sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!!!!!!!!!!

E amanhece o último dia de 2010... Ano que posso reconsiderar como um renascimento para mim, depois de tantas mudanças e transformações... Acredito que possa dizer sem medo de errar que absolutamente nenhum aspecto da minha vida termina este ano como começou.

E apesar do que possa parecer, não foi um ano de facilidades. Muito pelo contrário... Foram no mínimo trezentas e sessenta e cinco batalhas, algumas perdidas e muitas vencidas. As derrotas serviram de aprendizado e as vitórias de estímulo para seguir adiante. Assim é a vida, se assim você quer que ela seja.

É tempo de renovar a esperança de um futuro melhor... um novo ano se aproxima e teremos mais trezentas e sessenta e cinco oportunidades de tentar fazer o mundo melhor que tanto sonhamos. Só depende de nós! Aos que me seguem, aos que passam por aqui de vez em quando e aos que ainda virão, desejo um ano novo de muita paz, saúde, amor e harmonia. Que estejamos juntos novamente em 2011, compartilhando os bons e maus momentos.

E encerro o ano com um agradecimento pela atenção e carinho que tenho recebido, mesmo quando os textos não estão inspirados... um abraço especial para Majju, sempre com palavras carinhosas de incentivo. Beijos doces e perfumados para você!!!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Megasena da virada

Muda o grupo de pessoas, muda o local da cidade, mas o assunto é o mesmo: a Megasena da virada. A esperança de tornar-se um milionário de um dia para o outro reside em cada coração. Os discursos sobre a utilização do prêmio são sempre parecidos: viagens, carros, mansões, ajudar aos familiares, deixar o atual emprego...

E as filas nas casas lotéricas são intermináveis. Todos com a certeza de que desta vez a sorte chegará, e por isso guardam os números mágicos com muito cuidado para que uma espichadinha de olho não faça o prêmio ser dividido. Em poucas horas teremos um ou mais ganhadores com motivos a mais para comemorar a chegada de 2011...

Eu não estou imune ao sonho de ganhar na Megasena, mas talvez eu não tenha a crença necessária para que a sorte sorria para mim... mas a aposta está feita, a sorte está lançada. Que se cumpra o destino.

Vivenciando um ditado popular

Eu gosto de bolsas que tenham vários "departamentos", para facilitar a localização das coisas. Até porque eu tenho uma tendência a gostar de bolsas pretas, e como meu estojo dos óculos, a carteira, o celular, o porta-moedas, a necessaire, a agenda e o guarda-chuva são pretos também, a visibilidade no interior da bolsa fica comprometida... então, eu sempre coloco as coisas nos mesmos lugares, cada uma no seu "departamento".

Aliás, posso dizer que tenho mania de gavetas, divisões, prateleiras... Se bobear, até meu pensamento é departamentalizado... cada coisinha numa parte do cérebro... Logo, fica fácil concluir que a mochila que transporta as minhas coisas para a academia também tem vários "departamentos". Anteontem, por pressa, preguiça ou má vontade, eu simplesmente joguei tudo dentro dela quando saí do vestiário. E fiz a mesma coisa ontem em casa, arrumando as coisas para levar para a academia. Resultado: o treino de ontem demorou mais tempo, por causa das interrupções para beber água.

Não entenderam nada? Não sejam apressados como eu, as explicações começam agora... Este meu ato de "vandalismo" jogando as coisas de qualquer jeito na mochila, fez com que eu não fechasse o vidro de perfume corretamente... meio vidro se foi, e tudo dentro da mochila estava com um cheiro delicioso... acontece que o squeeze também foi atingido e água com gosto de perfume simplesmente não dá...

Resumindo: aprendi na prática que a pressa é realmente inimiga da perfeição.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Não posso dizer que estou pensando alto... estou escrevendo alto, então?

Ano terminando, e os veículos de comunicação começam a fazer a retrospectiva dos fatos noticiosos que marcaram 2010... e se acontecer algo que mereça ser mencionado até o dia 31? Farão uma edição extra? Sempre achei que a retrospectiva deveria ser no primeiro dia do ano que começa, seria bem mais lógico. Também acho que a premiação do cinema, o  Oscar, deveria ser em janeiro, assim como a nossa versão tupiniquim (o Troféu Imprensa de Sílvio Santos). Fazer o que? É apenas uma opinião.

Também penso em fazer uma retrospectiva do Meu Atelier... acho que vou fazer um Top Twelve, com a melhor postagem de cada mês... e como aqui quem manda sou eu, a retrospectiva será no primeiro dia do ano!!!!!

Até lá eu vou pensando no futuro deste blog... tentar novamente a postagem diária? Manter a meta das 365 postagens por ano? Ainda não sei... E o Biscoito Esfarelado? Claro que quem acompanha já deve ter percebido que ele está um pouco abandonado... não foi preguiça, foi falta de motivação para escrever. O futuro de Biscoito Esfarelado é incerto... mas... quem tem certeza do amanhã? Como eu disse uma vez, o pretérito é imperfeito e o futuro é condicional, vamos viver o presente. 

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Já inventaram o telefone, sabia?

O telefone foi inventado há mais de duzentos anos. Como quase todas as invenções, sua origem e paternidade envolvem uma série de versões controversas. A maioria destas versões atribui o feito a Alexander Graham Bell, embora recentemente o nome de Antônio Meucci tenha sido reconhecido como o responsável pelo invento.

Independente da autoria, o telefone é um invento fantástico. Transmissão de dados sonoros por meios de sinais elétricos, deu o primeiro grande passo para a comunicação sem fronteiras que temos no mundo globalizado de hoje. Apesar disso, algumas pessoas ainda esquecem de sua utilidade. Por exemplo, alguém que está com empréstimo de quatro livros da Biblioteca da Faculdade, e deseja devolvê-los. Se esta pessoa lembra que o telefone existe e utiliza o aparelhinho para buscar informações sobre o período de recesso de fim de ano, evita uma longa caminhada debaixo do sol de verão da tarde da capital baiana...

E logo eu que sempre fui uma pessoa prática e preguiçosa... Nem devolução dos livros, nem bronzeado forçado... será que ficam pelo menos algumas calorias a menos como saldo positivo deste episódio???

domingo, 26 de dezembro de 2010

Não é proibido, mas deveria ser!

Eu deveria pedir que as pessoas parassem de me convidar para festas de aniversário de criança... ou poderia simplesmente não aceitar os convites... 2011 nem chegou e eu já tenho convite para aniversário de criança em abril...

Aquela mesa de guloseimas é um pecado... 100% dos mortais não resistem e como eu sou mortal... Como manter a dieta assim? Apreciando com moderação e dobrando o esforço na academia na semana seguinte... E como a mesa de guloseimas me espera, fico com a postagem curtinha e encerro com essa deliciosa canção...






Natal

Com um pouco de atraso, a postagem natalina.... Simplesmente AMEI este vídeo!!!



sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!!!!!!

Logicamente o tema da postagem de hoje teria que ser o Natal... até cheguei a procurar algumas mensagens na internet para me permitir descansar um pouco antes da ceia, mas desisti. E por quê? Preguiça, sono ou vontade de escrever algo por mim mesma? De certa forma... Minha semana foi bastante puxada... aliás, desde o mês de outubro que eu estou em rotação máxima! Mas não foi apenas por estes motivos que desisti da mensagem natalina pronta, foi também porque o meu desejo para o Natal deste ano é um pouco diferente... não que eu não queira um Natal de luz, paz e harmonia, não é isso. Eu simplesmente desejo que no Natal do próximo ano nós possamos celebrar não somente o nascimento de Jesus, mas a materialização dos seus ensinamentos no nosso cotidiano como uma rotina.

De que adianta um discurso sobre generosidade, doação, fraternidade, harmonia e paz, se na prática agimos com egoísmo, mesquinhez, discórdia e maledicência? Ei, Papai Noel, ainda dá tempo de eu fazer um pedido? Se der, eu quero que a partir de agora o discurso seja também a ação.



quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Saindo do RPG....

Eu estava parada, esperando o elevador, em um edifício comercial da cidade. Para variar, estava com pressa, e avaliando se seria mais rápido usar as escadas, quando uma voz interrompeu meus pensamentos...

- Que linda a sua sandália! Onde você comprou?

Olho na direção da voz e vejo uma senhora, com idade para ser minha avó, alternando o olhar que se fixava em meus pés e em meu rosto, esperando a minha resposta. Abandonei os cálculos do tempo que levaria usando as escadas, para responder. Além da indicação da loja, eu falei que tinha comprado no início do ano a sandália, e que provavelmente ela não encontraria mais do mesmo modelo. Ela me disse que ia tentar assim mesmo, pois outros modelos poderiam agradá-la. E descreveu rapidamente a sua dificuldade em encontrar sapatos bonitos, confortáveis e seguros.

