Se o dia 13 de maio se tornasse um feriado para afro-descendentes, não ia ter um sem assumir suas origens africanas...

Se até os adversários admitem, quem sou eu para contestar...

"- O São Paulo de Adriano é o principal candidato. Se o atacante quiser, será difícil ganhar deles." Achei essa declaração aqui, do Riquelme, grande destaque do Boca Juniors, admitindo o favoritismo do São Paulo na Libertadores e apontando Adriano como principal triunfo do tricolor do Morumbi.




Eu admiro o futebol do Riquelme, o time do Boca é uma coisa com ele e outra sem ele. Parece que ele nunca está em má fase, tem a consciência da sua responsabilidade como ponto de referência do time de futebol mais popular da Argentina. Está sempre concentrado nas partidas e, mesmo que o time esteja perdendo de goleada ele joga com o mesmo estilo. Apesar disso tudo, não mereceria espaço no meu atelier se não fosse o elogio para o São Paulo... Olha ele aí.




Concordo com você, Riquelme, e acho ótimo que todo mundo foque a atenção no Imperador para deixar o Borges sem marcação e aproveitando todas as oportunidades de gol para levar o Sampa bem longe... lá pro Japão no mundial do fim de ano!!!!!









E que o Imperador continue cativando seus súditos!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Pessoas informatizadas e ecléticas possuem arquivos de música digitalizados.
Os arquivos são organizados por ordem alfabética.
Os nomes dos cantores/cantoras/grupos geralmente estão antes do nome da música.
Daí, a sequencia: Guns and Roses e Gypsy King... um tanto fora do comum...

domingo, 4 de maio de 2008

domingo, 27 de abril de 2008

SaLaDa De FrUtAs
















Brincadeira nos intervalos do ensino médio na minha época de escola. Quem não jogava vôlei
se divertia com as palavras. Tinha um grupo que não gostava de jogar comigo achando que eu roubava com os nomes de novelas.... O que posso fazer se eu conhecia nomes como "Feijão Maravilha", "De quina para a lua" e outras de épocas em que eu ainda nem sonhava em
nascer....


Expressão às vezes utilizada para falar de misturas de coisas diversas que acabam dando
certo.


Prato bastante recomendado para as pessoas que vivem em eterna briga com os ponteiros da balança...


Encontrei um colega do ensino médio esta semana, estou escrevendo a primeira versão do ante-projeto... ou será anti-projeto? (Não, não é dúvida de português mas da qualidade do trabalho...) e ando com remorsos e culpas pelas concessões calóricas que me faço de vez em quando... Salada de frutas simboliza bem minha semana...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

21 de abril

Feriado.
Feriadão.
Dia de sol.
Aniversário dele.
Restaurante.
- Que tal pizza?
- Cheiro de Pizza?
- Boa pedida.
Feito o pedido.
Chega a entrada.
-Para beber, senhor?
-Refrigerante.


Abelhas.
Como assim?
Surgem do nada.
Sobrevoam a mesa.
Pousa uma na lata de refrigerante.
Pousa outra na outra lata.
Mais uma no porta-guardanapos.


Ele mata uma abelha.
E mais uma.
E mais uma.
Quinta abelha morta, chega a pizza.
E mais abelhas.


Mudam de lugar.
As abelhas também.
Já são dez abelhas mortas.
Ela enche o copo com refrigerante.
Cai uma abelha junto.
Não viram quando a abelha entrou na lata.
Outra entra na lata vazia.
Ela fecha a lata com um guardanapo.
Abelha presa.
Entra outra abelha no copo.
"Resgatar" a que tinha caído no refrigerante.
(deve ser uma delícia se afogar em guaraná....)
A bombeiro empurra a vítima para cima da laranja.
(Opa! Ela salvou a amiga mas agora ela está se afogando!!!!)
O namorado cobre o copo com a lata de refrigerante vazia.


O casal se diverte.
Os garçons observam.
O casal lembra do filme "My girl".
E de outras abelhas no ínicio do namoro.
Outrora, na lanchonete.
Afogadas no refresco de cajá...