A esta altura eu já havia decidido pelo elevador, e então resolvi conversar sobre calçados ortopédicos. Ela parecia desconhecer a existência de linhas especializadas e se mostrou interessada no que eu dizia, apesar de seus olhos estarem fixados em meus pés. Ela queria saber se a linha ortopédica que eu indicara tinha sapatos de festa...

Tive a nítida sensação de que ela estava se perguntando que número eu calçava e que se passava em sua cabeça a idéia de me fazer uma proposta para comprar minhas sandálias... Nunca vou saber se isso realmente aconteceu, porque o elevador chegou.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sorte

Será que a Globo está precisando de produtor musical para as novelas???? Estou ficando boa em selecionar trilha sonora....


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Como diria Chapolin Colorado.. "abusam de minha nobreza!!!! "

Um incêndio no edifício sede da companhia telefônica OI deixou os usuários sem telefonia fixa, sem celular e sem internet durante todo o dia. Aparentemente, eu não teria motivos para sofrer o impacto desta crise, já que eu não sou cliente de nenhum serviço da operadora OI... mas só aparentemente, já que meu celular viveu um dia de orelhão.

Era toda hora um "me empreste seu celular para fazer uma ligação urgente", que eu já estava quase começando a oferecer o aparelho antes do pedido de empréstimo... mais um pouco e eu teria elaborado uma planilha para organizar o uso... Felizmente a maior parte usou o bom senso e ligou a cobrar, pedindo que lhe retornassem a chamada.... Meu celular viveu um dia de orelhão....



Arroz

Certa vez eu li um texto de um autor (que não me recordo o nome) que dizia que a obra de arte é que guia o artista, e não o contrário. Atrevo-me a dizer que em muitos momentos da nossa vida isto acontece, mesmo fora do campo artístico. Planejamos uma coisa, e a vida nos coloca diante de caminhos que nos levam a outra direção... como diria a canção: " a gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda viva e carrega o destino pra lá..."

E toda esta filosofia pode ser resumida na boa e velha sabedoria popular que diz que a teoria é muito diferente da prática... E vamos voltar no tempo para exemplificar. Paremos por ali, no começo da puberdade, quando comecei as minhas experiências culinárias... O objetivo era fazer um arroz branco, prato trivial, acompanhamento, bastante simples. Uma dúvida de anos, até hoje não esclarecida... na prática, que prato era aquele? Teria sido arroz de sushi? Grudadinho e sem sal?


Ou terá sido arroz doce? Também grudadinho e sem sal??? Nem eu sei a resposta....

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Espero que o tempo passe, espero que a semana acabe...

Opa! Acabei pulando um dia na postagem... o sábado. Resolvi conferir a apresentação de uma cantora que diziam ser maravilhosa, era tanta propaganda que não resisti. Ela tem uma voz muito suave, não era propaganda enganosa não... o problema é que só ela salvaria a noite desastrosa mas o som não ajudou em nada... fiasco. A comida do bar não era legal, foi decepcionante. Acho que tirou minha motivação para escrever.

E já que falei em música, vamos encerrar esta postagem com uma... uma poesia cantada.



domingo, 19 de dezembro de 2010

Piquenique do século XXI

Domingo de final de primavera, com um calor de verão. Dia perfeito para um piquenique, não acham? Mas, morando em uma cidade grande, uma capital urbana como Salvador, com cada vez mais concreto e menos verde, qual seria o lugar ideal para o programa????

As tradições nascem, crescem, se reproduzem, se reciclam, se renovam e morrem. O piquenique do século XXI não é ao ar livre, não tem cesta, não tem toalha quadriculada, não tem frutas e geléia, e nem tem o Zé Colméia aparecendo para roubar sanduíches. Nos dias atuais, o programa é com ar condicionado, filas, stress para estacionar, hamburgueres e refrigerantes... e pipoca! Claro, não pode faltar a pipoca... um balde, de preferência. A depender da sua criatividade e preferência, inclua guloseimas no cardápio.

É, amigos. O piquenique moderno é feito no cinema. Basta olhar ao redor enquanto aguarda na fila para adentrar na sessão, e observar que as pessoas entram nas salas de cinema carregando uma quantidade de comida que equivale a um suprimento de guerra... e você ali, no meio do fogo cruzado, com o cheiro da gordura invadindo suas entranhas e impregnando seus cabelos.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ossos do ofício...

Fim de ano, época de fraternidade, solidariedade, confraternização (pelo menos na teoria). A confraternização entre os colegas de trabalho e o amigo secreto (ou oculto, se preferirem) é tradição. Mágoas são reveladas com a abertura de alguns presentes... e muitas outras coisas são reveladas durante a organização dos festejos...

A quem coube a organização da confraternização do pessoal do meu trabalho? A mim. A quem coube o desgaste de arrecadar o dinheiro? A mim. A quem coube a compra dos brindes que seriam sorteados? A mim. A quem coube a reserva do restaurante? A mim. Alguém tem que fazer...

Tudo pronto e meus pés em frangalhos de tanto caminhar nos corredores lotados do shopping. A quem coube ser a exceção e não gostar do lugar? A mim também. A maioria escolheu um restaurante especializado em culinária sertaneja, nordestina. Um buffet variado com pratos típicos da região do Brasil onde eu nasci e cresci... logo, um buffet onde nada agrada ao meu paladar.

Considerando que meu salto resolveu quebrar logo hoje, tinha tudo para ser um dia desastroso... mas não foi. Primeiro porque a intuição feminina é algo realmente impressionante, e eu tinha um sapato "reserva" no carro!!! E segundo, porque no meio de tanta variedade no cardápio, eu encontrei peixe na brasa e saladas e meu estômago ficou feliz!!!

Acho que nunca paguei uma conta tão cara para não aproveitar quase nada... mas, apesar de não ser político em época de eleição, vou usar um jargão deles: tudo pelo social!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Imagine

E já que falei de Lennon, e já que o Natal é uma época de bons sentimentos (pelo menos na teoria).... Sempre vale a pena escutar "Imagine".... e torcer para que seus versos sejam proféticos, ainda que em um futuro distante...




Então é Natal...

Fiquei "devendo" a postagem de ontem por uma causa muito nobre... sono!!! Talvez esteja na hora de rever essa postagem diária, mas por enquanto ainda vou tentar terminar o ano com 365 textos.

E hoje eu tenho um pedido a fazer aos compositores deste país... componham uma nova canção natalina porque ninguém aguenta mais a versão de Simone para a música de Lennon!!!! Nada contra Simone, mas uma inovação no repertório seria um grande alívio para os ouvidos...

Aliás, com tanta criatividade neste país, não sei porque o Congresso ainda não aprovou uma lei que proíba versões de músicas estrangeiras. Não me lembro de nenhuma que tenha uma tradução legal, e isto inclui a "Então é Natal" de Simone... por isso, para encerrar esta postagem, a música na versão original com John Lennon...





terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mantenha distância, Siena por perto!!!

Não é implicância, não é despeito, não é inveja. É apenas a constatação de um fato... Se você estiver no trânsito (como motorista ou pedestre) e aparecer um Siena por perto... fuja!!!

No começo parecia uma infeliz coincidência que todos os motoristas que estivessem fazendo manobras perigosas, imprudentes e impensáveis na minha frente estivessem no comando de um Siena... mas teria que ser coincidência demais!!!

Um motorista está na pista da esquerda e vai fazer uma conversão à direita. Ele simplesmente liga o sinalizador e atravessa toda a pista parecendo que está dirigindo sem retrovisores... quem vem atrás que dê um jeito, pois há uma lenda que diz que quem bate no fundo está sempre errado... Qual era o carro? Um Siena. Outro motorista sinaliza que vai entrar à esquerda e faz a conversão à direita... qual era o carro? Um Siena. Cruzamento fechado por alguém que achava que daria tempo de passar... mais um Siena. Uma ladeira com curvas, onde obviamente a visibilidade fica um pouco prejudicada, e alguém decide fazer um retorno bem no meio do caminho, no trecho mais perigoso... nem precisa dizer... outro Siena.

E como eu não lembro de tudo, e se lembrasse não escreveria para a postagem não ficar interminável... aconselho a todos: mantenham distância dos Sienas para a sua segurança!!!!

E pior de tudo... ontem eu estava tão "inspirada", que quebrei meu próprio record diário de "barbeiragens"... já estava quase parando em uma concessionária para comprar um Siena...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Será que Freud também explica?

Em alguns lugares são chamados de pernilongos. Na Bahia, muriçocas. Independente do apelido pelo qual seja conhecido, o fato é que eles nunca são bem-vindos. Em alguns pontos da cidade o entardecer fica ainda mais escuro com os milhares de insetos voando em bando.

Basta o sol começar a se despedir que começa a guerra. Como se não bastasse nos incomodar com a picada e o suga-suga de sangue, eles ainda precisam chegar zumbindo!!!! Difícil dizer o que irrita mais... Mas... há quem diga que reclamo sem razão, afinal, por alguma razão misteriosa eu sofro uma média de um ataque a cada década. Chega a ser engraçado em algumas ocasiões, todo mundo se coçando por causa das picadas e eu absolutamente tranquila, imune.

Em compensação, quando me atacam, existe uma grande possibilidade de se desenvolver um "hematomão cor-de-rosa" na minha pele... e nem precisa coçar muito....

Já perdi alguns minutos da minha vida imaginando milhares de teorias para justificar a minha não predileção como vítima... será que Freud também explica???


domingo, 12 de dezembro de 2010

É você, Lombardi?

Muito longe de ser uma unanimidade, e nem poderia, afinal... é um ser humano. Possui defeitos e virtudes como todos os da sua espécie. Completando oitenta anos em um domingo, dia da semana em que reina há décadas comandando programas de auditório. Como diriam os Titãs... domingo é dia de descanso e programa Sílvio Santos.

Atire a primeira pedra aquele que não conhece um bordão, um programa, um quadro, a risada marcante do "patrão". Confesse, você já teve a curiosidade de saber como era o rosto do lendário Lombardi, ou escreveu carta para o Porta da Esperança ou respondia junto as perguntas do Show do Milhão... eu fiz tudo isso e não tenho a menor vergonha de assumir. Cresci acompanhando o homem do Baú pela televisão. Fui à loja do Baú com minha mãe, depois que ela terminou de pagar o carnê, para resgatar o valor de volta em mercadorias, marquei meus pontos na minha Tele-Sena, acompanhei Troféu Imprensa, estiquei o braço para pegar um dos aviõeszinhos de cinquenta reais que ele jogava para o auditório ao som de "quem quer dinheiro?"... Achei injusto alguns julgamentos de Pedro Lara, não perdia um "Qual é a música?"

Sílvio cometeu erros sim, mas quem só tem acertos em sua biografia? De origem humilde, foi camelô. As ruas foram uma boa escola, seu primeiro palco. É impossível não reconhecer o talento de comunicador, de sedutor de platéias... Um carisma capaz de fidelizar um grande e diversificado público durante décadas. Indiscutivelmente um dos grandes nomes da televisão brasileira.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Perco o amigo mas não perco a piada!

Qual a música ideal para se ouvir quando se troca um primeiro beijo? Poderia ser esta?


Ou que tal esta?



Uma internacional, talvez?



Já sei!! Esta...



Não!!! Ela preferiu esta!!!


Digamos que é uma versão século XXI do romantismo...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Frases da semana...

- Quando as coisas não acontecem como queremos, é porque irão acontecer ainda melhores do que esperamos (eu, filosofando às sete horas da manhã, na academia).

- Uma normal e uma em lata, quer dizer... você entendeu... (Eu, pedindo duas latas de Coca-Cola, uma normal e uma zero...)

- Até que enfim você resolveu aparecer... (meu instrutor na academia, zoando com minha cara porque eu faltei um dia)

- Mas os dois são meus... eu comprei! (Eu, contestando a expressão "retrovisor do carona")

- Para quando são suas férias? - pergunta da minha fisioterapeuta do RPG. Não há nada de especial para que a frase entre nesta lista, a não ser o fato de que hoje foi a sétima sessão de RPG e a sétima vez que a pergunta foi feita... será que ela é agente de viagens nas horas vagas???

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Crianças de ontem, crianças de hoje

Eu escrevia cartinhas para Papai Noel... as crianças de hoje enviam e-mails...
Eu me preocupava com o fato de não ter chaminé na minha casa, como o bom velhinho entregaria meu presente??? As crianças de hoje sabem que o Sedex chega em qualquer lugar, portanto, nada de preocupações logísticas...
Eu ficava maravilhada com o Papai Noel, ficava estática em sua frente... as crianças de hoje puxam a barba do velhinho para saber se não é falsa...
Eu pedia bonecas, jogos, carrinhos... tudo muito generalizado. As crianças de hoje pedem brinquedos específicos... Stephany, Playstation, Hot Wheels...
Apesar disso, o encantamento, o sonho, a ilusão... permanece tudo igual. Poucas sorrisos são tão sinceros quanto os de uma criança que encontra o bom velhinho... Sorriso de criança é a coisa mais linda que há... espero proporcionar alguns... mesmo que eu não esteja lá para vê-los desabrochar. Que Papai Noel me ajude!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Oito de dezembro

E todo ano é a mesma história... Dia oito de dezembro comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Por ter o nome da santa, eu tenho que passar a véspera, o dia, e o dia seguinte explicando que meu aniversário não é no dia oito de dezembro. Acredito que é assim que renovo meu imenso estoque de paciência...

Algumas pessoas, ou por desconfiança (querendo me pegar em contradição) ou por esquecimento, me fazem a mesma pergunta ano sim e outro também. Há alguns que devem pensar que eu faço aniversário duas vezes por ano, pois, há menos de trinta dias estavam me parabenizando pelo meu aniversário de verdade... e mesmo assim, ontem estavam a perguntar "seu aniversário é amanhã?"

Como consequência de ouvir esta pergunta a vida inteira, hoje eu tenho uma sensação estranha, como se o dia oito de dezembro fosse um dia especial para mim... é quase uma sensação de aniversário mesmo... Meu nome é pagamento de promessa. Depois de algum tempo tentando conceber um herdeiro, já com quase seis anos de casados e  nada, meus pais resolveram pedir a ajuda da santa, e prometeram que se fosse menina dariam o nome dela. Aqui estou, carregando o nome da padroeira da Bahia.

Quando eu era criança eu não gostava do meu nome. Mas depois eu percebi que ele combina muito comigo e com a minha história de vida. Tirando as brincadeiras com a música de Cauby Peixoto (nunca vou me acostumar com isso) eu aprendi a gostar do meu nome e hoje posso até dizer que sinto um certo orgulho dele.

E agora, é curtir o feriado...

Isso aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil iá iá.

Amanheceu mais um dia tranquilo na pacata cidade de Townsville.... opa!!! Isto aqui não é um episódio das meninas superpoderosas... infelizmente ou felizmente? Ainda não sei. Vamos começar de novo.

Mais um dia de verão na cidade de Salvador. E era segunda-feira, começando mais uma semana de trabalho. A rotina foi a mesma até a hora de voltar para casa.... mas.... ao olhar para a esquerda pelo retrovisor, vê que não há imagem!!! Por causas ainda desconhecidas, alguma mão misteriosa arrancou a lente do retrovisor esquerdo do seu meio de transporte. Tensa e preocupada, ela conseguiu chegar em casa com segurança. E então, chorou feito criança. E falando nisso, a causa deste choro ainda é desconhecida também....

No dia seguinte, a dupla se separa. O amor já é tão grande entre eles que ela tem certeza de que ele também sente a sua falta. E sua rotina depende do deficitário sistema de transporte público da cidade mais uma vez... voltando no tempo. Enquanto isso, seu possante está lá na garagem, ansioso por tê-la ao volante mais uma vez...

E chegando ao trabalho, incorpora a jornalista para divulgar a informação. Uma declaração aqui e outra ali, e descobre que na verdade não foi a única vítima. Houve uma espécie de "arrastão de retrovisores esquerdos" na rua... Detalhe: há uma unidade policial na rua ao lado.

Para encerrar o assunto e a postagem, convoco um ditado popular: vão-se os anéis, ficam os dedos. Melhor assim.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ainda rende...

Pelo visto, vai ser o assunto da semana na cidade....



domingo, 5 de dezembro de 2010

Tudo sobre você

Pensei, pensei, pensei, mas não tive nenhuma idéia interessante para postar hoje. Também, com tanto barulho que a torcida do Bahia está fazendo, fica difícil se concentrar em qualquer coisa... Difícil dizer se a festa foi maior com o jogo que colocou o Bahia na série A ou com o jogo que colocou o Vitória na série B.... 