Pedem a conta.
Total: 13.
-Reais??? Somente isso?
- Não, abelhas mortas.
E mais uma presa na lata de guaraná

sábado, 19 de abril de 2008

Notinhas

A polícia indiciou a madrasta e o pai de Isabella Nardoni. A imprensa já os condenou a prisão perpétua. O recente episódio do assassinato da garota e a cobertura que se faz do caso, agravam a minha crise com o Jornalismo. Estou preparada para remar contra a maré?
***
Gabriel me disse que minha sinceridade beira à falta de educação. Achei que seria lutar contra os meus princípios não ser assim, mas percebi que há opiniões que devem ser emitidas e outras que devem ser omitidas.
***
Estou conseguindo vencer a luta contra a balança, já há algumas semanas que o ponteiro não sai do lugar. Reeducação alimentar conseguida com a extração dos terceiros molares. O grande teste virá agora, tensão de semana de avaliação... conseguirei não transformar a ansiedade em calorias?
***
Ontem encontrei um conhecido que trabalhou comigo em 2002. Levei cinco segundos para lembrar de onde eu conhecia o rapaz mas até agora não lembro o nome dele. Só lembro que a gente chamava ele de "Larica" porque ele parece muito com o vocalista da Mambolada. Evidentemente, se o apelido pegou é porque o cidadão não gostava dele... acabou acostumando mas daí a gostar a distância é enorme....
***
Mudei de tema para o meu TCC dois dias antes de entregar o rascunho do rascunho do rascunho para a professora. Fiz uma pequena justificativa da mudança para ela e neste ponto deixei a sinceridade fluir... valia alguns pontos e acho que isso me deu mais coragem para arriscar... eis alguns trechos:
"Minha decisão parece ser emocional pura e simplesmente, mas é racional também, ou seja, ainda me reservo o direito de dizer que estou em pleno gozo das minhas faculdades mentais. "
"o meu tema anterior ainda não tinha convencido nem a mim mesma de que poderia ser um bom trabalho..."
"o problema estava em contrariar a obviedade lógica e resolver começar pelo fim, ou seja, escolher um produto e tentar achar uma problemática dentro dele"
" com a mudança, o projeto deixa de ser apenas uma etapa forçosa que tenho que cumprir para concluir meu curso"
A sombra do orientador já me persegue, posso imaginar todas as suas expressões irônicas e olhares enigmáticos. Já me vejo em reclusão voluntária, uma espécie de auto-imposição de cárcere.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Existem mais mistérios entre o céu e a terra...

Completou o resto da frase? Agora só falta concordar com ela. Essa história é mesmo muito misteriosa. Há algum tempo eu vi um caso parecido no Globo Repórter, um homem transplantado que "virou a casaca" e mudou de time. A ciência não explica ainda e as pessoas são muito influenciáveis mas eu não descarto completamente a possibilidade.
Aproveita que vai acessar o link e dá uma olhada em outros posts do blog... alguns dispensam comentários.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

"Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho..." Baixo custo, como o meu.

Alguém já fez as contas de quanto gasta com os cabelos por ano? Eu já. Minha previsão orçamentária para cabelos em 2008 é de 110 a 160 reais. O valor exato vai depender da quantidade de vezes que eu decidir aparar as madeixas. Nunca faço isso duas vezes por ano mas 2008 pode ser o começo de uma nova era. Os valores do corte são responsáveis pela maior parte do orçamento, como não poderia deixar de ser. Os mais espertos já perceberam que o valor está em torno de 50 reais mas nem sob tortura eu revelaria onde eu corto o cabelo e com quem. Façam suas apostas e lembrem que existem milhões de superstições e rituais que envolvem meus longos fios, portanto, o valor certamente está exagerado um pouco para mais ou para menos.

Comentando o dado com uma amiga, ela disse que gasta valor semelhante em, no máximo, dois meses e ficou curiosa para saber como eu consigo a proeza de gastar "tão pouco" por ano. Simples. Adoro os meus cabelos longos, o que sempre me dá pena de deixar que eles sofram a ação das tesouras... Além disso, existem as superstições e rituais, a maioria deles relacionados ao ato de cortar, aparar, reduzir o tamanho, enfim. E o principal é que eu adoro meu cabelo do jeito que ele é. Parece inverossímel, afinal eu sou mulher... é a mais pura verdade. Ou seja, não tenho a menor vontade de fazer escovas, mudar a cor ou inventar qualquer outro tipo de mudança no visual. Economia devido ao amor pela naturalidade. Nada contra quem gosta, o importante é você se sentir feliz. Sou feliz sem excesso de química; para mim se resume a xampu e condicionador. Evidentemente, para descobrir qual xampu eu uso você terá que memorizar o perfume de todas as marcas do mercado. Também faz parte das superstições e rituais não comentar nada sobre isso. E nem adianta perguntar para Gabriel. Primeiro porque ele não sabe todos. Segundo porque não deve lembrar dos que sabe. Terceiro porque eu jamais o perdoaria, e ele sabe disso.

Enfim, para mim não custa caro estar de bem com meus cabelos.