Não me restou muita opção, resolvi recorrer ao youtube mais uma vez... E não precisa dizer mais nada.


sábado, 4 de dezembro de 2010

Criança lambança

Se tem uma coisa para a qual eu tenho muito talento, é a arte de provocar verdadeiras lambanças quando eu como cachorro-quente, sorvete, acarajé, sanduíches... E não tenho vergonha de admitir, até porque não se consegue esconder este tipo de coisa. Mais cedo ou mais tarde alguém vai testemunhar...

Eu tenho o dom, a técnica perfeita para que tudo caia de dentro de um sanduíche... já perdi as contas de quantas vezes meu sanduíche da Subway foi comido sem molho simplesmente porque ele escorreu completamente pelos meus braços... Cachorro-quente é outra especialidade minha... já fiz salsicha voar do pão, e já bebi os "litros" de  molho que sempre sobram no saquinho.... Ainda bem que OMO faz, e OMO mostra, porque se sujar faz bem... ou eu teria muitas roupas com mancha de molho de tomate.

Sorvete em casquinha é garantia de boca lambuzada como criança, mas colocar o sorvete no copo não vai ser garantia de boca limpa ao final da odisséia. O que dá para disfarçar legal é o acarajé, porque geralmente as baianas têm o prato e talheres para me salvar do vexame....

Não vou ficar relatando detalhes de todas as coisas, ou esta postagem não termina  nunca mais... Já tentei observar as pessoas comendo e imitar, mas não tem jeito. Só me resta encarar com bom humor e levar na esportiva. Afinal, a energia de um sorriso é sempre positiva... mesmo que as pessoas não riam "para mim" e sim "de mim".

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"Eu te amo porra!"

Nossos avôs casaram com nossas avós porque os pais deles arranjaram o "acordo" desde que eram pequeninos... Nossos pais tiveram que conquistar nossas mães, e fizeram serenatas cantando "meu coração... não sei porquê... bate feliz... quando te vê..." Anos dourados, romantismo...

Mas nas décadas seguintes, com a liberação sexual, tudo mudou. As pessoas confundiram liberdade com libertinagem. Respeitando a decisão de cada um, não posso deixar de me decepcionar ao ouvir esta música (sim, é classificado como música). Mas a decepção não é somente com a queda da qualidade musical , mas também com a mudança de valores da sociedade. Uma coisa é não ser romântico, outra coisa é "eu te amo porra"...

Cada vez mais industrializada, a música foi lançada no mercado como um outro produto qualquer: publicidade nos meios de comunicação de massa. Por toda a cidade, espalharam-se outdoors com o título do "hit". A prefeitura mandou tirar a porra do outdoor... literalmente... E começou a "polêmica da porra". Na Bahia "porra" é praticamente vírgula, mais do que isso até... há frases em que porra é metade das palavras... Este era o argumento das pessoas que eram a favor da publicidade.

Seguindo a estratégia do falem bem ou falem mal, mas falem de mim, a música ganhou notoriedade... E com isso, passa a ser candidata ao título de música do verão... A humanidade está mesmo evoluindo?



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Em Brasília, dezenove horas... ou não!

O Senado aprovou ontem o projeto de lei que flexibiliza o horário de transmissão do programa "A Voz do Brasil". Se o projeto também for aprovado na Câmara dos Deputados e sancionado pelo Presidente, as emissoras comerciais e comunitárias poderão transmitir o programa em qualquer horário, desde que o início seja até as 22 horas.

Teremos então, um problema nacional. Como será a nova abertura do programa???? Durante muitos anos, o locutor anunciava: em Brasília, dezenove horas... depois que um comercial de cerveja tirou sarro disso, colocando um papagaio para falar a famosa frase, a abertura passou a ser "Em Brasília, sete da noite". E agora, como vai ser? Cada estação de rádio fará a sua vinheta? Ou teremos um concurso nacional para escolher uma abertura padrão?

Ou será que teremos uma licitação cheia de escândalos para no final termos um plebiscito para escolher a nova abertura? Epa, melhor parar de escrever.. o pensamento pode ir longe demais...




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estou me achando...

Um pouco de preguiça, um pouco de falta de assunto e um elogio fantástico. Resultado: texto de Luis Fernando Veríssimo na postagem de hoje...

Como sei que devem estar curiosos, vou esclarecer. A preguiça é decorrência do cansaço, a falta de assunto provavelmente também é decorrência do cansaço e o elogio... não, não é decorrência do cansaço. Uma colega de trabalho me disse que andou dando uma espiadinha por aqui (ela usou essa expressão mesmo, deve ser a ansiedade para começar o BBB11...) e que eu deveria escrever mais crônicas, porque faço isso tão bem quanto Luis Fernando Veríssimo... Não vou desconsiderar o exagero e nem chamar a modéstia para a prosa, porque é uma honra ser comparada ao mestre... um pouco de ilusão não faz mal a ninguém... E vamos ao texto...


Exigências da vida moderna (quem aguenta tudo isso???)


Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E depois uriná-los, o que consome o dobro do tempo. Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.........

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. UFA !!!

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. CAGANDO Né !!!

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. Tá DIFICILLLLL

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar das minhas amizades quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo!!!! Todos os dias, um dia sim, o outro também, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Dizer EU TE AMO, toda hora, ''ainda pego quem inventou essa neura...que s...!!!'' Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. se tiver tem que brincar com ele, pelo menos meia hora todo dia, para ele não ficar deprimido....Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes ao mesmo tempo.

Chame os amigos e seus pais, seu amor, o sogro, a sogra, os cunhados... Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Não esqueça do EU TE AMO, (Vou achar logo quem inventou isso, me aguarde). Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio. Agora voce tá ferrado mesmo é se tiver criança pequena, ai lascou de vez, porque o tempo que ia sobrar para voce...meu já era. criança ocupa um tempo danado. Agora tenho que ir. é o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro e correndo. E já que vou, levo um jornal...Tchau....Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Texto de Luís Fernando Veríssimo

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Momento saudosista...

As aberturas de algumas novelas às vezes são mais interessantes que a própria trama... Fiz uma seleção de aberturas que eu adorava... difícil é escolher a preferida...




















segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Resumo das notícias no dia...

Cinco bandidos foram passear, além das montanhas para traficar. O BOPE passou e pá-pá-pá-pá, e nenhum bandido voltou de lá.... Rio de Janeiro. Ficção e realidade se misturam no cotidiano da cidade. No embalo do estrondoso sucesso do filme Tropa de Elite, a população vê em cada policial um Capitão Nascimento...

O IBGE divulgou hoje o resultado do censo 2010. Somos mais de 190 milhões de habitantes, dos quais mais de vinte e três mil são centenários... A Bahia é o Estado com maior número de centenários e o segundo com  menor índice de crescimento populacional na última década... Já estou imaginando a propaganda do governo do Estado... a saúde impecável da terra do acarajé tem um programa de planejamento familiar muito eficiente ( o que explica o baixo crescimento da população) e condições de vida maravilhosas que proporcionam longevidade... E para o desespero de muita gente que conheço, somos quatro milhões de mulheres a mais no país.

E a torcida do Atlético de Goiás nunca foi tão grande. Ou alguém duvida que todos os tricolores da Bahia vão torcer para o Atlético no jogo que decide se ele (Atlético) ou o Vitória disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2011...

domingo, 28 de novembro de 2010

Cena de cinema

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Quem de nós, assistindo a um filme, não se imaginou vivendo determinada cena? E quem de nós não viveu uma situação na vida real que parecia coisa de cinema? Mantidas as devidas proporções, ontem eu vivi uma cena de cinema. Especificamente esta cena de Sex and the City 2. E mandamos bem, muito bem, ficamos em segundo lugar no ranking! Jamais imaginei que eu teria coragem de cantar em público, mas o "mico" coletivo é sempre menor...




sábado, 27 de novembro de 2010

Casseta e Planeta: saindo do ar, entrando para a História.

A Rede Globo anunciou que o programa Casseta e Planeta sai da grade de programação a partir de janeiro, depois de quase vinte anos no ar. Eles devem voltar à programação com um novo programa, um novo formato, uma nova proposta. Que estejam bem inspirados e criativos!

Já há algum tempo que considero as sátiras da novela das nove o único bom momento do programa. Desde a morte de Bussunda o Casseta vem apresentando uma queda de qualidade. E, recentemente, o CQC ocupou o espaço de programa de humor político na preferência do público, provavelmente pela combinação do entretenimento com a informação.

Mas, acredito no potencial de renovação do pessoal do Casseta e Planeta. E para matar a saudade dos bons tempos do programa...



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Olhinhos fechand...zzzzzzzz

 Era uma vez uma garota, que gostava muito de ler e escrever. Aos quatro anos, estas já eram suas diversões favoritas. O tempo passou, a garota cresceu e hoje é mulher. Mas a essência continua a mesma. Ainda gosta muito de ler e escrever... tanto que mantém um blog na internet, com postagens diárias.

Falando em diárias, lembrei de rotina. A rotina desta mulher não é tão rotineira assim. Todo dia ela faz (quase) tudo sempre igual... levanta às cinco da manhã e acorda um pouco mais tarde, depois da atividade física. São milhares de atividades a executar... geralmente ela passa de doze a treze horas fora do aconchego do seu lar... mas às vezes ela extrapola um pouco... hoje por exemplo, foram dezessete horas! E nada de lazer, foi somente obrigação... para completar o dia "perfeito", duas reuniões seguidas... uma interminável no trabalho e uma quase interminável com as colegas acadêmicas em seguida...

Sendo uma sexta-feira e com o cansaço acumulado da semana, não resta outra alternativa à pobre mulher... a postagem do seu blog hoje vai ser breve, muito breve. Ela espera conseguir terminar de escrever antes que seus olhos se fechem.... opa! Consegui!!



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de novembro - Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

Fico triste em saber que o dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. É, no mínimo, vergonhoso, que tenhamos um dia com esta temática em pleno século XXI. Não pesquisei, mas também devem existir dias internacionais de combate à violência contra a criança e contra os idosos, que assim como as mulheres são vítimas mais fáceis.

Mas, focando no dia de hoje, temos muito a lamentar, a questionar, a refletir e a lutar nesta data, e sempre. Infelizmente, ainda temos violências contras as mulheres de todas as espécies: as físicas, as psicológicas, as morais (quase sempre elas estão juntas, uma agressão física, por exemplo, deixa marcas e traumas para o resto da vida). E o pior de tudo é que a violência é, como diriam os militares, um "fogo amigo". Os agressores são quase sempre pessoas próximas, íntimas, e até então de confiança.

Ainda precisamos de uma legislação mais severa para punir as agressões. A Lei Maria da Penha foi um avanço, mas ainda apresenta alguma lacunas. Também é necessário um investimento maior na estrutura de apoio às mulheres vítimas de violências. E sobretudo, precisamos de ações preventivas. Educação, por exemplo.

Sou uma otimista incorrigível e ainda insisto em acreditar no ser humano. Tenho muita esperança de que no século XXII o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher seja apenas uma referência nos livros de História...





quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vai sem título mesmo...

Como é fácil se acostumar com coisas boas... e como é bom aprender a dar valor a elas. Está fazendo tanto calor por aqui, que parece que estamos com cinquenta graus de temperatura... na sombra!!! Já saímos do banho suados e os primeiros raios da manhã são capazes de bronzear intensamente. Um ar condicionado cai bem nestas situações, não acham? E se você está em meio a um trânsito absolutamente congestionado? Cai melhor ainda... Ficar sem o conforto do seu carro em pleno verão é castigo... felizmente foi um dia só!

Foi uma experiência bastante enriquecedora para mim. Relembrei algumas sensações, dei mais valor a minha conquista... mais do que um meio de locomoção eficiente, ter um automóvel significa independência.

Bom, minha rotina anda puxada... e especialmente hoje foi pior. Portanto, não vou me delongar muito escrevendo... deixo para encerrar uma coletânea com trechos jornalísticos do Top Five do CQC.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gooolllll

Uma comemoração... inusitada? Que adjetivo vocês dariam?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Passando roupa

Depois de um ensolarado e quente domingo, a segunda-feira. Sim, o óbvio. E segunda-feira, é "dia de semana", ou seja, dia útil, dia de muito trabalho. Ao contrário da maioria das mulheres que eu conheço, eu decido que roupa usar exatamente na hora em que preciso usá-la... certo, certo, confesso que em algumas ocasiões especiais eu penso na roupa com antecedência... e em metade das vezes eu mudo de idéia assim que saio do banho...

Mas, voltando a narrativa... Mais uma segunda-feira em que eu resolvo o que vestir na hora de vestir. Escolhida a roupa, percebo que ela estava mais amassada que a minha cara de sono... Duas alternativas: escolher outra roupa ou passar esta. Escolhi a segunda opção. Sempre vi minha mãe fazendo isto, parece fácil... Vamos lá. Pega o ferro, coloca na tomada e... epa! O que significa este botãozinho aqui? Sintético, algodão, jeans, linho, seda... tipos de tecido! Usando meu bom senso, que dizem ser peculiar, concluí logo: para cada tipo de tecido há uma temperatura ideal... e posso até arriscar dizer que a temperatura errada pode deixar a roupa ainda amarrotada ou queimar... será que está certo isto? Fato é que se não precisasse de temperaturas distintas, não teria o botãozinho.... 

Acontece... que eu não faço a menor idéia de que tecido era... Em 99% dos casos eu classifico o tecido como "malha boa" ou "malha ruim"... Jeans eu sei reconhecer, mas pra mim o resto é tudo "malha". Como resolver a questão? Equilíbrio. Esta é a chave de tudo na vida... então, botãozinho no meio... E terminada a tarefa, chego a uma conclusão: não é tão fácil quanto parece, melhor sempre comprar roupas do meu tipo de tecido favorito: o que não precisa passar!! Eu sei reconhecer...

P.S: apesar de todas evidências apontarem o contrário, eu não queimei a roupa nem minha mão...

domingo, 21 de novembro de 2010

Vergonha

Que espécie de amor é essa? Torcer contra o próprio time para prejudicar um adversário... nada ético. Não, eu não sou palmatória do mundo e não estou julgando ninguém. Mas não tenho como não pensar nos valores que a sociedade de hoje vai deixar para as futuras gerações. Claro que existe rivalidade no futebol... e isso é muito saudável... mas até o ponto em que não se torna um fanatismo, que não fere a ética e os bons princípios. Futebol é esporte, esporte é competição. Em competições nós temos adversários, jamais inimigos.

 Acho natural que o coração do torcedor fique dividido quando sabe que uma derrota do seu time não o prejudica em nada, porque já não tem aspirações no campeonato. Mas ver faixas da torcida do São Paulo escritas "entrega" e a torcida comemorando os gols do Fluminense somente porque isso prejudicaria o Corinthians... foi demais para mim. Senti vergonha.

Em alguns momentos, o time também me envergonhou. Alguns jogadores pareciam que estavam atendendo ao pedido da torcida. Mais uma vez, senti vergonha.

Perdoem-me. Às vezes é difícil escapar de um discurso moralista e piegas... Talvez os torcedores que comemoraram os gols do Fluminense não saibam o que é amar... ou será que quem não sabe sou eu?

sábado, 20 de novembro de 2010

Incoerência e Dia da Consciência Negra

Salvador é a cidade de maior população negra do Brasil. Também é a cidade fora do continente africano com maior número de afro descendentes. Apesar disso, o Dia da Consciência Negra não é sequer ponto facultativo na cidade. Se tivesse caído em um "dia de semana" (como a gente chama os dias úteis por aqui), eu teria trabalhado normalmente...

Duas coisas se destacam das afirmações que fiz acima. Primeiro,os feriados são homenagens a datas importantes e uma forma de se perpetuar uma lembrança, de se manter viva a cultura e a tradição. Logo, é no mínimo uma incoerência que a cidade que possui a maior população negra no Brasil não tenha este dia como uma data especial no calendário. Mas o que esperar de uma sociedade que respira preconceito diariamente?

A segunda coisa, é também ligada ao preconceito: a preguiça dos baianos. Nas duas grandes capitais do país é feriado no dia do aniversário da cidade. Em Salvador, não. Aliás, Salvador não tem feriados municipais, pelo menos não oficialmente. O dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado estadual, por ser uma homenagem a padroeira do Estado. O dia da Lavagem do Bonfim e o da festa de Yemanjá não são feriados, e os festejos ocupam apenas parte da cidade. Somente por curiosidade, nem o Senhor do Bonfim nem Yemanjá são encarregados del zelar por Salvador. Pouca gente sabe, mas o patrono da capital baiana é o "anônimo" São Francisco Xavier, e seu dia, é comemorado discretamente em dez de maio.

Sem perder o rumo da prosa, o mínimo que esta cidade pode fazer é decretar feriado este dia tão importante. Ao invés dos vereadores ficarem propondo projetos de lei para que cada bairro tenha uma rua chamada Rua da Alegria, para que seja instituído o dia municipal do forró, para regular o peso do material escolar que as crianças transportam na mochila, ou para que os caixas 24 horas dos bancos possuam no mínimo dois seguranças na porta (como já fizeram em anos anteriores), deveriam reparar esta injustiça Seria o mínimo que poderiam fazer pela população predominantemente negra que os elegeu, já que infelizmente, ainda está muito longe o dia em que teremos igualdade entre as raças.

Mas eu sou otimista, eu vou morrer acreditando no ser humano. As pessoas sempre nos surpreendem e quem sabe meus herdeiros vivam em uma sociedade menos desigual?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Correndo mais que Sebastian Vettel!!!

Semana de aula é assim... meu nome é pressa e meu sobrenome é correria!!! Então, um brinde ao youtube, que sempre me socorre quando a cabeça não pensa em nada além de horários!!! Esta música se escolheu para estar aqui hoje...




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Curtindo minha baianidade nagô???

O jeito baiano de ser... único, exclusivo! Tenho sérias razões para acreditar que os baianos adoram fila. Reclamam para não assumir esse gosto excêntrico. Mas... nas filas se formam amizade de infância. Bastam quinze minutos para já se considerar amigo, meia hora para ser melhor amigo. Se a espera for de uma hora, pode se considerar da família, até o nome do cachorrinho de estimação você já sabe!

Somos muito acolhedores e hospitaleiros. Indubitavelmente.Quando você pede informação a um baiano, ele só falta te dar as coordenadas geográficas: latitude e longitude... e muitas vezes ele te leva ao local. Se ele não souber a informação, muitas vezes acaba partilhando a dúvida com você... e sai perguntando junto, para da próxima vez que alguém perguntar...

Se você pede a informação dentro de um ônibus, e o seu informante vai ficar em algum ponto anterior do percurso, ele automaticamente passa a responsabilidade para outro passageiro, sem que você precise fazer nada.

Mas.. para quem não é de Salvador, faz-se necessário explicar que 90% das vezes, nos dão um ponto de referência que fica em "em frente" ao que procuramos... o detalhe é que "em frente" pode significar duzentos metros à direita ou à esquerda, ou pode até mesmo ser ao lado, nas situações mais extremas.

Algumas vezes, pedir informação a um baiano significa ter que responder a um interrogatório... o que você vai fazer lá, até que horas funciona, se você não mora por ali por perto, se nunca pegou o ônibus antes, etc. Devemos ser o povo que fala mais palavras por minuto!

Comentando sobre estas questões com alguns colegas de classe, eu descobri meu lado baiano. Afinal, o conceito de baianidade vai muito além do acarajé e do carnaval... não sei se a minha baianidade é nagô, mas fiquei muito feliz em descobrir que a tenho... quem sabe assim a síndrome de E.T dimunui?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

É pelo bem da ciência...

Semana corrida, passando rapidinho por aqui... ainda quero ver o amistoso Brasil x Argentina.... Recorrendo ao youtube, já que a pressa é grande... sempre vale a pena recordar coisas boas... os comerciais de cerveja no Brasil já foram mais criativos do que hoje.








terça-feira, 16 de novembro de 2010

Censurado!

Várias pessoas observam, e muitas comentam que eu não falo palavrões. Mas... poucas perguntam qual a razão disso. Geralmente, quando eu justifico, me dizem "não precisava nem dizer" ou "eu sei". Não desconheço os palavrões, e se não os uso na minha linguagem cotidiana é apenas porque acho que eles não combinam comigo...

Quer dizer, eu até falo palavrão... raramente, e de uma maneira diferente. Na maioria das vezes, o trânsito é o responsável pelos meus pronunciamentos de palavras impróprias... Dirigir em Salvador é uma aventura, uma batalha, uma tensão constante. As pessoas sempre se acham com mais direito que os outros, sempre acham que a preferência é delas, não sinalizam e são imprudentes em tempo integral. Depois de sofrer uma "fechada" daquelas, às vezes eu largo alguma destas:

- Filho de profissional do sexo!!!
- Homem vítima de adultério da companheira!!!
- Vá tomar no orifício terminal do aparelho digestivo, seu homem que sente atração sexual por outro homem!!!

Estes sim, são palavrões que "combinam" mais com o meu jeito de ser e se falar... 

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hoje é o meu dia, que dia mais feliz!!!!!

Mais um aninho sendo contabilizado para esta que vos escreve... Marechal Deodoro, prevendo que eu nasceria neste dia, resolveu criar um motivo para que ele se tornasse feriado e eu pudesse ter um dia inteirinho somente para mim, para fazer o que eu quiser... Oitenta e três anos antes do meu nascimento, houve o registro da fundação do Clube de Regatas Flamengo, e era o grande aniversariante do dia até 1978... Sim, eu sou uma mulher que diz a idade, até porque eu adoro ouvir o "não parece" que acompanha a cara de surpresa dos que me ouvem...

Além da ouvir piadinha sobre ser filho(a) do carnaval, os aniversariantes de novembro desfrutam do clima de final de ano que já paira no ar... bons sentimentos e muita luz... quer coisa melhor? E ter o dia livre para fazer o que quiser??? Simplesmente maravilhoso. Nunca precisei ir à escola no dia do meu aniversário, nunca precisei trabalhar no dia do meu aniversário. Por ser feriado, a depender do dia da semana que caia o dia quinze, eu passo quase  uma semana recebendo cumprimentos das pessoas que só me encontram na véspera ou depois do dia. Esta semana uma amiga comentou comigo que não acha legal aniversariar no feriado, porque não podemos comemorar - se ele proporcionar um fim de semana prolongado, porque muitas pessoas viajam... (inclusive a aniversariante, por que não?). Certo, mas se não fosse feriado e caísse em uma terça-feira, eu deixaria para comemorar no final de semana seguinte do mesmo jeito, logo, não faz tanta diferença assim.

Com o surgimento do orkut, todo ano tenho surpresas nos recadinhos de parabéns... alguns que eu espero não vêem e outros que eu jamais imaginei estão lá... E claro, alguns são deixados no dia 14, outros no dia 16, 17... depende do roteiro do viajante...

Anteriormente as eleições eram no dia do meu aniversário... algumas vezes eu fui com minha mãe votar, porque desde pequena eu já gostava de participar das eleições. Já passei aniversário dormindo o dia todo, já passei aniversário fora da cidade, já passei aniversário arrumando a bagunça do meu quarto, já passei aniversário morrendo de cólica ou de TPM, já saí para almoçar com amigos ou na casa de parentes... diversas formas, mas sinto que faltam duas: a primeira, é ter uma festa surpresa e a segunda é que Xuxa cante os parabéns para mim, como na época em que ela "tomava conta" de mim enquanto minha mãe fazia os afazeres domésticos...

Mas, pelo menos aqui no blog, uma destas coisas eu posso resolver. Para encerrar, a Rainha cantando parabéns para sua ex-súdita...





domingo, 14 de novembro de 2010

Comentários sinceros... como sempre.

A competição só termina quando se encerra. É óbvio e lógico, mas algumas vezes esquecem disso... E choram, e reclamam. O campeão tem que ter talento, tem que ter estratégia, tem que saber a hora de arriscar, tem que ter concentração, tem que acreditar sempre... e tem que ter sorte também. Algumas vezes é somente esta última que decide com quem fica o troféu e o sujeito acha que tem todos os outros pré-requisitos. O título de Sebastian Vettel e o choro de Fernando Alonso ilustram tudo isso.

Todo ano os buxixos e boatos se intensificam na reta final do Campeonato Brasileiro. Nenhum de nós é inocente o suficiente para desconhecer todas as jogadas inescrupolosas que acontecem fora dos gramados, mas acusar sem provas nunca foi eticamente bem visto. Ainda assim, a história se repete. Quem se sente prejudicado acusa o adversário de jogadas no "tapetão". Alguns dias o fato ocupa lugar de destaque na imprensa, até que nada se prova e surge um escândalo mais interessante ou uma outra notícia qualquer que vende mais... se a imprensa cala, a memória coletiva esquece. E mais uma denúncia fica sem apuração até o final.

E, saindo da seara esportiva... Faz parte do papel de pai, incentivar os filhos. Inquestionável. Mas, não precisa mentir para os pimpolhos e castigar a humanidade dizendo para o queridinho que ele canta muito bem. Tem filhinho de peixe que é tubarão, tem um instinto assassino para destruir tímpanos alheios. Herdou a canastrice do pai para ser ator, herdou o charme do pai, o fascínio que ele exerce sobre as mulheres... mas a afinação não veio no kit do DNA... E não somente a este líder de banda teen, mas a vários outros filhos de pais famosos, os nossos ouvidos agradecem se eles cantarem apenas no chuveiro... ou se brincarem de teatro apenas fazendo a encenação da Paixão de Cristo para os amigos mais próximos. O Brasil tem uma cultura muito rica e há espaço para todos... algumas vezes, só temos a lamentar isso.

sábado, 13 de novembro de 2010

Bora Baêaaaaaaaa!!!!!!!!

Trinta e duas mil pessoas no estádio, alguns milhares acompanhando pelo rádio, outros tantos acompanhando pela internet e uma imensa maioria acompanhando pela televisão. Para fechar a conta, alguns que estavam acompanhando pela televisão, com o rádio ligado e checando a internet a cada cinco minutos. Estas pessoas são torcedores: de momento, apaixonados, fanáticos ou adversários. Salvador parou para acompanhar o jogo do Bahia, digo, Baêa, contra a Portuguesa no estádio de Pituaçu.

E o time não decepcionou. Mesmo apresentando algumas falhas, o "tricolor de aço" venceu pelo confortável placar de 3 x 0 e volta à primeira divisão em 2011. A Salvador que estava parada agora é total agitação. Bandeiras, camisas, gritos, buzinaços, hinos tocando em todos os lugares, ou entoado em um coral que se apresenta espontaneamente e nunca desafina. Com o feriado na segunda-feira e o fim de semana prolongado, teremos praticamente uma micareta... três dias de festa. E o torcedor do Baêa pode cantar com todo o orgulho a verdade universal: ninguém os vence em vibração.

Epa!! Eu não virei a casaca e não deixei de ser são paulina!!! Mas é impossível ser indiferente ao Baêa... com tanta paixão, só temos duas alternativas: ou amamos ou odiamos. Eu não odeio...


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alguém tem sugestão para este título?

Até a metade do dia de hoje, eu tinha a sensação de que tudo daria errado e que seria melhor não ter levantado da cama.  Primeiro, esqueci o pente no carro e tive que sair da academia com visual "leãozinho". Certo, quem me conhece sabe que isso é praticamente impossível... corrigindo então: tive que sair da academia sem um fio de cabelo no lugar. Melhorou.

E segundos depois, estava eu ali no meio da rua, penteando meus cabelos. Percebendo que tinha platéia, resolvi entrar no carro para terminar a tarefa. Descobri que não é fácil desembaraçar cabelos compridos dentro do meu possante mas consegui alinhar meus fios.

Na hora do almoço... por um triz eu não saio do restaurante com uma mancha de comida na roupa. Eu não sabia, mas tinha colocado um peixe voador no prato. Fui cortá-lo e.... chão! Mas passou tirando fino do meu vestido.

Então, chega a hora das compras. Eu precisava de morangos, suco de uva, e um enlatado de atum com molho de ervas. Não tinha morangos, não tinha suco de uva, não tinha o enlatado. Maravilha, 100 % de acerto... ou melhor, desacerto.

E veio então o sorteio para o recesso de final de ano, já que toda a equipe do trabalho queria tirar a semana de Ano Novo... Eu já estava preparada para sair na semana que eu não queria, e desistir do recesso, afinal, a Lei de Murphy estava me acompanhando o dia todo. Mas... a equipe foi dividida por setores e turno, para que tivéssemos uma divisão mais equânime. E... a Lei de Murphy falhou! Meu grupo chegou em um acordo, de forma que não precisamos de sorteio e terei meu recesso na semana que eu queria!!!

Moral da História: melhor ter ficado sem os morangos e descabelada...








quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Andar com fé

Motivos da postagem... porque sempre alguém pergunta mesmo, então vou explicar logo...
  1. Estou cansada e quero algo rápido, não vejo a hora de curtir minha cama...
  2. Porque de repente comecei a cantarolar essa música hoje, sem explicação aparente;
  3. Porque Gil foi indicado (de novo) para o Grammy Latino;
  4. Porque andar com fé não faz mal a ninguém... ainda mais se ela não costuma "faiar"... olha aí o Baêa como prova disso...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

É por causa de questões como estas (fora de ordem e repetidas) que eu prefiro o azul ao amarelo... pelo menos na capa do caderno de questões...

O que significa a sigla ENEM? Resposta: problema, constrangimento, falta de credibilidade. A cada ano um escândalo diferente. E o que fazemos com isso? Não exigimos prestação de contas, não questionamos os resultados do exame que tem como pressuposto básico avaliar a qualidade do ensino. O número de inscritos cresce a cada ano, pela "fama" que o ENEM construiu, de ser mais fácil do que o vestibular.

E repito a pergunta, o que fazemos com isso? Piada. E rimos, rimos muito, gargalhamos. Conseguimos rir das nossas tragédias morais... será isto um defeito ou uma virtude? Tirem as suas próprias conclusões...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ei, Freud, você explica???

A ciência é um motivo de orgulho para a humanidade. Tudo que fomos capazes de produzir, descobrir, inventar e explicar desde o nosso surgimento na Terra é, no mínimo, impressionante. Apesar disso, todos nós podemos apontar alguma coisa que achamos que a ciência nunca conseguirá explicar... Duas delas estão aqui na Bahia. São fenômenos naturais... naturalíssimos eu diria... São eles: Chiclete com Banana e Esporte Clube Bahia.

Capazes de aglutinar e mover multidões com a velocidade da luz. Paixões coletivas avassaladoras, que produzem lindos espetáculos com coreografias espontâneas de mãos, e um coral de milhares de vozes em uníssono... e tudo sem ensaiar... surgem do coração e por isso mesmo já surgem perfeitos. E estes fenômenos são contagiosos, é muito difícil manter-se numa posição neutra. São paixões viscerais que exigem uma tomada de posição: amor ou ódio, jamais indiferença. São paixões barulhentas, ensurdecedoras... são paixões!

Um simples amistoso do Bahia contra um time de juniores da décima divisão da Ucrânia é suficiente para provocar engarrafamentos quilométricos, para explodir centenas de fogos de artifício. Um show do Chiclete com Banana, idem.

Falta pouco, bem pouco, para que o Bahia garanta a sua vaga na elite do futebol brasileiro em 2011... neste dia, não há dúvidas, a cidade vai parar totalmente. A procissão de agradecimento ao Senhor do Bonfim deve reunir mais participantes que a tradicional lavagem das escadarias da igreja... O carnaval vai começar mais cedo, e deve ser "reeditado" todos os finais de semana até o final do verão...

Acho que realmente a ciência nunca vai conseguir explicar o porque destes fenômenos serem como são... Mas não se preocupam, cientistas. Paixão não se explica, apenas se sente. Paixão se renova, e mesmo quando acaba, deixa marcas profundas e eternas, simplesmente porque é paixão... E para encerrar, nada melhor que um momento que reúne os dois fenômenos...



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Oba! Tarde de folga!

Hoje tive uma folga inesperada... e mais inesperada ainda foi a minha reação. Estranha, eu diria. Semana passada tive alguns minutos de folga por conta da interrupção do fornecimento de energia elétrica e pensei: se o fornecimento não for normalizado, eu ganho uma tarde de folga... o que vou fazer com ela? Automaticamente tracei mil planos e estratégias que não se concretizaram porque o "apagão" não durou nem dez minutos...

E hoje, a tarde de folga surgiu, ainda mais inesperada. Novamente tracei mil planos e estratégias e desta vez a luz não voltou.... de forma que eu realmente ganhei uma tarde de folga! Decidi ir para casa e relaxar... mas era como se eu me sentisse na obrigação de seguir a rotina... acabei retornando para casa em meu horário habitual. Duas pendências da vida pessoal resolvidas e uma constatação: algumas horas longe do trabalho tiveram um incontestável poder revigorante, de forma que eu percebi que preciso urgentemente de férias. E não somente isso, acho que a tal crise dos sete anos me pegou e estou sentindo a necessidade de mudança também no trabalho... não que eu possa dizer que anda tudo igual, mas tem uma inquietação, ah isso tem.

De qualquer forma, mesmo com essa estranheza que eu não sei se consegui expressar... é sempre muito bom ter a minha companhia... eu realmente adoro estar comigo mesma... sempre vale a pena, sempre faço descobertas, sempre fica um aprendizado...

domingo, 7 de novembro de 2010

Título???? Será de Alonso, Weber, Vettel, Hamilton ou Button?

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 pode agraciar Fernando Alonso com o terceiro título de campeão mundial... mas por enquanto quem roubou os holofotes foi Button, que quase foi roubado. O piloto escapou de uma tentativa de assalto na saída do autódromo de Interlagos. O carro blindado em que se encontrava esteve sob a mira de armas de fogo, que certamente não faziam parte da programação de boas vindas.

Todos os dias, dezenas de brasileiros passam por situação semelhante (com ou sem carro blindado) e o fato se tornou tão corriqueiro que nem merece mais atenção dos noticiários, a não ser daqueles que "se espremer sai sangue". E tudo continua na mesma...

Mas mudemos de assunto, que hoje é dia de montar a árvore de Natal. Certo, não existe dia certo no calendário e cada um faz quando bem entender... mas se os shoppings já estão com decoração de Natal, por que eu não posso decorar minha casa também? A cada ano invento alguma coisa diferente, este ano ela só terá enfeites vermelhos.... mal posso esperar para vê-la toda iluminada!

sábado, 6 de novembro de 2010

Quando você acha que tem todas as respostas...

.... vem a vida e te enche de perguntas. Ele não foi comer na Itália, ele não foi rezar na Índia, ele não foi amar em Báli... ele foi se encontrar na Argentina! Ninguém concordou, ninguém entendeu, ninguém aceitou. Era loucura, todos diziam. Confesso que também pensei assim no começo, mas depois... a vida me deu novas perguntas e eu vi que não tinha todas as respostas...



Nem sempre os caminhos que escolhemos são os mais fáceis, os mais agradáveis, às vezes nem são os mais certos, os mais lógicos... mas no fim encontramos a felicidade. Sempre. Porque olharemos as marcas dos tropeços, das quedas. Lembraremos das lágrimas, dos risos, da fome, do frio, do medo. Então, teremos a certeza de ter vivido. E viver é a maior felicidade que podemos ter.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mais uma da série de postagens para mim...

Eu odeio mal humor
Eu odeio dores na perna
Eu odeio hipersensibilidade
Eu odeio piadinhas com TPM
Eu odeio ter TPM...
Mas não é a TPM que me incomoda... é essa sensação de que a onda destruiu o castelinho de areia que eu começava a construir....


Mas... eu odeio odiar!!!!! Meu exagero típico que me leva aos extremos. Eu não gosto nem desgosto de nada. Eu amo e odeio tudo... E quer saber? Sem conclusões precipitadas. Ouvir, ouvir, ouvir... e ler nas entrelinhas o que não for dito. Talvez tenha sido apenas impressão...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Decimais...

A Matemática nunca gostou de mim. Ela sempre se fechou, não me permitiu descobrir e entender seus mistérios... e como eu nunca fiz questão de ser persistente, nossa relação acabou se resumindo ao domínio (ainda que com o uso de uma calculadora) das operações fundamentais. Entretanto, por mais elementar que seja o meu conhecimento sobre o assunto, eu lembro de uma das suas lições: a de que existem infinitos números entre dois números naturais.

Normalmente, as pessoas que optam pela área das Ciências Humanas é porque morrem de amores pela Matemática, como eu. Esta deve ser a explicação para que não apliquem a regra que mencionei no parágrafo anterior nos produtos que consumimos diariamente. Por exemplo: sapatos. Todos nós temos um pé ligeiramente maior que o outro. E todos nós certamente, passamos ou passaremos pela situação de não conseguir comprar um par de sapatos porque um número fica apertado e o número seguinte fica folgado.  A dificuldade da compra poderia ser resolvida com o vírgula cinco...

Por que precisa ser tudo com o número inteiro? Outro exemplo é o ar-condicionado de veículos. Se você coloca no 1 ainda fica quente, se coloca no 2, fica frio demais. Olha aí a vírgula fazendo falta de novo...

Para roupas não se aplica este raciocínio, porque elas seguem apenas a numeração par. Mas se aplica um parecido, com a numeração em sequencia: tamanhos 38, 39, 40, 41...

Exemplos não faltam, faltam vírgulas e decimais! Enquanto elas não surgem, vamos tentando nos adaptar....

terça-feira, 2 de novembro de 2010

De bar em bar...

Dia de Finados. Dia de tristeza? Para mim, não. Lembro das pessoas queridas que se foram com saudade, mas jamais com tristeza. Claro que isto vai da crença de cada um e respeito todas as opiniões, mesmo que não compartilhe as mesmas ideias.

Mas a postagem de hoje não é para falar de Dia de Finados, nem do resultado das eleições e as perspectivas de futuro, nem do meu aniversário que se aproxima, nem do clima de fim de ano, nem é um balanço do que se passou desde que 2010 chegou, e também não vou falar das minhas bem sucedidas experiências culinárias (não é que descobri que tenho um certo talento para a arte de misturar condimentos?).

A postagem é para falar sobre o que, então? Sobre o Festival Bar em Bar. Durante os dias 4 e 5 de novembro,  os bares participantes do evento organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, oferece aos clientes, a preço promocional, a especialidade da casa ou um prato desenvolvido especialmente para a ocasião. Acho que vale a pena conferir. Para conhecer os bares que participam do Festival, acesse http://www.barembar.com.br/. Lembrando que os leitores deste blog (e claro que me incluo nesta lista) agradecem pelas dicas... huuummmm!!!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cooorrreeeee!!!!!

Entre o Dia das Bruxas e o Dia de Finados, a postagem de hoje tinha que ser uma piada para aliviar um pouco o clima pesado... Para minha sorte, encontrei uma que se encaixa perfeitamente à ocasião. 

"Em uma cidadezinha do interior havia um abacateiro carregado dentro do cemitério. Dois amigos decidiram entrar lá à noite (quando não havia vigilância) e pegar todos os abacates. Eles pularam o muro, subiram a árvore com as sacolas penduradas no ombro e começaram a distribuir o 'prêmio'.
- Um pra mim, um pra você.
- Um pra mim, um pra você.
- Pô, você deixou dois caírem do lado de fora do muro!
- Não faz mal, depois que a gente terminar aqui pegamos os outros dois.
- Então tá bom, mais um pra mim, um pra você.

Um bêbado, passando do lado de fora do cemitério, escutou esse negócio de 'um pra mim e um pra você' e saiu correndo para a delegacia. Chegando lá, virou para o policial:

- Seu guarda, vem comigo! Deus e o diabo estão no cemitério dividindo as almas dos mortos!
- Ah, cala a boca bêbado.
- Juro que é verdade, vem comigo.

Os dois foram até o cemitério, chegaram perto do muro e começaram a escutar...

- Um para mim, um para você...

O guarda assustado:

- É verdade! É o dia do apocalipse! Eles estão dividindo as almas dos mortos! O que será que vem depois?
- Um para mim, um para você. Pronto, acabamos aqui. E agora?
- Agora a gente vai lá fora e pega os dois que estão do outro lado do muro...
- Cooooooooooooooorrre...

domingo, 31 de outubro de 2010

Libera aí, "Seu Gualda"...

 Hibernação é um estado de letargia pelo qual passam alguns animais (na maioria de pequeno porte) durante o inverno. Ou seja, eles entram em um estado de sonolência e inatividade, e as funções vitais do organismo são reduzidas ao mínimo necessário para a sobrevivência.

Não estamos no inverno, e nem eu sou um animal de pequeno porte. Mas, com a licença poética que me permito e o sono acumulado das duas últimas semanas, posso dizer que esta noite eu hibernei. Lembro que olhei para o relógio quando ele marcava 18:23, e resolvi sentar no sofá para assistir televisão. Depois disso, a lembrança que tenho é de acordar quando o relógio marcava 21:22. Eu já não estava mais sentada no sofá, e sim deitada - com o controle remoto na mão!!! Levantei, desliguei a televisão e troquei o sofá pela cama. Um resquício de consciência neste momento...

Mais tarde, o telefone tocou e eu atendi. Desta vez eu tenho certeza de que não era sonho... Depois de dois minutos de conversa, ainda levei uns dez minutos a adormecer novamente em decorrência de uma festa de aniversário que acontecia na vizinhança. Mas... retomado o sono, apenas o sol me despertou exatamente às 7:12 da manhã.

Considerando que não senti fome, frio, sede e nenhuma outra necessidade fisiológica, posso dizer que vivi a experiência da hibernação. Acordei renovada, a ponto de pensar em uma metáfora para esta postagem... vou me comparar ao urso Zé Colméia, dos desenhos animados, que apesar de não ser de pequeno porte, hiberna que é uma beleza, em qualquer estação do ano. E agora que acordei, é hora de sair caminhando pelo parque em busca de uma cesta de piquenique... huuuummmm!!!!